Kuruma Legends

Curiosidades



Ola galera viciada em ouvir ronco de motores, nosso ultimo encontro dessa seção, foi com o Honda NSX, do Japão, agora vamos para a Oceania, mais precisamente na Australia, e desta vez vamos falar de duas lendas, porque a rivalidade desses dois, vem sendo disputada, travada a decadas e não tem como falar de um e deixar seu arqui-rival de fora, estamos falando da dupla: Holden Commodore Vs. Ford Falcon...ou seria Ford Falcon Vs. Holden Commodore, o fato q ambos são Super Ssloons, enormes sedans equipados com motor V8 em suas versões maos tradicionais.
E onde essas batalhas geralmente acontecem, nos varios circuitos que fazem parte do certame do calendario da V8 supercar...que é a stock car australiana, alias, na humilde opinião desse humilde redator, a unica que mantem na sua essencia, o nome Stock Car, se perceberem bem, a Nascar e depois a Stock Car brasileira, usam a muito tempo um bólido que está mais para protótipo, do que um Stock Car, simplesmente por no lugar da estrutura standard (ou stock, ou ñ modificada) eles usam chassis tubular, carroceria de fibra de vidro (ou dd carbono, ou kevlar) e motor padronizado, ao contrario da V8 supercar, em que os modelos usam o mesmo monobloco e motor de sua própria fabricante, até o painel com DVD elea mantem, para passar o "merchan" de cada patrocinador, bom o fato de serem tão rivais fazem que criem um "pacto" em que tanto a Holden, quanto a Ford, façam seus carros chefes, tão semelhantes em dimensões e motorizações....bom o um deles, o Brasil conhece muito bem, o Holden Commodore foi vendido aqui como Chevrolet Omega, em 2001 até 2013, sendo conhecido como Omega australiano, porem apenas importado com a versão mais "fraca" a V6, porem para o mercado domestico, era ofercido tambem a versão com motor 5.7 V8, o primeiro Commodore foi lançado em 1978 e está em sua 5ª geração, enquanto seu maior rival, O Ford Falcon é mais antigo, sendo introduzido em 1960 e está em sua 7ª geração.
Como manda o figurino, ambos eram sedans mid-size e cresceram, não só em tamanho como também a rivalidade entre eles, o automobilismo é um esporte muito popular na Australia e esses carros tiveram e tem muita tradição na maior categoria do automobilismo astraliano, a V8 Supercar, a maior categoria de carros de turismo do país, a rivalidade entre esses dois é comparada ao Palmeiras e Corinthians, as vezes até seus fãs mais fervorosos até "saem na mão" nas corridas, o Holden Commodore mais forte usa um V8 (LS3) 5.7 na versão SS enquanto o Falcon XR8 usa um V8 351 com também 5.7 litros, o que deixa as coisas bem "americanizadas", porem vestindo um traje mais "social esporte", apesar de não tão serem esportivos no visual, são a principal estrela da V8 Supercar, verdadeira banheiras sobre rodas, fazendo miséria em pistas como Mount Panorama, ou Barthrust. Vamos parar de falar escrever e vamos mostrar.













Até aviões eles desafiaram



                                                    Holden Commodore SS de rua.



Ford Falcon XR8 de rua


E o comparativo dos modelos de uso civil.

Para saber mais detalhes da V8 Supercar (bom, outras montadoras como Mercedes-Benz, Nissan e Volvo tentam tirar essa dupla local do topo da cadeia alimentar da categoria, porém não é uma tarefa simples), clique no link: http://www.supercars.com/ 
Até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tipos de Tunning e Kuruma Profile

Sistema undercar parte 2, suspensão e geometria de suspensão.

Diferenças de termos para motores turbo