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Revista Mensal Digital KM

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Revista Digital Kuruma Maniacs

KM:Maníacos por Carros...


Bem vindo, nós da Kuruma Maniacs:maníacos por carros, estamos sempre levando novidades.E tentamos entregar o máximo de informação póssivel e com o máximo de mídias para melhor atende-los.Chega de lelo, e bora queimar pneus..
Dessa vez agente "aprontou" no bom sentido. uma novidade nostálgica!!! Lembra da oldschool, de ir comprar pão para sua mãe e você perguntar a sua mãe "o troco e meu, por favor", neste meio caminho entre a casa e a padaria dar uma passada na banca só pra comprar aquela revista de carro.Quando chegasse em casa tomar uma sonora "o que você fez era pra sobrar x e ainda tem uns pães a menos aqui..." ai você comentaria "comprei uma revista e com o troco comprei pão...ai, ai, ai " essse ai era o som apanhando...
Estaremos trazendo um modelo da nossa troca de informação, em modelo de revista, são cerca de 50 páginas.Abaixo na integra em formato de jpeg um parte da revista, para visualizar completo fazer downloading. Seguira sempre o link abaixo em dois formato pdf e swf(flash) este tendo como opção revista ( virando página)


































 Para visualização completa segue os links para downloading

http://www.mediafire.com/file/737ydiu4cm3ahth/revista_km.pdf
http://www.mediafire.com/file/3l63nklacaooz2d/revista_km.swf

 Até a próxima!!!

 

KM filosofia



O primeiro dia de pista, a gente nunca esquece.



 

Saudações galera que curte um doido pilotando um “baguio” feito de metal, plásticos, borrachas movidas por um combustível inflamável ao invés de 22 pelegos correndo atrás de uma bola, futuramente iremos falar de diversas categorias do automobilismo, desde o nascimento deste blog demos dicas de como modificar seu carro pra andar rápido nos Track Days por ai.
Todos que estão lendo isso, ao contrario da maioria da garotada, sempre quis ser um novo Ayrton Senna ao invés de ser um novo Pelé, nada contra quem curte futebol, mas não consegui entender o porque acham mais interessante o cara saber chutar uma bola do que controlar um maquinário de cerca de 1,5 tonelada ou menos, numa velocidade impossíveis do ser-humano atingir com seu próprio corpo, correndo risco de vida (claro que as organizações que controlam e organizam o automobilismo, venham se esforçado para que o nosso esporte se torne cada vez mais seguro) como o Bon Vivant da F1, James Hunt (não sei se realmente a frase seja de autoria dele) mas o que apreciamos nesse esporte é o constante “flerte” com o perigo e a morte. Verdade ou não, concordamos com ele, não é mesmo?
Vibramos com o simples fato, que além de cruzar pela bandeira quadriculada, vibramos com o piloto que torcemos chegar vivos, quando isso não ocorre, choramos automaticamente, eles passam do status de meros pilotos, para serem lendas imortais (mesmos que estes não cheguem a perder a vida em um acidente de trabalho, independente de qual  categoria do esporte automotor acompanhamos  (em breve faremos um top motorsport, com algumas das categorias do esporte motorizado), tenho o habito (assim de que alguns de vocês) de criticar o futebol, pelo simples fato de pessoas se matando e se batendo por um time em que jogadores nem sabem da sua existência, e que eles continuam ganhando seus salários estratosféricos, enquanto quem torce continua na mesma, inclusive sua conta bancaria, para acabar com as chances dele de contra-atacar com o mesmo argumento, eu os digo: “no seu esporte, você é apenas um espectador, no meu eu sou o protagonista”,  como?
Simples caro leitor, assim como no futebol  existem as famosas “peladas” de fim de semana, as  “peladas” do gearhead, são os Track Days, sempre erguemos a bandeira da preparação voltada pra pista, mas nunca expliquei como funcionam e nem como foi minha experiência na minha vasta carreira de piloto amador (SQN) em duas edições do Hot Lap, no kartódromo de Limeira, que é um mini Track Day, mas tão divertido como.
Vamos lá, o que são essas coisas de Track Day e Hot Lap, são eventos em pista fechada (autódromos ou kartódromos) que por uma quantia em dinheiro (pode parecer caro, mas uma bagatela se você for comparar ao preço pago por vidas salvas, caso você fosse um piloto de vias publicas, vulgo rachador).  Pagar um valor que não ultrapasse a casa decimal, pra você competir contra o relógio, em um local com toda estrutura e segurança, ao invés de por em risco a sua e a vida de mais outras pessoas que não tem nada haver com sua busca  por adrenalina.
Vou contar a meu envolvimento com  esse esporte amador que cada vez mais vai ganhando a popularidade no mundo automotivo (ainda bem, e vamos lutar pra popularizar ainda mais), era 18 de Maio de 2014, fui assistir um amigo meu de longa data e um de não tão longa data assim (Ale Capelli em seu Mini Cooper S (rato de Track Day), mas tão importante para mim quanto, correr no 15º Hot Lap Limeira, realizado no Kartodromo local, que ambiente agradável, algo que creio que nenhum estádio de futebol (nunca fui em um e hoje não faço questão de conhecer) possa ser oferecido, Gearheads tem a fama de fazer amizade rápido e lá não foi muito diferente, conheci a relação pessoa/maquina de perto, várias pessoas e carros de vários tipos, mas nenhuma que tenha alguma rivalidade doentia, cooperação total, camaradagem, respeito e principalmente a zueira, sim, afinal somos brasileiros.
Lembro que a maior rivalidade estava entre o meu amigo de longa data (Igor Wnitski Jr.em seu Civic Si modelo FA5, com filtro esportivo, para-choque com entrada de ar para o filtro e cadeirinha de bebê (!!!!???)  e a dupla mais popular e querida do Hot Lap, Leo Ceregatti e seu fiel escudeiro o Pangaré, o Voyage “chinesinho” turbo, escudeiro não, parceiro, afinal a história deles é melhor que Crepusculo uma das mais famosas no mundo automotivo que eu conheço, enfim, os dois degladiaram por tempos cada vez mais baixos e a disputaram pelo melhor tempo do dia, até o pôr do sol, entre auto-zueiras, zueiras contra seu “rival”, o respeito, a amizade e a camaradagem prevaleceu acima de tudo,  o mais legal do dia, além de ter acendido a chama dentro de mim que clamava por fazer o que eles e outros pilotos “amadores” (entre parênteses porque de amadores não tinham nada) fizeram, foi  ter  feito várias amizades e que espero levar para a vida toda.
Isso foi o estopim pra no mês seguinte juntar umas moedinhas (na época 200,00 Temers Reais) e me inscrever pro 16ª edição do Hot Lap Limeira, eu e meu Juicer Wallita (apelido dado ao meu Gol BX air-cooled) bom esse é o bacana desse evento, tem a maior variedade de carros de diferentes faixas de preço),  eu estava eufórico, iria pela primeira vez a um evento em que podia extrair todo meu potencial como piloto e do carro como maquina, mesmo que por único dia, tive a torcida de vários amigos e não era o único entre meu circulo de amizades estaria correndo lá, o mesmo amigo que fui assistir correr na edição passada do Hot Lap em que eu participei, estava lá presente com seu Mini Cooper S 1.6, com motor THP, o incentivo de amigos fizeram eu superar meu tempo cada vez mais e mais, no caso como é um kartódromo, apenas um carro por vez poderia entrar na pista, um dos carros que chamou mais a minha atenção no dia, não foi o Lancer Evolution X azul, mas sim um Chevette digno de placa preta, porem era um verdadeiro sleeper, e como o interior era original assim como os detalhes estéticos do carro, incluindo as rodas de aço, o senhor (barbas e cabelos brancos) se segurava no arco da janela com uma mão e com a outra esterçava o volante com a maior briga com as forças G laterais, foi o máximo, na tabela de tempos fiquei em penúltimo, mas isso pouco importava para mim, afinal fiz mais amizades e virei um tempo satisfatório com um veiculo da década de 80, original de fábrica (tirando alguns itens do interior do veiculo como conta-giros, volante do Passat TS II, com melhor empunhadura e menor diâmetro e bancos, o que me ajudou a fazer as curvas, ao contrario do tio do Chevette Turbo, podia fazer as curvas com as duas mãos) e rodas de 14 polegadas e pneus 185/60 R14.
Infelizmente um acidente fez com que o carro ficasse parado e nunca mais visitaria uma pista de corridas, porem estou na luta para conseguir um substituto para ele e dessa vez com uns upgrades para poder bater meu tempo no BX anterior original,  pretendo mudar carga de amortecedores e molas, freios mais eficientes e mais pra frente mudanças relacionadas a poder de trem de força e melhorias na rigidez torcional do monobloco.
A algum tempo ouvi de entusiastas de Futebol que o meu esporte era elitizado, lembro de ter mostrado essa foto:
E dito (escrito) para ele: “Nossaaaa, então quer dizer q sou um burguês?????”, infelizmente não tem como desenvolver um dialogo com pessoas como ele,  nem comentei de como jogador de futebol é super valorizado nesse país, não só o jogador em si, como também o esporte, antes de mais nada, precisamos de educação, saúde publica, saneamento básico, direito a uma boa alimentação e moradia, além de menos impostos. Mas acho que o mundo gearhead precisa de mais autódromos, maior de números de autódromos, junto com mais divulgação de eventos do tipo Track Day, acho que o automobilismo (assim como outros esportes precisam ser valorizados um pouco mais), digo que mais valorizado que o futebol, afinal, é muito fácil apontar como culpados e criminalizar os fãs de carros preparados, pelos vários acidentes de transito, sendo que o maior numero de acidentes, envolvem condutores bêbados em seus carros de luxo, ganhado dos pais, do que o gearhead que acelera em local seguro (poucos, afinal pro governo investir em estádios, dão mais lucro pra eles que autódromos) que tem total responsabilidade com a sua vida e dos outros (bom, a maioria, sempre tem alguns frutos que caem longe da arvore) a mídia e órgãos fiscalizadores, junto com o governam preferem punir do que achar soluções, construir autódromos e divulgar esse tipo de evento,  separaria de fato quem é quem, nesses atos criminosos envolvendo carros.

Crédito da foto: Fábio Machado de campos, Organizador do Hot Lap.
Crédito do vídeo: Rodrigo (Jappa) Ono
 Crédito do vídeo: Diego Dias
Infelizmente isso é algo que não acontecerá tão cedo, seguimos firmes e fortes divulgando esses eventos e espero que isso conscientize os poucos gearheads arruaceiros,  acelerarem seus carros em locais apropriados para isso e ajudar as mídias não especializadas, órgãos fiscalizadores e governo, surgir com uma solução concreta e apontar o dedo na cara dos verdadeiros culpados pela maioria das mortes no transito nesse país e melhora as condições dos que aceleram em local seguro. Mais autódromos e menos estádios, mais saúde, educação, moradia, alimentação e segurança publica acima de tudo.





Top Animes

Olá galera que torce o pescoço ao ouvir um ronco de motor (e ainda com direito mina do exorcista feelings), estamos aqui pra segunda parte dos Top Top, desta vez vamos citar os desenhos animados que fez (ou faz) parte de nossas vidas. Claro que como no Top Top games, não vamos por em uma ordem classificatória.


- Initial D -



Talvez o Anime Gearhead mais famoso de todos os tempos, mangá publicado pela Kodansha e de autoria e desenho por Shuichi Shigeno (que havia escrito anteriormente, um anime sobre motocross), com direito a 5 temporadas, 4 movies e 2 OVAS:



- 1 st. Stage = 26 eps.
- 2 nd. Stage = 12 eps.
- Extra Stage
- 3 rd. Stage = Movie
- Battle Stage
- 4 th. Stage = 24 eps.
- Battle Stage 2
- Extra Stage
- 5 th. Stage = 14 eps.
- Final Stage = 4 eps.
- Trilogia de movie: Inital D, Legend (2 lançados até agora)

O anime conta a história de Fujiwara Takumi, um estudante que sem perceber acaba sendo treinado pelo pai Fujiwara Bunta, dono de uma loja de Tofu a ser um piloto de Touge, com um treinamento que envolvia, delivery de Tofu, num Toyota Sprinter Trueno GT-Apex (conhecido como Hachi-Roku) pelos Mt. Akina, na província de Gunma e mesmo no inicio ele aparece desinteressado pelo mundo das corridas de Touge ilegais, porem ele vai tomando o gosto pela coisa, bom vamos citar algumas curiosidades sobre o anime e chega de Spoiler (se é que me entendem)

Curiosidades = O anime conta com locais, veículos e técnicas de direção e melhoras de performance dos carros reais (Editor e redador dessa bagaça, aprenderam a teoria do Punta-Tacco ai), como dissemos as técnicas de direção, tiveram a assessoria técnica do Dorikin, Keiichi Tsuchiya, o cara que ajudou a popularizar o Drift e pilotou desde carros de turismo, GT e até nas 24 hrs de Le Mans.
O anime aumentou as vendas do Sprinter Trueno (AE-86, ou Hachi Roku) no Japão, tanto é que nas primeiras temporadas, o logo do carro aparece "TORENO" e depois dessa "populização" do Hachi Roku a Toyota resolveu  autorizar o uso do nome real do carro depois da segunda temporada.


- Wangan Wangan -



Junto de Initial D, é um anime com muito compromisso com a realidade, tendo locais, carros e técnicas para melhorias do piloto e dos carros reais.
O anime contou com apenas uma temporada com 24 episódios, e 60 capítulos no mangá.



O anime conta a história de Asakura Akio, um estudante que larga os estudos para comprar e se dedicar a um Nissan Fairlady Z da primeira geração (S30), ou 240Z no EUA, modificado pra render 600 cv e seu arqui-rival o Black Bird, um Porsche 911 (930) turbo, pilotado pelo médico-cirurgião ShimaTatsuya , porem há uma historia obscura sobre esse carro (que por consequencia, acaba recebendo o apelido de Akuma Z  , que vai se "desenrrolando" ao longo da série (não vou dar spoiler, maaahhh vaai pra lááá) e que vai atraindo muitos desafios pela Wangan (uma espécie de highway de Tokyo)

Curiosidades = Assim como Intial D, o anime contou com  a assessoria dos mais renomados preparadores automotivos do país, como Bee-R, RWB, MCR, entre outras.
O anime foi inspirada em uma gangue real de corredores de rua chamada Midnight Club, onde o principal requisito para  entrar na equipe era corrr com o carro acima de 280 km/h sobre a Wangan.


- EX- Driver -




Vamos agora para um anime com uma pitada de ficção cientifica (apesar que esse anime ditou tendencias para a tecnologia contemporanea), conta a história de uma organização de pilotos de carros movidos a combustão interna que entram em ação quando carros autonomos elétricos(???!!!) saem do controle, pondo em risco a população, os protagonistas são tres jovens que são escolhidos por meio de rigorosos testes, terem o direito de adquiri a licença para dirigir carros a gasolina e manter a segurança do Japão. Foram 6 episódios, um movie e um OVA.



Curiosidades = O anime "previu" tecnológias como carro elétrico automono e a quase extinção da cultura automotiva na nova geração de pessoas.
Ao contrario de Initial D e Wangan Midnight, os carros que aparecem no anime são (maioria de origem européia, como Caterham Super Seven Vauxhall, Lotus Europa I e Lancia Stratus. Mas tem em comum, o fato dos carros (a combusão interna) serem reais asssim como as técnicas de direção.


- Speed Racer -




Se esses que citamos acima, são o que são, isso deve-se ao pioneiro Speed Racer, criado por Tatsuo Yoshida, esse anime da década de 60 (quase da época do nosso editor: Mito...zueira) conta a história de Speed Racer e sua família que sempre esteve envolvida com corridas de automóveis, mesmo depois do misterioso acidente que culminou no sumiço de sue irmão mais velho (Rex ou Corredor X e nem venham me falar de Spoiler), o principal trunfo da familia é o carro batizado de Mach 5, que tem acessórios melhores que seu carro com gps, multi-midia no painel, ar-condicionado e os carai, o caro conta com botões no painel que ativam funções que sempre tiram ele das enrrascadas, como... esteiras nos pneus para tirar ele de atoleiros, molas nos chassis para pular obstaculos, serras na frente do carros, para cortar arvores que atrapalhem seu caminho (greenpeace pira), canopi a prova de balas, função sub-marino, outras coisas que eu não lembro voce tem que conferir assistindo.

Curiosidades = O sobrenome original da família Racer é Mifune, em homenagem ao ator Toshiro Mifune, ator principal do filme Os Sete Samurais e que interpretou o piloto japones no filme Grand Prix, Izo Yamura.
No anime o Mach 5, usa um motor Ferrari V12 de 1700cv (???!!!) chupa La Ferrari.



- Cars (carros) -



Vamos passar para o ocidente, e vamos falar de uma obra-prima da Pixar, Nesse universo paralelo, os carros tem personalidade própria, literalmente falando, os carros são como pessoas, a história do desenho conta a história e um prepotente carro (ou piloto, ou seria carro, bom assistam) estreante da Nascar, Realampago (Lightning) McQueen (no desenho Piston Cup) que acaba se perdendo, parando numa cidade quase fantasma proximo a rota 66 e fica dividido entre a fama e a paixão por Sally Carrera, uma simpatica 911 que quer ajudar a cidadezinha a sair do mapa, o resto é com voces. Foram dois filmes, no segundo as corridas são apenas um plano de fundo.

Curiosidades = No filme aparecem várias referencias reais, o sobrenome do protagonista foi em homenagem ao ator (que gostava de corridas de carros e motos) Steve McQueen, que estrelou os filmes Bullit (que tem uma das melhores cenas de perseguição de carros da história) e as 24 horas de Le Mans, ahhhh!!!!, ele não usava duble, ele atuava no melhor estilo, deixa que eu piloto.
O Rei (The King) foi inspirado no maior vencedor da história da Nascar, Richard Petty, 7 vezes campeão da categoria.
fora refencias visuais, como a cadeia de montanhas em formado de traseira de Cadillacs e o posto de gasolina/Restaurante da Flo em formato de motor V-8.


- Corrida Maluca -



Desenho do estudio Hanna-Barbera, como o nome já diz, conta com os mais loucos pilotos e mais loucos carros, entre eles, uma quadrilha de mafiosos anões (nem vem falando que sou eu um dos integrantes), um professor inventor que tem uma especie de barcos com rodas e varios aparatos que deixariam o Mach 5 com vergonha, um carro de lenhador com serras circulares no lugar das rodas e um castor como co-piloto e outras doideiras, não procurem aqui, assistam, (apesar que certamente voce passou as manhãs do SBT, Maahhhhh Oooeeee assistindo TV na sua infancia.

Curiosidades = O sucesso do desenho foi tanto que alguns personagens ganharam sua série própria: Penelope Charmosa e a quadrilha da Morte e o Dick Vigarista.


- Pole Position -



Desenho Franco-Americano fala sobre tres irmãos (Dan, Tess e Daisy) que procuram por seu pai desaparecido, Dan e Tess, trabalham como dubles e combatem o crime em uma organização secreta chamada Pole Position, com ajuda de seus carros com inteligencia artificial, Wheels e Rodão, uma especie de carros futurista e um Mustang de primeira geração que alem do modo carros, tambem tinham um modo planador e um modo barco.

Curiosidades = Seus 13 episodios foram transmitidos pelo SBT no começo da decada de 90.
O nome Pole Postion foi usado sob licença da Namco (produtora de um jogo com o mesmo nome)

Podemos citar varios outros desenhos com Nascar Racer (misture Nascar com Speed racer e voce pode imaginar o resultado, passava na TV Globinho), Carangos e Motocas (Rede Manchete) tambem produzido por Hanna-Barbera. Conta a historia de um Fusquinha e sua namorada contra uma gangue de motos (ao melhor estilo carros, falando em Carros, o estudio Disney, beeeem antigamente (Mitooo), criou um desenho chamado Susie, o pequeno coupe azul (provavelmente deve ter inspirado o filme carros).








Kuruma Legends - Australia




Ola galera viciada em ouvir ronco de motores, nosso ultimo encontro dessa seção, foi com o Honda NSX, do Japão, agora vamos para a Oceania, mais precisamente na Australia, e desta vez vamos falar de duas lendas, porque a rivalidade desses dois, vem sendo disputada, travada a decadas e não tem como falar de um e deixar seu arqui-rival de fora, estamos falando da dupla: Holden Commodore Vs. Ford Falcon...ou seria Ford Falcon Vs. Holden Commodore, o fato q ambos são Super Ssloons, enormes sedans equipados com motor V8 em suas versões maos tradicionais.
E onde essas batalhas geralmente acontecem, nos varios circuitos que fazem parte do certame do calendario da V8 supercar...que é a stock car australiana, alias, na humilde opinião desse humilde redator, a unica que mantem na sua essencia, o nome Stock Car, se perceberem bem, a Nascar e depois a Stock Car brasileira, usam a muito tempo um bólido que está mais para protótipo, do que um Stock Car, simplesmente por no lugar da estrutura standard (ou stock, ou ñ modificada) eles usam chassis tubular, carroceria de fibra de vidro (ou dd carbono, ou kevlar) e motor padronizado, ao contrario da V8 supercar, em que os modelos usam o mesmo monobloco e motor de sua própria fabricante, até o painel com DVD elea mantem, para passar o "merchan" de cada patrocinador, bom o fato de serem tão rivais fazem que criem um "pacto" em que tanto a Holden, quanto a Ford, façam seus carros chefes, tão semelhantes em dimensões e motorizações....bom o um deles, o Brasil conhece muito bem, o Holden Commodore foi vendido aqui como Chevrolet Omega, em 2001 até 2013, sendo conhecido como Omega australiano, porem apenas importado com a versão mais "fraca" a V6, porem para o mercado domestico, era ofercido tambem a versão com motor 5.7 V8, o primeiro Commodore foi lançado em 1978 e está em sua 5ª geração, enquanto seu maior rival, O Ford Falcon é mais antigo, sendo introduzido em 1960 e está em sua 7ª geração.
Como manda o figurino, ambos eram sedans mid-size e cresceram, não só em tamanho como também a rivalidade entre eles, o automobilismo é um esporte muito popular na Australia e esses carros tiveram e tem muita tradição na maior categoria do automobilismo astraliano, a V8 Supercar, a maior categoria de carros de turismo do país, a rivalidade entre esses dois é comparada ao Palmeiras e Corinthians, as vezes até seus fãs mais fervorosos até "saem na mão" nas corridas, o Holden Commodore mais forte usa um V8 (LS3) 5.7 na versão SS enquanto o Falcon XR8 usa um V8 351 com também 5.7 litros, o que deixa as coisas bem "americanizadas", porem vestindo um traje mais "social esporte", apesar de não tão serem esportivos no visual, são a principal estrela da V8 Supercar, verdadeira banheiras sobre rodas, fazendo miséria em pistas como Mount Panorama, ou Barthrust. Vamos parar de falar escrever e vamos mostrar.













Até aviões eles desafiaram



                                                    Holden Commodore SS de rua.



Ford Falcon XR8 de rua


E o comparativo dos modelos de uso civil.

Para saber mais detalhes da V8 Supercar (bom, outras montadoras como Mercedes-Benz, Nissan e Volvo tentam tirar essa dupla local do topo da cadeia alimentar da categoria, porém não é uma tarefa simples), clique no link: http://www.supercars.com/ 
Até a próxima.




    Era digital Vs. era analógica






    Olá galera viciada em cheiro de posto, estamos aqui para uma discussão um tanto polemica, mas que muitas pessoas ficam em cima do muro e as vezes geram muita conversa de bar.
    Vivemos em uma era que as leis de emissões e a constante evolução, onde um modelo "X" precisa ser mais potente do que seu antecessor, em que os tempos de volta em Nurburgring, são o melhor marketing (claro para os modelos voltados par nós, gearheads), o uso da tecnologia é obrigatória, porem...ainda existem aqueles que por mais que seus carros sejam velhos e obsoletos, ainda são contra essa evolução automotiva, esses caras (assim como esse humilde escriba) são conhecidos como puristas.
    Claro que ambos os tipos podem ser gearheads, dois lados da mesma moeda, gravamos um vídeo comigo e com nosso editor, o Mito. Somos caras com duas visões diferentes, com sonhos de consumo diferentes, usamos esses carros como exemplo máximo , dois extremos em vários aspectos, cujo o único item em comum é o motor com 6 cilindros.
    Mas chega de suspense e vamos à eles.
    Primeiro vamos citar o sonho de consumo do editor: Nissan Skyline GT-R (R34), o lendário esportivo nipônico, surgiu no final da década de 50 como uma pacato sedan de família de tração traseira e depois na década de 70 surgiu o primeiro GTR (o Hakosuka, sonho do nosso outro membro do Bolg, o Noda), porem foi em 1989 que o ocidente conheceu seu poder, quando? Em uma corrida na Austrália, um "simples" coupe fez bonito no meio dos poderosos sedans com motores V8, que sempre reinaram em sua casa, qual o segredo? O seu sistema eletrônico de gerenciamento de tração, o ATTESA-ETS (do inglês Sistema ativo de controle eletrônico total dos diferenciais) que contava com 3 diferenciais, dianteiro, traseiro e central (sim ele era um AWD) e havia uma central eletrônica só para gerenciamento dos 3 diferenciais, o sistema ATTESA era (e ainda é) um sistema muito eficiente, controlando em quais rodas será distribuído a força do motor RB26DETT, (um 6 cilindros 2.6 lts. Bi-turbo) em mili-segundos, tornando a dinâmica do carro, umas das melhores de sua época, essa receita foi usada em 3 gerações do GTR (R32 de 89-94) R33 de 95-97 e a ultima a usar o motor RB26DETT, o R34 de 99-03) e o ATTESA-ETS em sua ultima versão vem sendo empregado no famoso GTR R35, se separou da família Skyline e ganhou cambio automatizado de dupla embreagem, apenas com dois pedais, com trocas de marcha rápidas e violentas e motor V6 bi-turbo inicialmente com 483HP e atualmente 603HP na versão Nismo, e desde o R32 com auxilio das babás eletronicas: ABS e TCS, ESP, trabalhando em conjunto com o ATTESA e o WICAS, um sistema que trabalha esterçando levemente as rodas traseiras, diminuindo o under-steering ou sub-esterço...ou seja esse carro já tinha o melhor da tecnologia de gerenciamento de tração, antes de isso se tornar popular na decada de 90. Motor turbo, sopa de letrinhas e posteriormente cambio de dupla embreagem, porque essa veneração ao GTR, simplesmente por ser o exemplo de evolução tecnologica sem preocupação em manter tradições, ao contrario do sonho de consumo de nosso redator (no caso eu) meu sonho de consumo é um Porsche 911 Carrera RS de 1972, o 911 é o carro chefe da Porsche desde a década de 60, quando substituiu o modelo 356, esse baseado no nosso queridíssimo Fusca, uma curiosidade, o Fusca foi projetado por Ferdinand Porsche, por encomenda de Adolf Hittler e ironicamente um dos carros mais simpáticos e bem sucedido na industria automobilístico. O Porsche 356 foi projetado por seu filho Ferry Porsche e por fim, seu neto, Ferdinand Alexander Porsche criou o 911, carro que apesar das inovações tecnológicas (motor de refrigerado à ar passou a refrigeração líquida, turbo, cambio de dupla embreagem (PDK - Porsche DoppelKupplung) e sistema de esterçamento das rodas traseiras, mas mantem o as mesmas formas e mesma formula básica e sempre mantendo o motor atras do eixo traseiro contrariando os "bons senso da dinâmica" e é isso que me agrada nele, em especial a versão Carrera RS de 1972, o RS pioneiro de RennSport esta ligada aos Porsches mais esportivos, motores (geralmente de aspiração natural) mais forte, suspensão mais rígida, melhorias aerodinâmicas, freios redimensionados e alivio de peso, no caso do modelo citado, ele era levemente mais largo, o motor da versão normal era um 6 cil. Boxer SOHC, alimentado por dois carburadores de corpo triplo, refrigerado a ar (no RS porem a cilindrada de 2.0 foi pra 2.7, mais comandos mais agressivos, alem de retrabalho nos cabeçotes, na carroceria: parachoques de fibra de vidro e o detalhe mais marcante o aerofólio traseiro "ducktail" que alem de belo, era funcional, sem nenhum auxilio eletrônica, com potencia de de 210HP (ante 170HP do 911 S), tração traseira e cambio manual de 5 marchas, nenhum avanço tecnológico, nada de potencia absurda para os padrões da época, porem ainda sim era um carro que andava junto (ou até na frente) de muitos carros mais caros e potentes, mas o foco desse comparativo um tanto que absurdo, é ver carros de épocas diferentes e concepções diferentes, apesar de admirar muito o GTR, racionalmente falando o carro faz o que carros mais caros e potentes fazem, custando uma fração deles, porem usam recursos que "filtram" a interação homem/maquina, porem muitos se dispõe à sacrificar isso, em prol a tempos de voltas menores em um circuito, Keiichi Tsuchiya (a.k.a. Drift King) que já pilotou em diversas categorias, diversos carros, porem o carro predileto de sua garagem é um Toyota Sprinter Trueno GT-Apex,(AE-86) rebatizado de GT-V, de 170HP, para você leitor pode parecer pouco, mas para o Dorikin, o carro tem que ser, acima de tudo, divertido e tendo a dinâmica superdimencionada pra aquela potencia, tanto que o seu carro usa apenas um moto 4 cil. 1.8 lts. Cabeçote com 20 válv. E ITB (ou corpos de aceleração individuais), seu hachi-roku conta com suspensão do tipo coil-over, reforços estruturais no monobloco, freios a disco nas quatro rodas com disco e pinças de pista e pneu high performance. Poizé minha gente, um dos maiores pilotos do mundo, podia escolher um GTR de 1000HP, mas prefere um "obsoleto" Trueno, ainda existem os que gostam de veículos que usem combustíveis alternativos, como o Tesla, um sedan elétrico que é a sensação do momento, por conta de seus mais de 600HP e o ludicrous mode, que nada mais é um controle de largada, extremamemte violento, mas que o do já citado GTR R35, porem de se tratar de um veiculo que ñ imite ruido ou ronco, os mais puristas (ou os nem tanto) torcem o nariz pra ele, um amigo meu é doido por um, mas gosto é gosto, particularmente não faz muito meu gosto, gosto do meu Gol BX (que está em coma por problemas de funilaria) por exalar o cheiro de combustível pra dentro do habitáculo (graças à carburação dupla) , o ronco característico de seu motor boxer de 4 cil. Refrigerado a ar, seu cambio manual , 3 pedais (fazer uns punta-tacco, manobra em que equaliza as rotações em reduções de marcha, evitando trancos, e melhor equilibrio do carro em entradas de curvas), falando em punta-tacco, os poucos câmbios manuais que sobraram nos esportivos atuais,trazem um auxilio eletrônico que faz o punta-tacco sozinho, sem a interferência do homem. Enquanto nosso editor, com seu Peugeot 206, com tecnologia mais contemporânea seu motor 1.0 16 Valv. (Ainda sim, mais potente que o meu BX) injeção eletrônica e rede cam (ou modulo de carroceria) direção hidráulica e ar-condicionado...Vocês viram, gostos diferentes, porem nos respeitamos, independente de nossos gostos automotivos e quando opiniões diferentes sobre uma paixão em comum (carros) o papo rende, até a próxima gente, com um vídeo complementar.


    Top Games

     

    Olá galera do Kuruma Maniacs, como vocês puderam ver no nosso video, vamos falar hoje de Top Games. Fizemos um mix de jogos de simulação e arcade.

    - Gran Turismo:



    Série criada por Kazunori Yamauchi, Gran Turismo é a pioneira entre os jogos de corrida  (sendo lançado com um sério comprometimento com a simulação, criando uma nova categoria de jogos de corrida e inspirando outros a copiarem sua fórmula, porém este jogo é exclusividade da Sony (Playstation ou "Plaisteixo"), sendo que o primeiro jogo da série Playstation (ou PSX), o pioneirismo veio na grande variedade de marcas e modelos de carros (desde de carros populares compactos até supersportivos) e itens de peças de performance disponives, alem de poder fazer o acerto em cada item do carro, voce podia comprar a suspensão Racing do carro e alterava geometria, carga de molas, pressão de amortecedores, dureza da barra estabilizadora, enfim era assim com cambio, diferenciais, motor e assim vai. Hoje o jogo já está em sua sexta geração (Gran Tursmo 6 é o ultimo jogo, lançado para PS4).


    -Forza Motorsport/Horizon







    Como falamos anteriormente, este jogo foi um que veio no vacuo da série Gran Turismo, porem este jogo que é criação do estudio Turn 10 e exclusivo para os consoles Microsoft (sendo o primeiro Forza criado para o Xbox, levou os jogos de simulação ao novo patamar, podendo mudar body-kits e pintar o carro e por diversos adesivos, a série Forza possui duas ramificações diferentes, o Motorsport (corridas em circuitos fechados, mais simulador) e Horizon (corridas em vias publicas, o q somos contra, sem compromisso com a simulação) outra diferença entre eles que o Motorsport e o Horizon era a quantidade de carros e a possibilidade de fazer acertos finos em cada item de peças dos carros, (assim como Gran Turismo), enquanto o Horizon não era possivel fazer ajustes mais finos, apenas comprar as peças. O jogo atualmente está em suas ultimas versões, ambas para op Xbox one: Forza Motorsport 6 e Forza Horizon 2.


    -Need For Speed







    Esse jogo tem historia pra contar, muitas versões e sempre inovando, começou no PSX e PC (, em uma parceria da produtora Eletronic Arts (Challenge is everything) e a revista americana Road & Track, voce corria por estradas quase desertas a bordo dos esportivos e super esportivos mais badalados do momento, outras inovações do jogo ao longo do tempo foram as perseguições policiais, em alguns jogos de perseguição da série, o jogador poderia ser o policial ou o rachador delinquente. montar aquele Tuning com direito de modificar mecanica, estética completa e sistema de audio, e ter a possibilidade de rodar em um mapa livre (Free World). Alguns jogos contavam com historias dentro do jogo.


    Road Track: The Need for Speed.
    NFS II
    NFS III: Hot Pursuit ----------  (perseguição policial*)
    NFS IV: High Stakes
    NFS Porsche Unleashead--------(apenas com modelos Porsches, desde o 356A)
    NFS Hot Pursuit 2------------(perseguição policial*)
    NFS Underground------------(tuning)
    NFS Underground 2---------------(tuning+free run***)
    NFS Most Wanted-----------------(tuning+free run***+perseguição policial**)
    NFS Carbon-----------------------(tuning+free run***+perseguição policial**)
    NFS Pro Street-----------------(simulador com modalidades drag, circuito, max speed e drift)
    NFS Undercover----------------(tuning+free run***+perseguição policial**)
    NFS Shift-----------------------(simulador corridas de circuito+tuning)
    NFS Hot Pursuit (2010)--------------(perseguição policial*)
    Shift 2---------------------------------(simulador com corridas de circuito+tuning)
    NFS The Run-----------------------(perseguição policial**+Free run****)
    NFS Most Wanted (2012)-----------------------(perseguição policial**+Free Run)
    NFS Rivals------------------------------------(perseguição policial*)
    *      - opção de escolher entre policia ou rachador
    **    -apenas a possibilidade de ser perseguido
    ***  -mapa limitado
    ****-mapa aberto
    Agora em seu ultimo jogo da serie, apenas Need for Speed é um reboot, criado em parceria com o site Speedhunters (inicialmente criado para ajudar na divulgação dos jogos da série) teve a inclusão de personagens reais da cena atual da culura automotiva, como Akira Nakai, Magnus Walker (especialista em personalizar Porsches), Ken Block (piloto de rally cross e show man), a equipe Risky Devil (drift de rua) e Shinichi Morohoshi (meio que um fora da lei) e ter perseguições policiais e personalização com peças disponiveis no mercado real.


    - Colin McRae Rally



    Simulador feito pela Codemaster em parceria com o piloto de rally escoces Colin McRae, antes existiram outros jogos de rally, mas até então nenhum com o feedback de um piloto de rally, foi inovador por si só, por ser um dos melhores simuladores de rally de sua época, no jogo, cada carro tinha o ronco próprio de motor, em sua versão a inovação ficou com a introdução da camera por dentro do cockpit, ou seja voce poderia jogar com o ponto de vista do piloto.
    Infelizmente com a morte do piloto, o jogo passou a se chamar Dirt e contou como garoto propaganda o piloto Ken Block. Quem não se lembra de jogar e ouvir as informações do co-piloto: "izi léfiti, izi raiti"


    -  Top Gear




    Este arcade basicamente foi o que fez todos de nossa geração gostar de carro, a série com o primeiro ao terceiro jogo lançado para o Super Nintendo (SNES).
    No primeiro jogo da série voce podia escolher entre 4 carros, cada um com desempenho distintos, entre aceleração, velocidade maxima, grip de pneus e consumo (sim, em algumas corridas a parada aos pit stop era obrigatório)
    No segundo jogo, voce podia comprar peças de performance, para ganhar mais corridas, porem neste apenas um carro era disponivel para todos, como se fosse um campeonato monomarca. Assim como primeiro as corridas se passavam ao redor do globo terrestre.
    No Top Gear 3000, o jogo se passava no ano 3000 (ahh vá) e ao invés de países você passava de planeta em planeta e ia reparando e abastecendo o carro, passando por faixas dentro da pista, uma azul e outra vermelha.
    No Nintendo  64, foram lançados o Top Gear Rally 1 e 2 (sendo o segundo com uma pitada de simulador, onde voce comprava carros upgrades e reparava o carro a cada etapa) Overdrive, arcade total e varias opções de carros, baseados nos modelos de verdade.
    e por ultimo o Top Gear GT championship apenas para Game Boy, baseado no campeonato de GT japones.


    - Enthusia Professional Racing



    Simulador criado pela Konami (famosa pela franquia de futebol Winning Eleven), foi o primeiro jogo de corridas criado pela Konami, seus principais concorrentes na época eram o Gran Turismo 4 e Forza Motorsport, apesar de não contar com muitos carros, sendo esses não tendo a possibilidade de fazer ajustes finos e comprar upgrades (na verdade, o jogador subia de nivel e ia complementando a performance do carro, pouco a pouco, RPG "touch") era inegavel discutir sobre a fisica do jogo.


    -Cruis'n USA/World/Exotica



    Arroz de festa em todos casas de fliperamas espalhados por ai, essa série de três edições é completamente Arcade até raiz, no primeiro (Cruis'n USA) voce tinha a opção de escolher entre 4 carros (3 secretos, entre eles um onibus escolar tipicamente americano) e cruzava todos os estados da America do Norte.
    No Cruis'n World, o jogador tinha opção de escolher mais carros, desde um Tuk Tuk até um Caminhão americano (só o truck), passando por modelos como fusca, Mitsubishi 30000GT, Viper, porem por questões de direitos autorais, todos foram rebatizados.
    E por ultimo o Cruis'n Exotica, onde a unica mudança, foram a substituição dos carros e pistas por modelos e pistas MAIS exoticos, entre os carros: uma kombi hippie e entre as pistas a cidade perdida de Atlantida.


    -R Factor



    Simulador exclusivo para PC, tem a fisica mais proxima da realidade de todos, segundo muitos pilotos, a maior vantagem deste é a possibidade de baixar carros e pistas da internet, sendo amplo a variedade de pessoas que desenvolvem conteudo para ser baixado, como por exemplo, carros do mundo real (originalmente o jogo conta com carros e pistas ficticias) o que a de tão especial no jogo, o carro muda de comportamento sob diversos aspectos, como clima e temperatura dos pneus, e a quantidade de ajustes do carro é bem abrangente, o recomendado que ao adquir esse jogo (que está na sua segunda versão), alem de um bom PC é adquirir um volante, de preferencia Logitech G27 ou G29.


    -Mario Kart



    Jogo exclusivo da Nintendo, conta com uma corrida de kart maluca entre os personagens de Super Mario World, esse jogo mantem a fórmula com pistas exoticas, a ajuda de power ups que eram adquiridos ao passar por figuras daquele quadrado com um "?" em que o Mario (que Mario?) ou Luigi (vulgo Mario verde) batiam com a cabeça e algumas psicodelicas (como uma pista de arco-iris), nas ultimas versões do jogo, o jogador pode escolher o veiculo entre os diversos disponiveis e a ajuda de um ajudante que jogava os power ups sorteados nos adversários que estão te perseguindo.


    -F1 2013



    Jogos sobre a F1 existiram vários ao longos dos anos, independente de produtora e console (desde o Atari teve), mas vamos falar sobre esse, 1-Ele é feito pela Codemaster e licenciado FIA, 2- Foi o primeiro a contar com o pacote Classic, contendo carros e pilotos históricos da década de 80 e 90) e por fim o motivo numero 3- Foi a ultima temporada com os motores aspirados, antes da nova era turbo/hibrida. Como destaque são os modos que simulam toda a temporada e a pré-temporada, incluindo o teste de pilotos em que o jogador pode ser selecionado pelas 11 equipes disponiveis. E o modo Classico, onde alguns carros da década de 80 estão disponiveis como: Williams FW07B, Lotus 98T, Williams FW12, Lotus 100T, Ferrari F87/88C, Williams FW14B, Ferrari F92A, Williams FW18, Ferrari F310 e F399, Williams FW21.

    -Blur



    Imaginem juntar Gran Turismo e Mario Kart, imaginou, isso é o que os caras da Bizarre Creations (os caras por trás dos ultimos Mortal Kombat) juntando os carros vendidos no mundo real, com pistas como refinaruia de petróleo, grandes cidades e por ai vai e power ups, muitos power ups, temos esse incrivel arcade, a parte de simulador, fica por conta de cada carro e suas vantagens em cada terreno (por exemplo o Browler Land Rover leva vantagem em uma pista de terra e um VW Scirroco touring car é melhor no asfalto.

    Siglas

    Eae pessoal, belezaaaa??? Estamos aqui para mais um post, meio que técnico, meio que de curiosidade, muitos tem duvida sobre a sopa de letrinha que vem aparecendo cada vez mais e mais nas fichas técnicas dos carros, nos manuais. Para sanar as duvidas sobre essas (as vezes desconhecidas) siglas e alem de explicar a sigla, vamos resumir também o funcionamento do mecanismo que está relacionado. Para facilitar vamos separar as siglas por sistemas em que estão relacionadas (se for sistema de freio, motor, transmissão, etc...) Aqui vai uma explicação sobre algumas das siglas mais comuns no meio gearhead. Vamos dividir esse post em 4 partes, para melhorar o entendimento. vamos à primeira parte desse post.



     Siglas dos sistemas de segurança ativa do carro:



    ABS: Anti-lock Brake System (sistema anti-bloqueio do freio): Sistema que por meio de sensores localizados em cada roda, verificam em tempo real a rotação de cada roda, quando um dos sensores notam a variação de velocidade de uma(s) das rodas para as demais, o módulo do ABS alivia a pressão hidráulica naquela roda (seja freio a disco ou a tambor) tudo controlado por um modulo eletro-hidráulico de quatro saídas (uma para cada roda) que acumula a pressão hidráulica e manda e bloqueia a pressão para cada uma das rodas, caso haja alguma anomalia no sistema ABS (uma lâmpada no painel acende avisando), o sistema convencional (hidráulico/mecânico) do carro funcionará normalmente, porem qualquer uma das rodas estão sujeito ao travamento, ao pisar forte no pedal do freio de um carro equipado com ABS é normal que o pedal trepide, isso é sinal que o sistema está funcionando e trabalhando para evitar com que as rodas travem, quando isso acontecer, não alivie a força no pedal, isso pode comprometer a sua segurança.














    BAS, BA, EBA ou AFU: Brake Assist System (sistema de assistência de frenagem): Ligado ao sistema ABS, funciona como um sistema de frenagem de emergência, É acionado quando percebe-se que o tempo de reação do motorista ao pisar no freio é baixo, aplicando mais carga na frenagem, usando um sensor de distancia, localizado na frente do veiculo.








    EBD: Eletronic Brakeforce Distribution (distribuidor de força de frenagem eletrônico): Atua junto ao ABS, controlando automaticamente a força de frenagem individualmente em cada roda, geralmente mandando mais carga para a roda com mais tração, otimizando o poder de frenagem.








    HDC: Hill Descent Control (controle de descidas): É um sistema avançado de ABS para decidas com terreno de pouca aderência, como neve, cascalho, lama, etc...







    ASR: Anti-Slip Regulator (regulador anti-derrapagem): Por meio de sensores nas rodas (os mesmos do sensor ABS) detecta a roda que está com menos tração e pode frear aquela roda, ou em alguns casos pode cortar a força do motor impedindo que a(s) rodas(s) destracione(m) também conhecido como TSC (Traction Control System ou sistema de controle de tração).





    ESP: Eletronic Stability Program (programa eletrônico de estabilidade): mais um sistema que usa os sensores do ABS na segurança ativa do veiculo, alem de sensores do ângulo do volante , sensor de viragem e o acelerômetro (sensor que detecta a rotação sobre o próprio eixo), esses sensores detectam em um curva o se carro sai de frente (understeer), freando a roda traseira interna à curva ou de traseira (oversteer) freando a roda dianteira externa à curva.







    Siglas relacionadas ao motor:


    Olá galera viciada nessas maquinas que bebem suco de dinossauro, hoje vamos para a segunda parte da nossa matéria sobre as siglas que atormentam as nossas mentes, desta vez prosseguiremos com as siglas relacionadas aos motores dos carros, na parte mecanica. 





    OHV: Over Head Valves (válvulas no cabeçote): Assim são classificados os motores cujo sincronismo do virabrequim e o comando de válvulas (este, localizado no bloco) através de varetas ligadas à balancins e assim atuando nas válvulas (estes localizados no cabeçote). Esse tipo de motores são obsoletos e cada vez mais raros de serem empregados nos motores atuais, um dos poucos modelos hoje que contam com motores OHV são os lendários GM família LS (Corvette e Camaro) e os Hemi (Dodge/Chrysler) ambos V8, aqui no Brasil, você encontra esses motores nos VW boxer refrigerados à ar (Fusca & cia.), Ford CHT (origem Renault/Gordini) e Endura, GM 4 (2.5)e 6 cilindros (4.1) do Opala
    Ford V8 289ci (4.8). e 302ci (5.0). E os Dodge V8 Magnum 318ci. (5.2).


    OHC ou SOHC: Over Head Camshaft, Single Over Head Camshaft (comando simples no cabeçote): Assim são os motores que tem seu comando de válvulas no cabeçote ou em casos de motores em “V” ou Boxer, um comando para cada cabeçote, nesses motores o comando de válvulas atua quase que direto nas válvulas (dispensam o uso de varetas, comparado aos motores OHV) permitindo atingir rotações mais altas, consequentemente adquirindo uma potencia especifica maior. Poucos motores ainda usam essa configuração de cabeçote, carros como os antigos Porsche flat-6 refrigerados a ar, Honda família D, L e R (16 valve) (entre os nacionais), GM Chevette e motores Família 1 e 2, VW AP,AT (8 valve),EA-111 e EA-113 (8 valve), Ford Zeter Rocam. Fiat Fiasa, Sevel e Fire (8 valve).



    DOHC: Double Over Head Camshaft (duplo comando de válvulas no cabeçote): Atualmente o tipo de motor mais usado hoje, como são dois comando de válvulas por cabeçote, o fluxo de fluidos (admissão e escape), isso porque os motores DOHC na maioria das vezes são multi-válvulas, ou seja, usam 3 válvulas ou mais por cilindro ao contrario do SOHC, mais comum tendo 2 válvulas por cilindro (1 de admissão e 1 de escape por cilindro), o problema é que motores DOHC e SOHC (poucos mas existem) multi-válvulas tendem a ter pouco torque em baixa rotação, porem em altas rotações ele se comporta melhor que os motores com apenas duas válvulas por cilindro, alem de outras variantes, como a geometria no topo do cilindros, onde encontram-se as válvulas um motor DOHC mesmo tendo apenas duas válvulas por cilindro o domo hemisférico (o Hemi da Dodge é assim, mesmo sendo um OHV) e o ângulo das válvulas diferenciado otimizando a saída dos gases do escape e consequentemente admitindo mais a mistura ar/combustível (nos sistemas carburado e injeção indireta) ou apenas ar (sistema injeção direta), algo que por limitações de projeto é difícil ter cabeçotes que não sejam DOHC e/ou multi-válvulas assim. Exemplos de motores DOHC: VW AP 2000 16 Valve e AT 1000 16 Valve, GM C20XE, X20XEV, X22SE, X24F e família ECOTEC, Ford Zetec 16V, Sigma e Duratec, Fiat FIASA (1.6 16V), FIRE 1.6 16Ve 1.8 16V, FIVETECH e familia Etorq, Honda família B (B16, B18, B20) e K (K20, K24), No video acima, as diferenças entre o SOHC e DOHC.





    VVT e VVT-i ou Variable Valve Timing, acompanhado do “i” de inteligent: Esta sigla é usada pela Toyota para designar seus motores com adianto e retardo do comando de válvulas, como dissemos anteriormente carros com motores multi-válvulas tem como maior problema o comportamento em baixas rotações causado pela baixa velocidade do fluxo da mistura ar/combustível nos cilindros (os que tema apenas uma válvula de admissão por cilindro ocorre o contrario) para unir o melhor dos dois mundos o sistema de sincronismo das válvulas pela polia controlado eletronicamente e acionado por pressão hidráulica, (admissão ou admissão e escape) para melhorar o preenchimento dos cilindros. (Ao lado, no video, o sistema funcionando aos 0:54 min.)




    VTEC ou Variable Valve Timing and Lift Electronic Control: Sistema da Honda (o da Toyota chama-se VVTL-i) mais avançado que o sistema citado acima,ele não só controla quando as válvulas abrem, mas também quanto ela abre, acrescentando mais desempenho e melhora do consumo. Outras marcas usam sistema similares, porem com mecanismos diferentes, mas no geral, o comando de admissão tem dois cames (ressaltos), um com levante menor e outro maior, sendo o com levante menor atuando nas válvulas em baixa para médias rotações e o com maior levante acima disso, uma solenóide libera a pressão de óleo para dentro do comando de admissão ativando o came de maior levante e consequentemente abrindo mais a válvula e mantendo-a mais tempo aberta, por isso carros como o esse sistema são “giradores” e com alta potencia especifica mesmo sendo aspirados.



    Siglas relacionadas ao sistema de transmissão.


    Hoje iremos explicar siglas relacionadas à unidades de medida e as siglas relacionadas ao sistema de transmissão. (que fizemos uma matéria sobre aqui:)

    CVT: Continously Variable Transmission (transmissão de variação continua): Sistema de transmissão de relação de marchas infinitas, a razão se deve pelo fato de ter duas polias divididas ao meio que varia sua abertura e uma correia metálica.

    DSG: Direkt Schalt Getriebe (transmissão de trocas direta): sistema que conta com duas embreagens (uma para marchas pares e outra para marchas impares), por se tratar de uma transmissão automatizada, dispensa o pedal de embreagem e a alavanca em “H”
    OBS: Sigla relacionada à Volkswagen, a Porsche usa a sigla PDK: Porsche Doppelkupplungsgetriebe (duvido você soletrar isso), para o mesmo sistema.


    Mais informações sobre esses dois sistemas de transmissões você pode rever aqui:

    ------------------------------------------------//--------------------------------------------------------

    Siglas relacionadas à unidades de medidas.

    KgFm - Kilograma Força por Metro: Unidade de medida de torque em que é a multiplicação da força exercida pela massa (kgf) sobre distancia (m).

    CV - Cavalos Vapor: Unidade usada para medir potencia, essa unidade de medida apareceu quando maquinas a vapor substituíram os cavalos na tração de moinhos, para levantar certa quantidade de água até determinada altura em um minuto -- daí a expressão "Essa máquina tem quantos cavalos de força?".

    Muitas pessoas confundem potência com torque, resumindo TORQUE é a força necessária para mover algum objeto por uma determinada distancia e POTENCIA é a velocidade necessária para tal tarefa, ainda que potência não seja uma unidade de tempo pois é quantidade de energia gerada por unidade de tempo.

    Curiosidades hayai

    Estamos aqui novamente, como umas série de matérias sobre rápidas curiosidades da cultura automotiva e o mundo automobilístico.
    Vamos estrear falando de um fato, que acho que alguns sabem, mas nunca viram a foto de um componente de dimensões tão pequenas (não estou falando de mim).



    O componente em si, está localizado em destaque na foto acima, se trata do conjunto de volante de motor e embreagem de um motor Ferrari de F1 e o tamanho diminuto, tem uma explicação, para o motor de um carro de F1 girar rápido e alto, o volante do motor é pequeno e leve, assim com a embreagem, essa é a brova de que menos é mais, galera em breve voltaremos com mais uma matéria rápida (hayai).





    OEM, Original Equipament Manufacterquando são empregadas peças da mesma montadora do carro modificado, porem de um carro mais luxuoso ou esportivo,exemplo um Renault Clio com rodas de Megane.


    OEM+: quando são empregas peças de uma marca do mesmo grupo da marca do carro modificado, exemplo: um VW Jetta com rodas de Bentley ou Lamborghini.

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