Diferenças de termos para motores turbo

Técnica






Explicamos há algum tempo sobre tipos de indução e sobre downsizing, hoje vamos dissecar sobre os termos usados para motores turbo, sabia que muitas pessoas confundem os termos  bi-turbo e twin turbo? (sim, existem diferenças)e o que é turbo twin scroll?
Publicamos aqui sobre os tipos de indução (natural aspirada, turbo comprimido e super comprimido ou supercharger) e sobre downsizing (em breve um vídeo debatendo sobre esse polêmico assunto).
Já que acabamos de plantar essa dúvida em suas cabeças, vamos acabar com elas:
Muitas pessoas acabam usando o termo twin turbo e bi-turbo como se fossem coisas iguais (eu era uma delas)  de certa forma não está totalmente errada, mas pode ser mais exato.  Como?



Twin Turbo: Sabemos que o maior inimigo de um carro turbo é o atraso do turbo ou turbo-lag,  uma das soluções encontras (talvez a primeira para amenizar o lag da turbina) foi adicionar outra turbina, nesse caso é mais comum esse tipo de configuração em motores em “V” ou Boxer (Mercedes-Benz AMG GT e Porsche 911 GT2), Twin em inglês Gêmeos, isso significa que esse sistema usa dois turbo-compressores idênticos, iguais. No caso um turbo vai conectado a cada bancada de cilindros e no caso da BMW que adotou esse sistema recentemente nos seus modelos M de 6 cilindros em linha também, como por exemplo o M3 e M4: “Mas como twin turbo em motor em linha????” Você se pergunta, fácil, como se trata de um 6 cilindros em linha, metade dos cilindros fica ligado a cada turbina. Dois turbos menores, levam mais ar de forma mais eficiente, mas tem outro modo de fazer isso...

Bi-Turbo: nesse caso, muitos se confundem pelo fato de usar dois turbos  para fazer a mesma função, as semelhanças com o sistema twin turbo acabam por ai. Também chamado de turbos sequenciais, dois turbos  são ligados pelo mesmo coletor(es), tanto de admissão de escape e escape, porem os turbo compressores são de dimensões diferentes, sendo o menor pressuriza o motor em baixos RPMs até o motor gerar fluxo para movimentar as pás dentro do turbo maior, esse sistema foi usado em carros como Toyota Supra JZA80 ou MK4 e Mazda RX7 FC3S e FD3S. Mas caiu em desuso pela sua complexidade diante de outros avanços tecnológicos atuais que se tornaram aliados dos veículos da era downsizing.
Bom, explicado sobre as diferenças entre eles, vamos a outro tópico com bi, duplo, twin na porra do nome. 

Turbo twin scroll (bi-pulsativo ou turbo de duplo-fluxo): em nosso post sobre sistemas de indução, vocês viram o funcionam um turbo compressor, apesar de que muitos estão lendo já saibam como funciona, nesse sistema o coletor de escape tem dois canais para cada metade dos cilindros, otimizando os pulsos dos gases de escapamento, diminuindo o lag e melhorando o fluxo dentro da turbina (lembrando que turbina = carcaça quente, compressor = carcaça fria) Um sistema usado no motor 4 cilindros da BMW 228i, 328i por exemplo.



Também temos o turbo de geometria variável ou turbo TGV, mas explicamos este no nosso post sobre tipos de indução:

Bom galera espero que tenham curtido e aprendido um pouco mais, até a próxima.

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