Diferenças de termos para motores turbo
Técnica
Explicamos há algum tempo sobre tipos de indução e sobre
downsizing, hoje vamos dissecar sobre os termos usados para motores turbo,
sabia que muitas pessoas confundem os termos bi-turbo e twin turbo? (sim, existem
diferenças)e o que é turbo twin scroll?
Publicamos aqui sobre os tipos de indução (natural aspirada,
turbo comprimido e super comprimido ou supercharger) e sobre downsizing (em
breve um vídeo debatendo sobre esse polêmico assunto).
Já que acabamos de plantar essa dúvida em suas cabeças,
vamos acabar com elas:
Muitas pessoas acabam usando o termo twin turbo e bi-turbo como
se fossem coisas iguais (eu era uma delas) de certa forma não está totalmente errada, mas
pode ser mais exato. Como?
Twin Turbo: Sabemos que o maior inimigo de um carro turbo é
o atraso do turbo ou turbo-lag, uma das
soluções encontras (talvez a primeira para amenizar o lag da turbina) foi
adicionar outra turbina, nesse caso é mais comum esse tipo de configuração em
motores em “V” ou Boxer (Mercedes-Benz AMG GT e Porsche 911 GT2), Twin em
inglês Gêmeos, isso significa que esse sistema usa dois turbo-compressores
idênticos, iguais. No caso um turbo vai conectado a cada bancada de cilindros e
no caso da BMW que adotou esse sistema recentemente nos seus modelos M de 6
cilindros em linha também, como por exemplo o M3 e M4: “Mas como twin turbo em
motor em linha????” Você se pergunta, fácil, como se trata de um 6 cilindros em
linha, metade dos cilindros fica ligado a cada turbina. Dois turbos menores,
levam mais ar de forma mais eficiente, mas tem outro modo de fazer isso...
Bi-Turbo: nesse caso, muitos se confundem pelo fato de usar
dois turbos para fazer a mesma função,
as semelhanças com o sistema twin turbo acabam por ai. Também chamado de turbos
sequenciais, dois turbos são ligados
pelo mesmo coletor(es), tanto de admissão de escape e escape, porem os turbo
compressores são de dimensões diferentes, sendo o menor pressuriza o motor em
baixos RPMs até o motor gerar fluxo para movimentar as pás dentro do turbo
maior, esse sistema foi usado em carros como Toyota Supra JZA80 ou MK4 e Mazda
RX7 FC3S e FD3S. Mas caiu em desuso pela sua complexidade diante de outros
avanços tecnológicos atuais que se tornaram aliados dos veículos da era
downsizing.
Bom, explicado sobre as diferenças entre eles, vamos a outro
tópico com bi, duplo, twin na porra do nome.
Turbo twin scroll (bi-pulsativo ou turbo de duplo-fluxo): em
nosso post sobre sistemas de indução, vocês viram o funcionam um turbo
compressor, apesar de que muitos estão lendo já saibam como funciona, nesse
sistema o coletor de escape tem dois canais para cada metade dos cilindros,
otimizando os pulsos dos gases de escapamento, diminuindo o lag e melhorando o
fluxo dentro da turbina (lembrando que turbina = carcaça quente, compressor =
carcaça fria) Um sistema usado no motor 4 cilindros da BMW 228i, 328i por
exemplo.
Também temos o turbo de geometria variável ou turbo TGV, mas explicamos este no nosso post sobre tipos de indução:
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