Eventos

Clube do Tipo 3 anos

Olha ai, fomos convidados pelo pessoal do Clube do tipo, no qual tivemos a orgulho de conhecer na ocasião em outro encontro. Com direito a bolo, churrasco e tudo mais assim foi o aniversario, que começou as 18 hrs e se arrastou noite a dentro.
No clima de festa, risadas, amizade e carros, assim foi o aniversário.E ainda com o  clube " Cambada S Car Club" ´marcaram presença.
Sobre o clube, são mais de 20 carros e situado na Grande São Paulo.Fazem neste ano 3 aninhos com muita comemoração.
Para quem se interessou quer saber mais, segue os contatos dos nossos parceiros
Mais na Home
 

 

 

 

2º Dirt Day

 Desta Vez agente buscou algo de especial para vocês, um track day diferente. Em vez de Asfalto, terra. Mostrando desta vez o famoso drift. O palco do espetaculo, Autodromo Valdemar Fragnani.Bora conhecer um pouco da historia deste autodromo...






Por motivo de problemas com o Blogger, não poderemos atualizar a pasta eventos, portanto postaremos na integra todos
os eventos na Home. Desculpe -nos o transtorno

1º Encontro Beneficente Inter amigos 


Aew galera que curte assar uma carne, enquanto conversam sobre carros, estamos aqui hoje para falarmos (e mostrarmos) o que rolou no 1º encontro beneficente de inter amigos, que rolou na Alameda Universidade, na cidade de São Bernardo do Campo, no grande ABC Paulista.
Fomos convidados pelo casal Luis e Lety, da Art Final Preparações.
A seguir segue vídeo e fotos sobre o evento. Agradecimento também ao Rodrigo "Graffiti" dono do Canal Bandedi Motorsport, que nos cedeu algumas fotos:



A lista de alguns Clubes participantes:

Cambada´s Car Club
Vagabundos De Luxo-Premio
Escorteiros
Marea Club
Uniao Tipeiros
Club Do Tipo SP
Mafia Friends Car Club
Tadeu Variant
Scru Restauracões
Cabral Suspencões
Amigos Do Punto SP
Premio Club                       
Fiat Tipo Family





































Bonus: Encontro Peugeot Clube.

No mesmo final de semana rolou encontro do Peugeot Clube, que contou com muitos modelos interessantes dessa querida marca francesa, entre um rárissimo 205 GTi e claro o 208 do organizador do Hot Lap Limeira (aguardem que terá algo sobre o tema) Fábio Machado de Campos, que nos cedeu algumas fotos, confiram a seguir:






















5 Encontro de Carros Antigos 2016
Encontro do ORRA.Osasco Rat Rod Association


Olá galera viciada em motores barulhentos, estamos aqui para mostrar o que rolou no encontro do ORRA (Osasco Rat Rod Association), cobrimos o evento do ano passado que aconteceu no calçadão de Osasco, de frente com o Osasco Plaza Shopping, este ano o encontro aconteceu no Super Shopping Osasco, no Deck Park, de frente com o shopping, o bacana desse ano que coincidiu com o dias dos pais (14/08) e como sempre a organização estava de parabéns, com alguns dos carros de membros do grupo na entrada do shopping na parte de dentro do shopping e no dia do evento, várias atrações como vários Rat Rods, Fuscas e outros Air Cooleds de vários estilos de personalização possíveis, Pick-ups antigas, fora-de-série nacionais, off-roads diversos, bugues, Opalas e Caravans, originais e preparados de todas as marcas, claro que priorizando a personalização em cima de carros antigos.
Entre as atrações (fora os carros) foram: barbearia no local, mercado de peças, miniaturas, camisetas, produtos Polishop e até cachaça servida em uma antiga bomba de posto de gasolina, além de concurso de pin-ups e uma banda de rockabilly que mandou um cover de Led Zeppelin mas adaptado ao estilo deles. Entre os destaques (agora vamos falar dos carros), muita coisa interessante por lá, como uma Pick-up International verde-limão, um F1000 SUV com suspensão a ar, e escape lateral, mas o destaque entre algo que nunca imaginaríamos ver, foi uma réplica de Porsche 550 Spyder com motor VW/Audi V8 4.2 lts refrigerado a água, que também equipou o SUV da Porsche, o Cayenne. E não menos especial, uma Belina I, com rodas BBS e um inédito sistema de sobrealimentação, o twin-charger, contando com um sistema hibrido, com um turbo e um supercharger, o dono conta que havia instalado o supercharger inicialmente, porque cansou de ouvir de pessoas que imploravam pra ele fazer um engine swap de motor AP, porem ele sentia o motor meio amarrado em alta e por isso resolveu instalar um turbo, para pressurizar mais ar quando o supercharger sairia da sua zona de eficiência, ele também disse que achou poucas pessoas dispostas a preparar o pequeno motor pré-CHT de 1.4 lts( T-DROWN). Mas que mesmo assim ficou contente com o resultado depois de muito tempo e cálculos ...é, nós também. Algo diferente e surpreendente, assim como vários carros presentes, confira em nosso vídeo e nossa galeria de fotos. Confiram...

Parte 2 fotos

























































































































































5 Encontro de Carros Antigos 2016

Encontro do ORRA.Osasco Rat Rod Association




























8º Encontro Boxer Club


Domingo nada melhor que reunir a galera melhor ainda se for neste estilo...Nosso correspondente Rodrigo (do canal Bandedi Motor Sport), foi conferir...
Evento foi no dia 07/08/2016 na Rua Renata Crespi em frente a Radio e TV Cultura. Reuniu fuscas e seu derivados, sorteios e muitos bons exemplares.Freguesia do O 
Segue o link: https://www.facebook.com/Boxer-club-Freguesia-do-O-1517674438539583/











































Track Day PetrolEvents em Interlagos








Olá queimadores de suco de dinossauro e cachaça em forma de combustivel, estamos aqui hoje para mostrar o que rolou no primeiro Track Day organizado pelo pessoal da PetrolEvents dia 10/07 no autodromo internaional José carlos Pace (ou atodoromo de Interlagos), que chamou atenção para esse evento, foi um formato diferente de inscrição: a venda das inscrições foram vendidas por pacotes de baterias de 5 voltas cada por R$160,00.






O que foi bom para quem queria sentir o gostinho de andar no autódromo mais cultuado do país, com pouco dinheiro no porquinho, mas para aqueles que são ratos de Track Day e fazem uma mini Le Mans com seus carros, tiveram que pagar um pouco a mais, se comparados ao outros TDs, mas no geral foi um evento magnifico, como vocês poderão conferir em fotos e vídeos, inclusive com videos onboard em dois carros diferentes, um Mini Copper S 1.6 e um Ford Ka Rocam 1.0, dois carros que tem comportamento dinâmico de responsa e bom, apesar de ser um cliche, o comportamento dinâmico...quase um kart acompanhados de nossa über galeria de fotos, espero que gostem, curtam e compartilhem. Até a próxima.


  





























































































































   






Race Day Interlagos



Olá galera viciada em chuva corridas, estamos aqui para mostrar que somos gearheads até debaixo d'água, fomos conferir no dia 05/06/16. três categorias diferentes que correram nesse dia, Old Stock Car, Paulista de Marcas e Pilotos e Copa Classic, começaremos pela Old Stock Car, a Old Stock Car como dissemos em outro videos, essa categoria é um revival da Opala Stock Car dos anos 70, com carros bem nivelados e as corridas são bastante equilibradas, em seguida tem vem a Classic Cup, onde correm carros da década de 60 a 80, como fusca, Passat, Dodge Polara, Chevette, 147, etc.. e por fim a Paulista de Marcas, onde correm os mais atuais, sendo que o regulamento permite carros 1.6 8V, carroceria hatch e fabricação nacional,tais como Corsa, gol G2 até os G4, Ford Ka, Palio, etc..., todas as categorias, foram ricas de grandes disputas, destaque pra Classic, onde um Fusca largou no final do pelotão e foi escalando o grid até chegar em primeiro e bonus o show de manobras da Rocam, agora chega de textão e confira a nossa galeria e assistam o vídeo feito pelo nosso editor mito, o Mito.
Até a próxima galera. 









































































Até a próxima galera. 




3º Encontro brasileiro de autos antigos



Olá caros leitores e degustadores de fluido de freio DOT4, estamos aqui para apresentar fotos e videos do 3º Encontro brasileiro de autos antigos, na cidade de Águas de Lindoya, o encontro desse ano ocorreu no feriadão do dia 21 até dia 24 de Abril, como sempre, reunindo os melhores exemplares automotivos no centro histórico da cidade, mais precisamente na praça Adhemar de Barros (como tradição).
Segue fotos e videos editados por nosso editor Airton Hidaka. Até o próximo post. 
























































































































































































































































































Velocult 2016

  Olá amigos do ligados no Kuruma Maniacs, fomos conferir o que rolou na edição desse ano do Velocult, todos os anos esse evento mostra todo a nossa riquissima, porém esquecida história automobilístico, mas no que depender de Paulo Soláriz, o organizador do evento e nós, da Kuruma Maniacs, o automobilísmo nacional nunca morrerá e claro vocês que respiram automóveis.

 A edição desse ano, contou com a presença do primeiro F1 pilotado por Wilsooooooonnn "The Tiger" Fittipaldi Juuuuunioooooor (ler com a voz do Bruce Buffer) um Brabham BT-38, os primeiros Karts que correram aqui, os Opalas da Old Stock Car, nova categoria vintage do automobilísmo nacional, alguns carros que fizeram, fazer e farão parte do automobilísmo nacional.

O destaque desse ano, foi a inclusão dos carros que fazer parte do campeonato nacional de arrancada e um desses carros um Gol BX do piloto Paulo Henrique, que além de ser algo diferenciado, pelo fato de usar a mecânica refrigerada a ar (ao contrario do popular motor AP turbão milinove treskilimei) levará para garagem a assinatura de Wilson Fittipaldi Jr, Maverick de 550CV aspro(!) e mais 500CV de Nitróxido(!!!), Carretera que corria no antigo circuito da Gavea no RJ, Carros de turismo como Opalas e Fuscas, entre outras máquinas, veja a nossa galeria de fotos a seguir:























































































































E nossos videos com a descrição sobre cada carro em nossos videos.

                                          
                             
                                         
Quer conferir ao vivo e a cores, só ir nesse endereço:
Conjunto Nacional
Av. Paulista 2073, São Paulo - SP
Segunda a Sábado das 08:00 as 22:00
Domingos e feriados das 11:00 as 22:00

Mais informações no site oficial do evento:  http://velocult.com.br/.

O mais importante é de graça, isso mesmo que você leu, gratuito, de gratís, na faixa...
Ahhhhhhhh...antes que me esqueça. é só até dia 02/04, aproveitem. 

 

 

Track Day Crazy for Auto


Track Day Crazy for Auto foi realizado no autódromo José Carlos Pace, a.k.a. Autódromo de Interlagos no dia 24/01, Domingo.
Como podem ver nas fotos, o evento foi bem eclético, contando com vários modelos, marcas, tipos de carroceria, nível de preparação e bolsos, claro que para tornar as coisas mais seguras, o TD. foi divido em categorias, conforme o nivel de performance. Haviam desde Corsa original, até monstros como o Nissan GT-R.
Destaque do evento, era os carros que a Crazy for Auto disponibilizaram, para aluguel. Assim, incentivando as pessoas à pratica do automobilismo amador, em local seguro e com toda infra-estrutura, para tal feito.




                                                                     
                                          
Da esq. pra Dir. -Ford Courier, MB C-Class e Fiat Linea de turismo.

Nissan GT-R (R35) Team Ruette.


Lotus Exige e Ford Mustang Boss, equipe BTS.

VW Golf Mk7 GTi  e Honda Civic Si
                                                    
motor BMW M3 twin turbo

BMW M3 twin turbo

VW Jetta TSi, Mitsubishi Eclipes GS-T e BMW 325 sedan

motor Jetta TSi

VW Gol de turismo

Motor EA111 VW Gol G5

VW Fusca TSi

Motor VK38-DETT do Nissan GT-R

Jeep Grand Cherokee SRT-8

Renault Megane RS

motor MB CLA

MB CLA de turismo

BMW M3 E36 (branca) e BMW M3 E30 (prata)

motor BMW S14 da M3 E30







Clássicos de Brasil 2016



No aniversário de São Paulo (25/01) a segunda edição do Clássicos do Brasil, no Clube Hípico de São Paulo, em Santo Amaro, o evento foi criado para mostrar a história da nossa rica industria automobilística, contando com vários modelos nacionais, fábricados desde a décade de 50 até o inicio da década de 90. O evento contou com vários modelos de rua, séries especiais e modelos de competição, destaque para homenagem aos 40 anos da escuderia Coopersugar/Fittipaldi e com a presença de seu idealizador/fundador/piloto, Wilson Fittipaldi Jr e o Buggy pertecente ao "chefe" Ayrton Senna da Silva.
Confiram nossa galeria de fotos e videos.









FNM Furia, Puma VW e FNM 2300 ti

Willys Interlagos

Opala Stock Car da década de 70

Oapala Stock Car da década de 80

visão traseira do FNM 2300 ti, Puma VW e FNM Furia.

Lendário Coopersugar/Fittipaldi FD1

Bianco Furia

GT Malzoni DKW

carrocerias do Democráta

Fords Maverick

DKW Fissori, Vemaguete e Candango

linha Chevrolet da decáda de 70

DKW

Chevrolet Opala SS

Linha Dodge/Chrysler

Dodge D-100 e Simca Chambord

Rodas Scorro

Rodas Scorro de competição, calçadas com pneus slick

Linha Chevrolet vista de trás

Dodges Charger nacionais.

Fords Pampa e Escort e VWs Voyage Gol GTS e Passat TS

o evento contou com fora de série nacionais como o Farus e uma réplica de Alfa Romeo

VWs Kombi, destaque para a Mônica do sr. Erwin Moretti.

Nosso Redator Yoiti e a lenda sr. Wilson Fittipaldi Jr.

Bianco Furia com mecanica Alfa Romeo

Chevrolet Opala Las Vegas

Ford Belina Wagon, com acabamento imitando madeira.
foto do "chefe" Ayrton Senna em seu buggy BRM.
Buggy BRM do "chefe"





Bonus!!!...Vejam um video pela equipe da Ricardo Oppi Restaurações, apresentado por Thais Roland, com um tour completo e detalhado por esse evento.




É isso ai galera, até o próximo post. Espero que tenham curtido.



Drag Race Interlagos


Fãs de arrancada, fomos conferir o que rolou no Drag Race Interlagos, na nova pista de arrancada entre o autodromo e o kartodromo, dia 19/12, confira nosa galeria de fotos e videos a seguir (com direito a um bonus).



























Para ver os videos clique aqui:

 

 

Arena Car Show


Conferimos nesse final de semana dias 12 e 13 de Dezembro, no bairro do Morumbi, o Arena Car Show, esse evento que contou com varias atrações como banda de rockabilly, diversos Food trucks e várias barraquinhas de peças, mercado de pulgas, adesivos, miniaturas e afins. Mas como sempre as maiores atrações foram os carros, o evento contou com antigos (e não tão antigos) de vários tipos, estilos e paises de origem, só pra citar alguns exemplos, tiveram Hot Rods, German Look, Muscle Cars, jipes. Entre os destaques, Um Plymouth Road Runner, De Lorean DMC, lancha Wooden Maiden, Um onibus escolar americano, Ferrari 348 Ti, Uma replica de Porsche 356 coupe (a maioria são as replicas do cabriolet) e claro, o nosso redator (eu) fazendo pose de mala.































































1º encontro Autoentusiastas.

  Aconteceu no ultimo sabado, 05/12/2015, o 1º encontro Autoentusiastas, organizado pelo site de mesmo nome, onde encontram-se os maiores jornalistas automotivos do cenario nacional, com anos de experiencia. O encontro foi organizado na cidade no Box 54, situado na cidade de Araçariguama, interior de São Paulo, lá encotramos carros, de diversas épocas, na exposição, e na loja (onde você podia sair de lá com seu clássico ou neo-clássico) e  tambem no museu do galpão do Box 54.  Como atrações, tiveram sorteio de brindes (incluindo um passeio no carona com um dos editores do Autoentusiastas, nos lançamentos Renault Sandero RS e Duster Oroch) e para o rango, diversas opções de Foodtruck)
Confira as fotos a seguir.








































 

GP Brasil + Porsche Cup

Senhoras e senhores, fomos acompanhar o que aconteceu na sessão de treinos classificatórios para o GP Brasil 2015 de F1 no dia 14/11 e com o plus, acompanhamos o treino classificatório da Porsche Cup, categoria Challenge e a primeira corrida de uma rodada dupla da categoria Cup.

Fomos lá  e vamos compartilhar com vocês, um pouco do que vimos lá.




















Os videos deste evento você encontra aqui:

Dynoday + BBQ by FariaLimaRing


Nesse ultimo sabado dia 03/10, aconteceu no dinanômetro da Hard Garage, o Dyno Day + Barbecue, organizado pelo grupo FariaLimaRing, onde amigos se reunião, para comer churrasco, conversar sobre carros e aferir a potência e o torque de suas maquinas, o evento contou com 29 carros, de Fiat Premio até Mercedes-Benz C63 AMG. fomos cobrir o evento, filmamos (e quase fiquei surdo), tudo para mostrar tudo para vocês.










Os videos você encontra aqui:

DKC Meeting

Neste ultimo 27/09 estivemos no DKC meeting no estacionamento do terraço do shopping Tamboré, encontro idealizado pelo Dirty Kids Crew, comunidade de amigos de curtem carros modificados, inicialmente influenciado pelo estilo Euro Look, mas hoje em dia abrange (ao mesmo tempo atraiu) um pouco da cultura JDM, neste encontro apareceu diversos carros, de diversas marcas e de diversos tipos de modificações.(Inclusive um Low Rider)
Destaque para os rarissimos Nissan Skyline R34, o Toyota Carina Wagon e Volkswagen Corrado.





























   Nos vemos no próximo evento galera.



Encontro Amigos do Opala e 4º encontro de VW e antigos do ORRA. 

Rolou nesse ultimo domingo dia 16, o encontro mensal do Amigos do Opala no estacionamento do Osasco Plaza Shopping, este encontro ocorre todo terceiro domingo do mes e é o tipico encontro de amigos, alguns Opalas, Caravans e Diplomatas. Mas todos se conhecem, se falam, um ambiente bem familiar, literalmente falando, segue a fotos de esse icone nacional.





















No mesmo dia do lado de fora do Osasco Plaza Shopping, no calçadão de Osasco, rolou o 4º encontro do ORRA (Osasco Rat Rod Association), o encontro contou com vários carros antigos de vários estilos, Euro Look, German Look, Racing, Hot Rods, Rat Rods, Low Rider, Low Riders e até motos, confira a galeria de fotos do evento.



















































Civic Nation 2K15

Olá amigos cabeça de cambio, estamos aqui para mostrar o que rolou no maior encontro de Hondas da América do Sul, o Civic Nation 2015, preparem para "Vtecar" seus olhos com a nossa galeria de fotos desse evento que aconteceu nos dias 1 e 2 de Agosto, o evento desse ano é o segundo depois da mudança do estacionamento do Shopping Serra Azul para a praça Adhemar de Barros na cidade de águas de Lindoya. Como em todos Civic Nations, a presença de Civics de todos as gerações e modificado em todas as tendências, sendo o JDM (Japan Domestic Market) quase que unanime entre os modificados, alguns Sleepers destaque para alguns como o Civic EG6 com preparação pesada (conjunto de rodas e pneus de arrancada e motor B16 com 700CV), um EJ1 com adesivagem inspirada na Lotus John Player Special que o "chefe" Ayrton Senna (do Brasil) da Silva pilotou em 1985 e 1986, um Civic EJ8 com adesivagem inspirada nos carros dos Kanjou-zoku (vermelho e branco) e um EK8 B16 com kit-stroker pra 1.8 que correu no track day de Curitiba e hoje roda com o caracolzinho da alegria. Haviam vários CRXs conversíveis, (Civic Si os últimos esportivo nacionais), um Integra 4 doors, vários Fits de muito bom gosto, Accords (vários V6) e alguns carros de outras marcas. Aproveitem a nossa galeria e até a próxima.























































































  25º Hot Lap.

  Nesse domingo (dia 26/04) rolou a 25ª edição do Hot Lap Limeira organizado pelo Fábio Machado de Campos, lembra quando dissemos que somos contra acelerar na rua, de forma irresponsável, pois bem, aqui está a oportunidade de acelerar em uma pista com direito a segurança e cronometragem, para aqueles que estão de "mimimi": "Ahhhh por que R$200,00 é muito caro pra correr"...cara R$200,00 é muito barato comparado a sua vida ao de outros motoristas, o escribá dessa matéria, foi conferir e sentir na pele como é correr lá, no caso é minha segunda vez correndo, mas com dois carros diferentes, na 25ª edição fui correr um Gol G3 1.0 16V, todo orginal, à não ser pelos pneus 185/60 R14, como vamos mostrar nas fotos e videos à seguir, os carros que participam, são bem variados , indo desde 1.0 originais populares como um Mille Fire, diversos Gols 1.0, até super-esportivos com um Audi R8, passando por Opala 6cil. turbo, um raríssimo Uno Turbo.

                         Dupla de Subaru Impreza da primeira geração conhecida por (GC)

                                                        Corsa 2.0 turbo

                                                  Fiat Mille Fire 1.0

                                      VW Gol 1.0 8V, do Márcio Murtha do Alta RPM.

                                       Opala 6 cilindros Turbo

                                    Fiat Oggi, que fazia algumas curvas jogando a traseira.

                                                             VW Gol 1.0 8V G4

                                   Detalhe da barra anti-torção traseira do Gol prata



      Roll cage bem montado com bancos Sparcos e cinto de competição no interior da GM Montana.

                                   Detalhe dos Freios dianteiros de Porsche da Montana.

                                                        GM Montana 1.8 Turbo

                              O "pequeno" Intercooler do Uno Turbo e seu motor 1.4 italiano.




                               Um raríssimo exemplar de um Polo GTi veio prestigiar o evento


Dois Fiat, Um Oggi e um Spazio









Bonus: Fotos dos mods do G3 pra correr em Limeira + video On Board 






Se você gostou da matéria e quiser participar, você encontra mais informações na página do facebook: Pro Solo Limeira ou no e-mail: prosololimeira@gmail.com. lembre-se lugar de acelerar é na pista, Salve galera Gearhead até a próxima.

XX Encontro Paulista de Autos Antigos em Campos do Jordão 

Olá amigos gearheads, nós do Kuruma Maniacs, também gostamos de um pouco de ferrugem (convenhamos, a não ser que seja um Rat Look ou Rat Rod) , bricadeiras a parte apesar da idade, a ferrugem passa longe desses exemplares impecáveis, tanto no quesito externo, interno e mecânica, estavam presentes no evento todos tipos de antigos, originais, hot rods, euro look, cal look, caminhões e onibus classicos.
O evento foi organizado por Nilson Carratu. 
Seguem as fotos das belezuras do evento.
  

                                             Ford Maverick SL Swap V8 302

                                        Volkswagen Gol Euro look
                                        Cadillac Deville 1967
                                        
                                        Traseira do Corvette Stingray (C3) Indianapolis 500 Pace Car
                                     Fusca Cabriolet
                                         Vista geral de um dos quarteirões lotados de belos antigos.
                                    Corvette Stingray Pace Car

                                          Outro Fusca Cabriolet
                                       Jaguar XJ6 à venda
                                       Porsche 911 Carrera SC com as famosas rodas Fuchs
                                        Ford F3 com motor turbo-diesel
                                        Corvette Stingray à venda

                                          Interior do Pace car.
                                          VW fusca com teto de lona

                                        Dat Asses
                                         Karmann Ghia TC à venda
                                        
                                           Corvette Stingray C3 com os faróis escamoteaveis
                                        Nissan 350Z Roadster...
                                          ...e seu antecessor  300ZX
                 
                                            American Kenworth...
                                                   ...um simbolo das highways americanas


                                              Pontiac Firebird Trans-Am 1970
                                         Fiat 500, O original

                                         Bianco 1600
                                         Hot Rod feito em cima de uma pick-up Studebaker

                                          Pontiac Trans-Am Fórmula 400 1976
                                        Mitsubishi 3000 GT
                                         Réplica de Shelby Cobra


                                             Esse transporte coletiva é conhecida como Jardineira


                                           Réplica de um Jaguar XK120
                                         DMC DeLorean projetado por Giorgetto Giugiaro


                                         GM Veraneio
                                         Visão traseira do Hot Rod Studebaker








                                         MP Lafer e Mazda Miata

                       Rolls Royce Corniche

Se você gostou do evento e perdeu não se preoculpe, o próximo já está agendado pra 21 à 24 de Abril.  

 

Air Square meeting

No dia 29 de Março rolou o primeiro encontro de VW Gol e Saveiro com o famoso motor refrigerado a ar, oriundo do nosso querido Fusca, Muita gente não sabe mas os primeiros VW quadrados vinha equipado com o motor boxer "à bafo" de 1980 à 1985 (Gol) e 1982 à 1984 (Saveiro), em duas variações 1300 com um único carburador e 1600 com carburação dupla, como vocês devem ter percebido, em 1980 o Passat já era equipado com motor refrigerado a água, o famoso MD-270 ou AP "bielinha", mas como o Gol seria um carro popular de grande escala feito pra substituir o Fusca (o que acabou acontecendo mais adiante) a Volkswagen não conseguiria suprir a demanda para equipar  o Gol e sua família, estranhamente Parati (wagon) e Voyage (sedan) sairam com o MD-270.

 Voltando ao encontro foi realizado no bairro de frente com o road Burger na Rua Ibipetuba, 204 (atrás do antigo shopping Capital da Avenida Paes de Barros)no bairro da Mooca, reuniu os melhores exemplares desses quadrados air cooled (ta ok, teve uns water cooled) , originais e personalizados, monstrando que cada vez mais fãs desse carro, que muitos não admitem ter sido a melhor motorização que Gol já teve, mas para quem já dirigiu o Gol a Saveiro com ambos motores, sabe que os equipados com motores boxer, por ser mais leve e com centro de gravidade mais baixo, sabem que os air cooled tem melhor handling, consequentemente saindo menos de frente, como é comum na família Gol.

Uma curiosidade, os VWs Gol e Saveiro, são os únicos modelos da VW no mundo a usarem o confiável Boxer refrigerado à ar na frente. Historicamente o Gol, só se tornou líder de vendas no Brasil, depois de adotar o motor refrigerado à água em todas as versões e consequentemente abolir o motor refrigerado à ar, ficando esse motor exclusivo no Fusca (1993 à  1996, graças ao presidente na época Itamar Franco) e a Kombi, que trocou os motores boxer em 2005 por conta de leis de emissões de gases cada vez mais severas. Mas como veremos nas fotos à seguir, os Gols e Saveiros BX ou carinhosamente apelidados de batedeira (ou maquinha de algodão doce, mal de Parkinsson, helicoptero, enfim...) muito queridos e conquistou uma legião de fãs, eu também sou proprietário de um, infelizmente não pude ir com o meu exemplar, sei que esse carro seus defeitos, mas sei que suas qualidades compensam e muito esse defeitos. 




































   É isso ai pessoal, nos vemos em breve com mais uma matéria bem especial para vocês, forte abraços.

 Senna na cabeça e no coração.

 Esse ano se estivesse vivo nosso Ayrton Senna da Silva completaria 55 anos dia 21/03, fomos visitar a exposição "Senna, na cabeça e no coração".
Nessa exposição haviam alguns dos capacetes usados pelo "chefe" no decorrer de sua carreira, inclusive o que ele usou na época em que corria de Kart. até o que ele usou na Williams em 94, o ano em que nos trouxe mais tristeza à nós brasileiros e haviam capacetes pintados e decorados por várias personalidades (artistas diversos, jornalistas, cantores, atores, atrizes, etc...) Como Paula Fernandes, Preta Gil, Felipe Andreoli, Otavio Mesquita, entre outros.
Alem de um enorme capacete decorativo no centro da exposição.

Capacetes de Senna que usou na McLaren em 92 (esq.) e Williams em 94 (dir.)

Capacetes de sua primeira vitória em 85 na Lotus (esq.) e Mclaren (dir.)

Capaecete usado em 73 na época em que corria de Kart.



















Ayrton Senna uma lenda, até para aqueles que não ò viram correr.



Em homenagem à este grande idolo, selecionamos alguns videos em que se mostrava um genio nas pistas.


Ano de estreia de Senna na F1, aqui ele mostrou para o mundo à que veio, em 1984 ele estreiou na F1 pela equipe Toleman, que não era muito competitiva, no GP de Monaco daquele ano, mostrou sua genialidade embaixo de uma chuva torrencial e se não fosse Alain Prost pedir para os dirigentes pararem a prova, com toda certeza seria a primeira vitória de Senna.   

A primeira vitória viria no ano seguinte, já na equipe Lotus, em uma equipe com mais recursos, a vitória veio fácil (com uma ajuda da chuva) em Estoril no GP de Portugal.


Em 1991 a vitória mais sofrida de Ayrton, que nunca havia ganhado em casa até então, em 91, no GP de Interlagos, Senna havia deixado uma boa distancia em relação a Riccardo Patresse da Williams, mas uma falha no cambio da McLaren Honda, quase estragou a festa, Nas voltas finais apenas com a sexta marcha, Senna conseguiu sua tão sonha vitória na sua terra natal, mas Senna mal teve forças para sair do seu carro e mal teve forças para levantar o troféu, mas no final ele conseguiu erguer o troféu, sem duvidas a vitória mais memoravel de Ayrton.


Senna foi muito querido entre os engenheiros da Honda, parceria que durou 5 anos (1 ano de Lotus e 4 de McLaren) e como frutos o esportivo de motor central Honda NSX, que "O Chefe" ajudou a desenvolver, passando todos os "pitacos" de tudo que o chassis precisava, nesse video ele pilota o "NSeX" no circuito de Suzuka no Japão, ensinando a todos (inclusive esse humilde escriba) a fazer o Punta-Tacco, note como é um Sir, mostrando toda maestria com seus sapatos sociais.


A McLaren prestou uma homenagem à vários de seus pilotos em uma série de cartoons, Nesse episódio foi em homenagem ao "Chefe" com muito bom humor, fortes entenderão a referencia ao rival de Ayrton.

  Exposição “Senna na Cabeça e no Coração”
  Gratuita
  Período: 4 a 22 de março
  Local: Praça de Eventos
  Endereço: Av. Regente Feijó, 1.739 – Tatuapé – São Paulo
  Informações: 4003-4133
  www.shoppinganaliafranco.com.br




                        Velocult 2015

Texto: Daniel Yoiti            
Fotos: Equipe Kuruma Maniacs e Paulo Roberto Rocha

Depois de muito tempo “parado”, voltamos à nossas atividades e para abrir esse ano de 2015, fizemos a cobertura da edição 2015 do Velocult.
Para este ano temos além das fotos algumas informações dos dados de alguns carros e tivemos uma conversa breve com o curador da exposição: Paulo Soráliz, que além de organizar esse evento, ele é um entusiasta, opaleiro e é um dos idealizadores da Old Stock Car, categoria que resgata a época de ouro da Stock Car (Em breve mais detalhes sobre essa categoria)
“O intuito dessa exposição é relembrar a época em que o automobilismo era um esporte mais valorizado. A paixão pelo automobilismo era muito maior e não a paixão por um esporte que tinha um brasileiro que vencia, nada mais importava que o prazer em correr, automobilismo puro” Disse Paulo Soláriz, claro todos queremos vencer, e quem não quer? “Mas infelizmente essa paixão acabou e quem veio depois da geração que acompanhou o auge das 1000milhas de Interlagos quando criança, poucos passaram adiante essa paixão ou tentou passar e não se interessaram por essa paixão” complementa Paulo, eu tive meu pai, que além de Judoka, era um tremendo Gearhead, e passou toda paixão por automobilismo e por Air Cooleds, e essa mostra, foi voltada para aqueles que acompanharam na época (jovens ou já adultos) a resgatarem as lembranças, quem era criança, que lembrassem dos bons momentos assistindo com o pai, e quem não acompanhou por não ter nem nascido (como eu) que sinta um pouco do gostinho de viver a melhor época do automobilismo nacional.
A exposição desse ano teve a presença especial de duas Copersugar (única equipe brasileira na história da Fórmula 1)A equipe foi criada em parceira entre os irmãos Emerson Fittipaldi e Wilson Fittipaldi Jr. (Vocês conhecem???)
Talvez infelizmente minha geração ou até quem veio após à minha não se interessam ou não irão se interessar pelo automobilismo, pode ser algo que provavelmente fique para trás, algo que apenas vejamos em um livro de história, o intuito da exposição de mostrar e a nossa de divulgar, é de manter vivo o automobilismo brasileiro e a cultura automotiva em geral é que não fique apenas no passado e no presente, que o futuro não seja apenas pra relembrar ou reviver, mas continuar vivenciando e curtindo.
Ao lado vemos as estrelas da edição 2015 do Velocult, esses são os carros da única equipe brasileira de Fórmula 1, A Copersugar, como já dissemos, essa equipe foi fundada pelos irmão Emerson "Emmo" Fittipaldi e Wilson "Tigrão" Fittipaldi Jr, filhos de Wilson "Barão" Fittipaldi, homenageado na edição de 2013 do Velocult (confira o q rolou aqui: http://kuruma-maniacs.blogspot.com.br/2013/03/velocult.html). Nesse post iremos falar mais sobre estes carros.
 Alem dos Copersugar, o idealizador desse evento, Paulo Soláriz junto com outras pessoas (dentre elas Paulo Gomes, uma das maiores lendas da Stock Car) fizeram uma volta às origens da Stock original, uma nova categoria "Old Stock car" nos moldes da categoria na década de 70, porém com atualizações na parte de segurança (bom, é o minimo) e com uma preparação bem "old school" no motor" em breve uma matéria com mais detalhes sobre essa categoria.



 Outras atrações 

Simuladores
 Para quem ia na amostra, tinha 2 simuladores um de Stock car e outro de Fórmula 1, o impressionante era a fidelidade em relação à posição de pilotagem dos simuladores, não tivemos a oportunidade de testa-los, mas se vocês quiserem conferir estão lá. Ou quem quiser ter seu próprio simulador segue o link: http://www.acdesign.com.br/




                                       
 Miniaturas feitas de papel e materiais reciclados (sim, camarada, de papel)
 Aqui vocês estão vendo miniaturas artesanais rica em detalhes, nem olhando de perto você, caro leitor, diria que são feita de papel.
 Como podem ver, todas as miniaturas têm interior, painel, partes mecanicas, fiéis ao modelos reais.
 Conversamos com Francisco "Kiko" Iorio e sua esposa Ana Raquel de Almeida Iorio, que nos receberam com muita simpátia e toda atenção do mundo, Francisco nos contou que todos seus trabalhos são feito à partir de diversas fotos.
Gostou das minis??? Se a resposta for "SIM" entre em contato no link: www.automoveisdepapel.com.br 
Ou no E-mail:     kikoiorio@ig.com.br
                        kikoiorio@hotmail.com












 Quadros

Para quem curte pinturas, haviam diversos quadros que retratavam o lado gearhead da arte, ao lado temos um Copersugar FD-03.








Aqui temos uma homenagem ao Emerson Fittipaldi e a Copersugar FD-04 (amarela)
 Aqui temos uma homenagem á categoria mais selvagem do automobilismo nacional, a Divisão 3, no quadro temos à frente o Maverick "Hollywood" Berta e logo na "cola" um Fusca da divisão, potencia bruta contra leveza.
Uma reprodução em pintura da carretera Chevrolet V8 de Camilo Christofaro, um dos pioneiros das 1000 milhas brasileiras.
 Mercedes-Benz W196 as Flechas de Prata
 Ford GT40 com a pintura caracteristica da Gulf Oil.
 Alfa Romeo Giulia 1750 GTA

McLaren F1 GTR pilotada pelo Nelson Piquet, o piloto mais zuero da F1.








Ficou interessado nos quadros?
Se gostou segue o link do artista Roberto Muccillo Torino: www.artesmuccillo.com



                                  Os Carros

Bom, como dissemos, a exposição é sobre a historia do automobilismo brasileiro e automobilismo se faz com pilotos, mecânicos, chefes de equipe, preparadores, dentre várias pessoas e funções, mas há a parte mecânica que são os carros, dentre os carros expostos, haviam diversos fuscas da antiga divisão 3 (fuscas com preparação extrema e aerodinâmica optimizada, esporte protótipos como o Avallone V8, vários representantes da Alfa Romeo mandando um “Ciao Bello”, um Ford Torino Talladega feitos nos moldes da Classic Cup, (montado pelo sr. Francisco Batista, pai do Fernado Batista ou Batistinha), o Fórmula Indy de Mario Andretti, Courier da Pick Up Cup, Montana e Vectra do paulista de Stock Car, Gordini R8 (vencedor de vários Rallys), um Fiat 147 da Copa Classic, destaque para os Copersugar FD01 e FD04 e finalmente os Opalas da Old Stock Car, nova categoria no calendario automobilístico nacional que seria quase que um “remake” da época dourada da Stock Car.
Tiramos algumas fotos dos carros expostos.

Esporte protótipo Avallone V8
Não se sabe muito sobre este carro, o pouco se sabe é que essa fera usava a receita básica de todos esporte protótipos, carroceria de fibra de vidro sobre um chassis tubular...
...um motor V8 (Dodge 318 ou Ford 302) ou um in-line 6 GM 250, no detalhe do modelo exposto é um Dodge 318 que equipava os Dodges nacionais da época, como o Charger e o Dart, por exemplo, alimentado por 4 carburadores Webber de corpo duplo.
Como o motor era montado em posição central ( o que melhora a distribuição de peso, o cambio era montado na extremidade traseira do carro, no detalhe ao lado vemos o cambio, as lanternas e as duas saídas de escape duplas.
Aqui temos o coletor de escape redimencionado 8x2 (8 entradas e duas saídas) do Avallone, é tão bonito que parece uma obra-de-arte.
Courier (DTM pick-up)

Categoria mono-marca, onde corriam essas pick-ups com motor Zetec Rocam, 1.6 com preparação que rendia algo em torno de 160 CV, elas se diferenciavam dos modelos de rua (externamente) por ter kits aerodinâmicos em fibra de vidro e partes da carroceria de metal substituídas por peças fibra de vidro, para alivio de peso e janelas laterais de acrílico.
Alfa Romeo Giulia GTAm 1750

O famoso "Alfinha" numero 25, foi pilotado nas 12 horas de Interlagos, por nada mais nada menos que os irmãos Abílio e Alcides Diniz, para quem não conhece, Abílio Diniz é um grande empresario, dono do grupo Pão de Açúcar.
Ao lado vemos o calçado do Alfa Romeo "25", calçados com pneus Pirelli aro 13 e rodas de liga-leve de época e detalhe do para-lama o "QuadriFoglio" marca registrada dos Alfas de pista.


Visão traseira do Alfa dos irmãos Diniz, a traseira tinha um recorte, que tinha duas funções escoar o ar mais fácil por baixo e alivio de peso e o motor tinha um aumento de cilindrada que ia de 1750cm3 para 2000cm3, aspro.
Alfa Romeo Giulia 1600 Sprint GTA (turbo)

Não teve como postar essa foto antes da foto frontal do carro, notem que esse clássico das corridas nacionais tem algo de peculiar, note que nesse scoop de alumínio esconde um filtro cônico e uma turbina.
Visão traseira do Alfa Romeo vermelho, como se tratava de um carro de 650 Kgs. e em torno de 280CV à 300CV, para segurar todo esse impeto, uma aerofólio gigante sobre a tampa traseira e um difusor sob a traseira do carro eram mais que necessários para manter a estabilidade do carro.
E esse monstro foi pilotado por Graziela Fernandes. Notem que não há faróis, apenas duas telas e atrás de uma delas esconde-se um radiador de óleo e na grade abaixo do "Cuore" da Alfa (o Simbolo) pode-se ver o Intercooler, para refrigerar o ar da admissão da turbina.
Esse Alfa ao invés de ter o "Quadrifoglio" ostentava a saída de escape no lugar (o que é mais intimidador, concordam???)
Vectra Stock Car (categoria Força Livre Paulista)

Ele até lembra um Vectra, mas na verdade é básicamente um protótipo de chassis tubular e carroceria em fibra de vidro inspirada no Vectra, no Paulista de turismo, os carros que já correram na Stock Car podem usar um in-line 6 dos Opalas ou um V8 350 GM também.
Fiat 147 (Copa Classic)

Fiat 147 que corre na Copa Classic, modalidade que correm carros que fizeram parte da história na industria automobilística.
Detalhe da traseira do 147, travas na tampa do porta-malas e janelas de acrílico, claro interior aliviado e a estrutura tubular interna para aumentar a rigidez estrutural da carroceria e proteger o piloto em caso de capotamento.
Ford Torino Talladega (Copa Classic)

Esse é outro carro que corre na Classic Cup, esse carro foi preparado pela Automotor, oficina sediada na Barra-Funda, fundada por Sr. Francisco Batista, "seu Batista" como é conhecido é referencia máxima em preparação e restauração de Fords V8 e pai de Fernando  Batista ou "Batistinha" famoso customizador e assim como seu pai preparador de Fords V8 com sua empresa Batistinha Garage.
Detalhe do Torino e seu banco concha instrumentação básica e a estrutura tubular interna, mais espartano que isso, impossível.
Gordini R8

Quem lembra do Gordini é difícil de acreditar que esse carro tenha um parentesco com o carro arrendondado que foi fabricado aqui na década de 60, mas esse também ganhou diversos rallys na Europa.
era na traseira que ficava o motor 1.0 com comando de válvulas no bloco (OHV), assim como o Willys Gordini e Dalphine.
Lola Ford Havoline (Fórmula Indy)

Este ano tivemos a ilustre presença de uma carro da Fórmula Indy (um carro americano, pilotado por um piloto americano em uma categoria americana) no caso é um a Fórmula Indy com chassis Lola e motor Ford V-8 twin-turbo 2.6 Lts.
Este carro foi pilotado pela lenda: Mario Andretti ( irmão mais velho de Michael Andretti), que além de pilotar na F-Indy, pilotou na F-1 ao lado de outras lendas como Emerson Fittipaldi, Niki Lauda, James Hunt, Clay Regazzoni, entre outros.
O Indy "number 6" ao lado do Opala "Big daddy"
Copersugar Fittipaldi FD-01

O primeiro carro da unica equipe brasileira na Fórmula 1, criada pelo irmão Emerson Fittipaldi e Wilson Fittipaldi Jr., seu desenho era assinado por Ricardo Divila e usava um motor Ford Cosworth DFV V8 e um cambio Hewland FG400 de 5 e marchas e pesava 590Kgs , seu ano de estreia foi 1975.
Foi o primeiro passo rumo a epopeia da Fórmula 1, foi uma grande aventura pois Emerson Fittipaldi pilotava na McLaren e já tinham titulo junto a equipe de Woking e estava numa situação estável e favorável mas mesmo assim resolveu se aventurar em sua própria equipe.

Copersugar Fittipaldi FD-04

Dessa vez vemos o carro que Emerson Fittipaldi e Ingo Hoffmann (12x campeão da Stock car) guiaram nas temporadas de 1976 e 1977 da Fórmula 1.


À direita vimos os Copersugar Fittipaldi FD01 e FD04 e uma Montana Pick-Up Racing "intrusa"
"Copersugar FD-04 você só acha aqui, no Velocult 2015, venha você também."


A configuração mecânica é quase a mesma, monocoque de alumínio o motor é o mesmo Ford-Cosworth V8 (Uns dos melhores da época e bem...é um Cosworth) e o cambio é Hewland mas desta vez é um FGA 400, também de 5 marchas, mais pesado, chegando a pesar 640Kgs.
Opalas (categoria Old Stock car)

Se você tinha saudades da verdadeira essência da Stock Car (eu particularmente acho que a atual deixou de ser "Stock Car"), seus problemas acabaram (tele-vendedor feelings) Alguns entusiastas automotivos (entre eles Sr. Paulo Soláriz, organizador do Velocult e Paulo Gomes, grande nome da Stock Car), resolveram criar uma "nova" categoria para resgatar um pouco dessa saudade.
Como podem notar, nessa categoria serão usados Opalas de 1975 à 1978 com preparação de época.
Motor podem receber uma preparação leve porem apenas algumas partes podem receber preparação, e é tudo padronizado, a potência fica em torno de 300 CV.
Os freios usam freio com disco Fremax Racing e pinças Sigma (o que deixam os freios com desempenho de frenagem super-dimensionado pra potência.  
As Rodas são de New Civic aro 16 e calçados com pneus radiais Pirelli Phanton 205/55 R16.
A suspensão tem que ser original de fábrica, permitindo buchas originais ou de PU, barras-estabilizadoras nas medidas originais, bandejas poderão ter ajuste de caster e camber e pressão de molas e amortecedores (Bilsten) também é padronizado, porem com mais carga.


O Opala com faixas duplas azuis que correm a parte de cima dele foi apelidado de "Big Daddy" porque foi o primeiro "Oldie" a ficar pronto.

Shelby Cobra S/C 427 (réplica)

Para quem gosta de Hot Rods, havia uma réplica de Shelby Cobra o grande ícone da industria automobilística americana.
Assim como o original, esse tem a carroceria de fibra de vidro, motor V8 e as faixas duplas decorando a carroceria.

Essa réplica usa um motor small block Ford V8 302ci. (5.0 Lts.) e não 427ci. (7.0Lts)como original mas mesmo assim não muda o fato de ter uma relação peso/potência matadora.

 Hot Rod Sigma.

Este é uma releitura moderna dos Hot Rods, continua ostentando a mecânica V8, no caso um V8 350ci (5.7 Lts) GM, com injeção eletrônica.
o Sigma é feito pela mesma empresa que desenvolveu as pinças de freio da Old Stock e tem kits para diversos carros,voltando para o hot rod da Sigma uma das característica principais ficam por conta dos detalhes em fibra de carbono e a suspensão dianteira do tipo Push-Rod igual usado na Fórmula 1.

Fuscas Divisão 3

Divisão 3 foi a categoria de turismo mais extrema que existiu no território nacional na década de 70.
Havia também a divisão 1 que era menos extrema, por permitir menos modificações e por esse motivo atraia equipes menos afortunadas.
Ahhhhhhhhh, mas a divisão 3 era o havia de melhor, era "selvageria total" com seus carros com body-kits aerodinâmicos e funcionais, motor com preparação extrema (fuscas eram mais extremos e os Opalas, Dodges e Fords eram mais "mansos" pra que pudesse ter um pouco de igualdade).
Infelizmente não vivi essa época mas devia ser realmente muito bacana ver os Fusquinhas empurrando os V8 e os "6 canecos"( sim sou air cooledzeiro).
lembram quando eu falei que as modificações eram extremas, "poizé" os motores (no caso dos air cooleds) tinham a cilindrada aumentada pra 1.600cm3 (na época o fusca era disponível apenas com motor 1300cm3) comando do mais bravo que tinham a disposição alguns com 328º de abertura, carburação dupla Webber 48, escape redimensionado e giravam a (Pasmem) mais de 7.500 RPM, alguns giravam a 8.300 RPM, é de deixar até os Hondeiros espantados, mas tudo tinham um preço, os motores trabalhavam no limite da durabilidade, mas como dizem; "Bought it, Built it, broke it, fix it.."



Pessoal, postamos a matéria e fotos, mas que não fique ai na frente do PC, corra, leve família, namorada, esposa, ou namorado ou esposo (mulher gearhead, por quê não) e confiram vocês mesmos, em baixo o endereço, se você for paulistano, melhor ainda, já não se perde indo pra lá e o melhor é gratuito(dá pra economizar em up-grades no carro).



Evento: 6ª. edição da VeloCult – Semana Cultural da Velocidade (www.velocult.com.br)
Quando: De 1 a 22 de março
Onde: Espaço Cultural Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073).
Visitação grátis: 8h às 22h (de segunda a sábado) e das 11h às 22h aos domingos e feriados.

  Mais detalhes sobre a exposição :http://velocult.com.br/

 

Civic Nation 2013

          Óla pessoal que acompanha nosso blog, segue as fotos do maior encontro Honda  do país.
o Civic Nation rolou dia 04/08/2013 no Serra Azul, no Km 72 rodovia dos Bandeirantes. havia Civic de todas as gerações e de todos os modelos, haviam outros carros da marca, como Fit, Accord, Prelude(apenas 1) e um exclusivissimo S2000 turbo de 608HP. e outros carros também estavam presentes, como alguns Renaults, Volkswagens, etc...









































































Campeonato Power Dino.


acontece amanhã (dia 13 de julho) na região do Brás no centro de São Paulo o 3º do tipo dino contest.
Endereço: Rua 21 de Abril, 303, Brás.
Valor da entrada: RS5,00.
segue abaixo o site, acompanhem as fotos e videos das outras edições.









Velocult (Homenagem ao Barão) 


Olá amigos Kurumaniacos, este final de semana estivemos presente na exposição Velocult (para saber mais detalhes, http://www.velocult.com.br/) fui ver, fotografar e mostrar para vocês um pouco dos maiores carros de corrida nacionais do passado e do presente. Aproveito e reverencio um mestre que foi morar no reino do céus e que fez parte da história do automobilismo nacional, Wilson Fittipaldi, conhecido por Barão.para quem não sabe era pai de Emerson Fittipaldi, Wilson Fittipaldi Junior e avô de Christian Fittipaldi. está matéria é em sua homenagem Wilson "Barão" Fittipaldi, nós e o automobilismo brasileiro somos muito grato.

segue as fotos do evento.
Maverick Berta Hollywood. motor 302 polegadas cubicas ou 5.0 Litros.
 Grande lenda de Interlagos.



 Alfa Romeo GTA, motor turbo de 300 CV.Piloto Graziela Fernandes.
 Olha ai o caracol soprador.
 Saida de escape lateral.
Para segurar os 300CV nada melhor que um grande extrator de ar e um enorme aerofólio traseiro.

 Alfa Romeo Giulia GTA, motor 1.6 lts. DOHC.
 Alfa Romeo Giulia Super sedan.
 FNM JK, versão nacional dos Alfas, este corre pela copa classic.
Ahh, todos os Alfas expostos são tração traseira(PARAAAAA NOSSSAAAAA ALEGRIAAAAAAAAA)época que Alfa bom era Alfa de tração traseira.
 detalhe do capo do FNM, brincadeira bem humorada com o simbolo da Alfa, como diria um famoso telecomunicador: "Mah bem Boladoooo"



 Chamonix 550 spyder, replica do Porsche 550 spyder leve e equipado com um motor air-cooled VW. 
 Alpine A110, carro esporte francês, seu motor 1.6 lts deu origem ao Ford CHT, mas montado na traseira.
 Willys Interlagos, versão nacional do Alpine A108, este era pilotado pela lenda Bird Clemente.

 Prototipo Hollwood Berta, motor 1.6 VW de 140CV.


 DKW Belcar Carretera. motor 1.0 3 cilindros e 2 tempos.
 Detalhe do escape saindo debaixo da porta do piloto, NOISYYYYYYYYYY!!!!!!!!!!!
 Apesar da baixa potencia, o baixo peso e a alta capacidade de giro do motor 2 tempos, fazia a dar trabalho pra muitos carros.



Este é um Copa Montana, chassi de Stock car, com bolha (carroceria em fibra de vidro)inspirado na Montana, não se engane pois debaixo deste capo reside um poderoso V8 5.7 lts.


Troféis de diversas edições das 1000 milhas Brasileiras.

 Karmann Ghia Dacon Fitti-Volks.
 Dacon era na decada de 70 a maior importadora Porsche, que também revendia VW...
 ...e que gostava de brincar de fazer transplante de peças de Porsches em VW air coolds...
...e este K.G. com mecanica Porsche era pilotado por Wilsinho Fittipaldi e José Carlos Pace.
P. "Para que, entradas de ar e para-lamas tão grandes?"
 R. "São para Refrigerar os freios e correr melhor"
 Carretera pilotado por Camilo Cristófaro."o que são Carreteras, Daniel????"são Chevys e Fords da decada de 50 com aprimoramentos no chassis e motores V8 ultra preparados,são como Hot Rods para patifaria. 
Detalhes da alimentação do V8, 4 carburadores Webber, e escape individual, ai onde o automobilismo nacional começou.

 Indy Car pilotado por nossa querida Bia Figueiredo ou como é conhecida nos States, Ana Beatriz.
 Detalhe do Cockpit do carro de Bia...BRASIL...SIL.SIL...SIL.
Muitos marmanjos tem visão por este angulo deste carro nas provas de Indy.

Por fim temos a letra do hino das 1000 milhas Brasileiras.composta por Wilson "Barão" Fittipaldi.

Giugiaro 45 anos de design italiano

Olá galera do Kuruma Maniacs, hoje iremos falar da exposição "Giugiaro 45 anos de design italiano" como sabem os italianos são peritos em criar o design dos carros mais bonitos , da face da terra, neste caso Giorgetto Giugiaro, dono da Italdesign, talvez não tenha feito os carros mais bonitos do que os de outros estudios italianos como Bertone e Pininfarina, mas fez diversos icones como:VW Golf Mk1(1974), DMC De Lorean (famoso por estrelar o filme "De volta para o futuro"), Lotus Epirit, VW Passat MK1, Subaru SVX, Fiat Uno(1984) entre outros. O lema dele foi design com funcionalidade, bom voltando a exposição fomos dar uma conferida, logo de cara esbarramos com um VW Nardo W12, um super esportivo que a Volkswagen criou, mas que não passou de um (belo) concept car.

Este carro possui um motor W12, que futuramente foi empregado (com Biturbo) nos carros de outras marcas do grupo VW, principalmente Bentley, mas no caso ele o piloto escuta o W12 aspirado que rende 610CV, como a VW fez um motor W12, unindo dois motores VR6, outro motor cultuado pra quem curte VWs.


Ele é um designer bem versátil, seu estudio de design também, faz desenhos desde macarrão até trem bala,claro seguindo seu lema forma e função, segue as fotos da exposição. 











































Quem quiser conferir segue o link:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tipos de Tunning e Kuruma Profile

Sistema undercar parte 2, suspensão e geometria de suspensão.

Diferenças de termos para motores turbo