Stock Car

Evento

Corrida do Milhão – Stock Car.


 



Olá galera viciada em coceguinhas nos tímpanos, estamos aqui mais uma vez, para mais um cobertura do evento, desta vez fomos conferir a corrida do milhão da Stock Car, a importante corrida que premia o vencedor com R$ 1.000.000,00 (é muito “0”), No caso o vencedor desse ano foi Felipe Fraga, seguido por Rubinho Barrichello e Valdeno Brito, sendo que agora cada um dos três tem uma vitória milionária na carreira (Rubinho Barrichello venceu ano passado e Valdeno Brito recebeu em uma edição especial do evento em Dólares).

A disputa foi acirrada entre os dos ponteiros até o final, Rubinho largou na pole, mas não resistiu as investidas do Felipe.

A empresa responsável  pela organização a Vicar, também organiza outras  4 categorias: Campeonato Brasileiro de Turismo, Mercedes-Benz Grand Challenge, Fórmula 3 e Copa Petrobras de Marcas e Pilotos.

A seguir a história de cada categoria, textos retirados dos próprios sites respectivos de cada categoria:

Mercedes-Benz Challenge


2011 - O início

Em 2011, a Mercedes-Benz voltou a suas origens e buscou inspiração em sua tradição no automobilismo mundial para lançar no Brasil uma nova categoria: o Mercedes-Benz Grand Challenge. Em seu primeiro ano, a categoria foi disputada com 8 etapas em rodada dupla, todas em conjunto com o Itaipava GT Brasil.

O grid de largada da prova inaugural, disputada no dia 21 de maio no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, região metropolitana da capital paranaense, foi composto ao todo por 22 pilotos, que utilizaram os modelos oficiais Mercedes-Benz Classe C 250 CGI.
Com cinco vitórias nas 16 corridas da temporada, a dupla de pilotos João Campos e Márcio Campos, pai e filho, garantiram o título do Mercedes-Benz Grand Challenge.

2012 - O ano da afirmação
Alterações no regulamento e sistema de disputa asseguraram ainda mais competitidade e equilíbrio à segunda temporada do Mercedes-Benz Grand Challenge. Além da categoria tradicional, entrou em cena ainda a categoria Master, específica para os pilotos Bronze, sem limite de idade. Ao final das 8 etapas da temporada a dupla de pilotos João Campos e Márcio Campos, da equipe Sicredi Racing e a bordo do Mercedes-Benz C 250 Turbo, assegurou o bicampeonato do Mercedes-Benz Grand Challenge.

2013 - Emoção à flor da pele
Em sua terceira temporada, o palco de estréia do Mercedes-Benz Grand Challenge foi o Circuito de Rua do Anhembi, em São Paulo. Compondo o Campeonato Brasileiro de Gran Turismo, a competição, que contou com o modelo oficial Mercedes-Benz C 250 Turbo, visitou ainda os autódromos de Curitiba, Interlagos e Santa Cruz do Sul, e foi decidida nas últimas curvas da prova final, em Tarumã-RS

Com os pilotos Neto De Nigris, correndo pela equipe Europamotors-Gramacho Racing, e Márcio Campos, representante da Sicredi Racing, rigorosamente empatados com 125 pontos o campeonato foi decidido pelo número de vitórias - duas de De Nigris contra três de Campos, atual tricampeão da categoria.

2014 – Novidades e nível acima da média
A quarta temporada do Mercedes-Benz Challenge começou recheada de novidades, como a estreia do modelo CLA 45 AMG Racing Series para compor a classe principal da categoria (CLA AMG Cup), correndo junto dos C250 Turbo que passaram a integrar a classe light (C250 Cup). Pilotos lutando pelo bicampeonato e mais, para escrever o nome na história como o primeiro campeão de um modelo Mercedes que estreou em competições justamente no Brasil.

A honra coube a Arnaldo Diniz  Filho, que com a equipe Comark Racing conquistou duas vitórias e duas pole positions, terminando o campeonato com 94 pontos. Mas a tarefa não foi nada fácil. O vice-campeão Rodrigo Hanashiro terminou apenas três prontos atrás de Arnaldo. Neto de Nigris, campeão de 2013, fechou a competição em terceiro lugar mas faturou o título da CLA AMG Cup Master.

Na C250 Cup, Christian Möhr fechou o ano com 106 pontos e uma vitória pela RSports Racing com apenas sete pontos de vantagem para Cesare Marrucci, da Cordova Motorsports; enquanto na C250 Cup Master o título ficou nas mãos da dupla da Paioli Racing, formada por Marcos Paioli e Peter Gottschalk com 122 pontos, 11 a mais do que o vice-campeão Beto Rossi.

2015 – Grandes disputas
Foram quatro vencedores diferentes na CLA AMG Cup e a disputa pelo título sendo polarizada entre Fernando Júnior e Adriano Rabelo, dupla responsável por cinco das oito vitórias disputadas na temporada. O cearense da Cordova Motorsport começou na frente vencendo as duas primeiras corridas, mas o gaúcho da WCR Team se recuperou e passou o concorrente apresentando um desempenho constante e um ritmo fortíssimo e subiu ao pódio sete vezes em oito provas.

Na CLA Master, Carlos Kray também foi um frequentador assíduo do pódio com sete presenças entre os três primeiros (com duas vitórias), e foi o campeão em cima de Neto De Nigris.

A classe C250 Cup teve disputa apertadíssima entre Peter Michel Gottschalk e a dupla formada por Luiz Sena Jr e Cleiton Campos. Os postulantes ao título chegaram a Interlagos para a etapa final separados por apenas três pontos. Foi a briga das vitórias contra a regularidade, e com quatro triunfos, Peter “Tubarão” levou a melhor na disputa.

A dupla formada por Marcos Paioli/Peter Gottschalk chegou à final empatada com Betinho Sartório. Briga interna na equipe Paioli Racing pelo título da C250 Master. A experiente dupla, no entanto, presente no pódio em todas as corridas do ano, acabou levando a melhor:
Um dos pontos altos da temporada foi a sétima e penúltima etapa, em Interlagos. A corrida foi um dos eventos preliminares do Grande Prêmio Petrobras do Brasil de Fórmula 1.
Fórmula 3 Brasil

Criada em 1987 para substituir a Fórmula 2 Codasur, a Fórmula 3 apareceu como um campeonato Sulamericano, status que carregou até 2013, quando passou a ser um campeonato exclusivamente Brasileiro. É a categoria mais veloz do continente, e que revelou vários talentos para a Fórmula 1. Pilotos como Cristiano da Matta, Ricardo Zonta, Cristian Fittipaldi, Lucas di Grassi, Nelsinho Piquet, e outros que mantiveram ou mantêm carreira sólida em outras categorias top do automobilismo mundial, como Hélio Castroneves, João Paulo Oliveira, Luiz Razia e muitos outros.

Em 2014, a categoria voltou a ser nacional e sua organização ficou a cargo da Vicar Promoções Desportivas. Sob o guarda-chuva da empresa, a Fórmula 3 passou a integrar os eventos da Stock Car e a manter um calendário de oito rodadas duplas por temporada.
A temporada da Copa Petrobras de Marcas começou com várias novidades: a volta da Renault às competições brasileiras, trazendo o Renault Fluence, bem como as estreias de Rubens Barrichello e Nonô Figueiredo – este último como piloto e chefe de equipe.
O ano teve gratas surpresas, como os  jovens Guilherme Salas e Rodrigo Baptista, além de grandes desempenhos de Gabriel Casagrande, Fábio Carbone, Vicente Orige e Thiago Marques.
Na JLM Racing a novidade era a entrada de Vitor Meira no lugar do tricampeão Ricardo Maurício. Piloto que vinha de um longo relacionamento com a Honda desde a época em que competia na Fórmula 3 passando por seus dez anos na Fórmula Indy – sempre impulsionado pelos motores japoneses – o entrosamento do brasiliense com os japoneses foi instantâneo.
Com uma pole position, quatro segundos lugares, três terceiros e três quintos, Vitor Meira agiu como economista em tempos de crise e soube guardar pontos na poupança, manteve-se longe de problemas – não abandonou nenhuma corrida – e conquistou seu primeiro título na categoria, dando à Honda mais um título entre as montadoras.
Falando sobre cada categoria, na parte técnica:

Brasileiro de Turismo e Stock Car: Ambas as categorias tem o chassis tubular, motor V8 (alimentado por carburador na Brasileiro de Turismo e injeção eletrônica na Stock Car) , tração traseira e carroceria em fibra de vidro (na Stock Car o desenho da “bolha” tem o design inspirado no Chevrolet Cruze e no Peugeot 408). O nome Stock Car vinha dá época que os carros usados pela categoria usavam o monobloco original do Chevrolet Opala e motor original com modificações visando mais potencia.

Tabela do Campeonato e mais informações:


POSPILOTO/
EQUIPE
PTS

GABRIEL ROBE #35

Motortech Competições

122

EDSON COELHO JR #99

W2 Racing

122

MARCIO CAMPOS #31

Motortech Competições

122

MARCO COZZI #23

C2 Team

113

PIETRO RIMBANO #17

Cimed Racing

110

LUKAS MORAES #111

RR Racing

95

GUSTAVO MYASAVA #69

J.Star Racing

91

RAPHAEL REIS #77

HiTech Racing

82

DENNIS DIRANI #128

W2 Racing

72
10º

ANTONIO MATIAZI #33

RZ Motorsport

71
11º

GUSTAVO FRIGOTTO #86

RKL Motorsports

65
12º

ADIBE MARQUES #79

Cimed Racing

60
13º

MAURI ZACCARELLI #2

Nascar Motorsport

52
14º

GABRIEL CASAGRANDE #83

C2 Team

40
15º

FELIPE DONATO #9

J.Star Racing

17
16º

DANILO ESTRELA #1

Nascar Motorsport

16
17º

ARTUR FORTUNATO #41

J. Star Racing

12


CLASSIFICAÇÃO
CORRIDASVITÓRIASPOLESTOP 5TOP 10PONTOS



http://brasileirodeturismo.com.br/temporada/2016/classificacao
http://www.stockcar.com.br/Classificacao

Fórmula 3: categoria formada por monopostos, equipados com motores 2.0 litros, cabeçote multi-válvulas e preparação aspirada. Várias categorias nacionais tentaram ser o elo de ligação entre o Kart e a Fórmula 3, mas nenhuma de fato vingou.
Tabela do Campeonato e link para mais informação:

CLASSIFICAÇÃO


F3-A

Etapas
PosPilotoEquipeVitóriasPoles1 ª2 ª3 ª4 ª5 ª6 ª7 ª8 ªPontos
1#34 Matheus IorioCesário F311
15
30
30
27
0
0
0
0
102
2#77 Guilherme SamaiaCesário F300
12
5
21
22
0
0
0
0
60
3#54 Carlos CunhaCF310
27
0
2
18
0
0
0
0
47
4#12 Thiago VivacquaHitech Racing00
1
18
12
9
0
0
0
0
40
5#41 Artur FortunatoFortunato F3 Racing00
10
1
14
14
0
0
0
0
39
6#12 Christian HahnCF300
2
12
14
5
0
0
0
0
33
7#43 Pedro CardosoHitech GP00
16
15
0
0
0
0
0
0
31
8#27 Matheus MunizProp Car Racing00
5
9
6
6
0
0
0
0
26
9#91 Leonardo de SouzaKemba Racing00
7
15
0
0
0
0
0
0
22
10#10 Luiz Felipe BranquinhoRR Racing00
3
1
1
6
0
0
0
0
11
11#87 Leonardo RaucciRR Racing00
0
2
7
0
0
0
0
0
9
12#55 Igor FragaProp Car Racing00
5
0
0
0
0
0
0
0
5
13#95 Yurik CarvalhoHitech Racing00
5
0
0
0
0
0
0
0
5

F3-LIGHT

Etapas
PosPilotoEquipeVitóriasPoles1 ª2 ª3 ª4 ª5 ª6 ª7 ª8 ªPontos
1#52 Pedro CalandHitech GP00
24
15
24
15
0
0
0
0
78
2#48 Renan PietrowskiProp Car Racing20
30
0
30
0
0
0
0
0
60
3#3 Leandro GuedesRR Racing Light00
0
0
0
0
0
0
0
0
0
http://formula3brasil.com.br/temporada/2016/classificacao
Grand Challenge: essa categoria monomarca  começou com o C250 CGI de motor longitudinal e tração traseira e depois virou categoria de base para a CLA AMG, que usa o topo de linha do CLA, com motor transversal e tração integral, ambos com motor 2.0 Turbo.
Tabela e link mais informação:


POSPILOTO/
EQUIPE
PONTOS
ARNALDO DINIZ FILHO(#77)
Comark Racing
69
FERNANDO FORTES(#32)
Mottin Racing
54
LUIZ CARLOS RIBEIRO(#19)
Ourocar
52
ADRIANO RABELO (#33)
Cordova Motorsports
50
BETÃO FONSECA (#60)
Center Bus Sambaiba Racing
47
ROGER SANDOVAL(#20)
Mottin Racing
45
PIERRE VENTURA (#10)
CKR Racing
38
RENATO BRAGA (#555)
RSports Racing
36
CRISTIAN MOHR (#3)
WCR
32
10º
MARCELO HAHN (#16)
Blau Motorsport
30
11º
CLAUDIO DAHRUJ (#27)
L3 Motorsport
29
12º
JOSÉ VITTE (#90)
Cordova Motorsports
29
13º
LORENZO VARASSIN/PAULO VARASSIN (#37)
Cordova Motorsports
29
14º
CARLOS KRAY (#46)
CKR Racing
22
15º
JOSÉ HENRIQUE ASSUNÇÃO (#46)
CKR Racing
22
16º
FERNANDO JUNIOR (#6)
WCR
20
17º
NETO DE NIGRIS (#11)
L3 Motorsport
16
18º
FERNANDO POETA (#18)
Sul Racing
16
19º
FERNANDO AMORIM(#88)
Fiolux / Rsports Racing
15
20º
PAULO TOTARO (#45)
Scuderia 111
8
21º
CESAR FONSECA (#61)
Center Bus Sambaiba Racing
6
22º
VICTOR GUERIN (#16)
5
23º
DANILO PINTO (#76)
Scuderia 111
4

CLASSIFICAÇÃO 2016

Mercedes-Benz

http://mbchallenge.com.br/temporada/2016/classificacao#.V9mFd5grLcc
Copa Petrobras de Marcas: Categoria baseada no TC2000 Argentina, nessa categoria de turismo, os bólidos usam como base o monobloco original (Honda Civic, Toyota Corolla, Chevrolet Cruze, Ford Focus e Renault Fluence), ou seja, todos são tração dianteira e usam motor Berta Argentino(baseado no Ford Duratec) montado em posição transversal.
Tabela do Campeonato e link mais informação:

POSPILOTOEQUIPEPONTOS
1
Gustavo Martins
                                                                  JLM Racing
150
2
Vicente 
Orige









  



                                         JLM Sport
148
3
Nonô Figueiredo
                                               Onze Motorsport
137
4
Thiago Marques
                                                RZ Motorsport Toyota
132
5
Gabriel Casagrande
                                                     C2 Team
122
6
Guilherme Salas
                                              Greco Competições
97
7
Daniel Kaefer
                                               JLM Racing
97
8
Carlos Souza
                              JLM Sport
95
9
William Starostik
                                              C2 Team
75
10
Patrick Choate
                                                RZ Motorsport Toyota
60
11
Felipe Tozzo
                                         Friato Racing Team
59
12
Fabio Carbone
                                       Greco Competições
58
13
Renan Guerra
                                     R Sports
53
14
Luiz Razia
                                     RZ Motorsport Toyota
51
15
Marcelo Rocha
                                        Friato Racing Team
50
16
Beto Monteiro
                                              R Sports
32
17
Ricardo Gargiulio
30
18
M. Romanini/T. Klein
                                                        Paraguay Racing Team
26
19
Odair dos Santos
                                                Paraguay Racing Team
25
20
Marcio Basso
                                         Onze Motorsport
23
21           
Ayman Darwich
                                              R Sports
19
22
Cesar Bonilha
                                         Friato Racing Team
19
23  
Renato Braga
                                             R Sports
15
24
R. Sperafico
                                                      RZ Motorsport Toyota
9
http://brasileirodemarcas.com.br/temporada/2016/classificacao#.V9mGuJgrLcf
Veja mais detalhes das provas em fotos e vídeos.
Um único final de semana, a programação original do que rolou abaixo.(houve algumas mudanças)
PROGRAMAÇÃO Sexta-feira, 9 de setembro 08h00 - 08h10 - Shakedown Copa Petrobras 08h20 - 08h55 - 1o Treino (Grupo 1) Copa Petrobras 09h00 - 09h35 - 1o Treino (Grupo 2) Copa Petrobras 09h45 - 10h25 - 1o Treino Fórmula 3 Brasil 10h35 - 10h45 - Shakedown Stock Car 10h55 - 11h40 - 1o Treino Brasileiro de Turismo 11h50 - 12h25 - 2o Treino (Grupo 1) Copa Petrobras 12h30 - 13h05 - 2o Treino (Grupo 2) Copa Petrobras 13h55 - 14h55 - 1o Treino (Grupo 1) Stock Car 15h00 - 16h00 - 1o Treino (Grupo 2) Stock Car 16h10 - 16h20 - Classificação Copa Petrobras 16h30 - 17h30 - 1o Treino MB Challenge 17h40 - 18h00 - Classificação Fórmula 3 Brasil Sábado, 10 de setembro 07h30 - 08h15 - 2o Treino Brasileiro de Turismo 08h25 - 09h05 - 2o Treino (Grupo 1) Stock Car 09h10 - 09h50 - 2o Treino (Grupo 2) Stock Car 10h25 - Largada (Corrida 1) Copa Petrobras 11h05 - 11h25 - Classificação Brasileiro de Turismo 12h00 - 13h00 - Classificação Stock Car 13h10 - 14h10 - 2o Treino (C250) MB Challenge 14h20 - 15h20 - 2o Treino (CLA AMG) MB Challenge 16h05 - Largada (Corrida 1) Brasileiro de Turismo 16h45 - 17h05 - Classificação (CLA AMG) MB Challenge 17h15 - 17h35 - Classificação (C250) MB Challenge Domingo, 11 de setembro 08h15 - Largada (Corrida 2) Brasileiro de Turismo 10h00 - Largada CORRIDA DO MILHÃO 11h35 - Largada MB Challenge 13h05 - Largada Fórmula 3 Brasil 14h25 - Largada Copa Petrobras de Marcas 15h10 - 16h10 - Visitação aos boxes 16h50 - Largada Fórmula 3 Brasil




























































Até a Próxima...





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tipos de Tunning e Kuruma Profile

Sistema undercar parte 2, suspensão e geometria de suspensão.

Diferenças de termos para motores turbo