Stock Car
Evento
Corrida do Milhão – Stock Car.
Olá galera viciada em coceguinhas nos tímpanos, estamos aqui mais uma vez, para mais um cobertura do evento, desta vez fomos conferir a corrida do milhão da Stock Car, a importante corrida que premia o vencedor com R$ 1.000.000,00 (é muito “0”), No caso o vencedor desse ano foi Felipe Fraga, seguido por Rubinho Barrichello e Valdeno Brito, sendo que agora cada um dos três tem uma vitória milionária na carreira (Rubinho Barrichello venceu ano passado e Valdeno Brito recebeu em uma edição especial do evento em Dólares).
A disputa foi acirrada entre os dos ponteiros até o final, Rubinho largou na pole, mas não resistiu as investidas do Felipe.
A empresa responsável pela organização a Vicar, também organiza outras 4 categorias: Campeonato Brasileiro de Turismo, Mercedes-Benz Grand Challenge, Fórmula 3 e Copa Petrobras de Marcas e Pilotos.
A seguir a história de cada categoria, textos retirados dos próprios sites respectivos de cada categoria:
Mercedes-Benz Challenge
2011 - O início
Em 2011, a Mercedes-Benz voltou a suas origens e buscou inspiração em sua tradição no automobilismo mundial para lançar no Brasil uma nova categoria: o Mercedes-Benz Grand Challenge. Em seu primeiro ano, a categoria foi disputada com 8 etapas em rodada dupla, todas em conjunto com o Itaipava GT Brasil.
O grid de largada da prova inaugural, disputada no dia 21 de maio no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, região metropolitana da capital paranaense, foi composto ao todo por 22 pilotos, que utilizaram os modelos oficiais Mercedes-Benz Classe C 250 CGI.
Com cinco vitórias nas 16 corridas da temporada, a dupla de pilotos João Campos e Márcio Campos, pai e filho, garantiram o título do Mercedes-Benz Grand Challenge.
2012 - O ano da afirmação
Alterações no regulamento e sistema de disputa asseguraram ainda mais competitidade e equilíbrio à segunda temporada do Mercedes-Benz Grand Challenge. Além da categoria tradicional, entrou em cena ainda a categoria Master, específica para os pilotos Bronze, sem limite de idade. Ao final das 8 etapas da temporada a dupla de pilotos João Campos e Márcio Campos, da equipe Sicredi Racing e a bordo do Mercedes-Benz C 250 Turbo, assegurou o bicampeonato do Mercedes-Benz Grand Challenge.
2013 - Emoção à flor da pele
Em sua terceira temporada, o palco de estréia do Mercedes-Benz Grand Challenge foi o Circuito de Rua do Anhembi, em São Paulo. Compondo o Campeonato Brasileiro de Gran Turismo, a competição, que contou com o modelo oficial Mercedes-Benz C 250 Turbo, visitou ainda os autódromos de Curitiba, Interlagos e Santa Cruz do Sul, e foi decidida nas últimas curvas da prova final, em Tarumã-RS
Com os pilotos Neto De Nigris, correndo pela equipe Europamotors-Gramacho Racing, e Márcio Campos, representante da Sicredi Racing, rigorosamente empatados com 125 pontos o campeonato foi decidido pelo número de vitórias - duas de De Nigris contra três de Campos, atual tricampeão da categoria.
2014 – Novidades e nível acima da média
A quarta temporada do Mercedes-Benz Challenge começou recheada de novidades, como a estreia do modelo CLA 45 AMG Racing Series para compor a classe principal da categoria (CLA AMG Cup), correndo junto dos C250 Turbo que passaram a integrar a classe light (C250 Cup). Pilotos lutando pelo bicampeonato e mais, para escrever o nome na história como o primeiro campeão de um modelo Mercedes que estreou em competições justamente no Brasil.
A honra coube a Arnaldo Diniz Filho, que com a equipe Comark Racing conquistou duas vitórias e duas pole positions, terminando o campeonato com 94 pontos. Mas a tarefa não foi nada fácil. O vice-campeão Rodrigo Hanashiro terminou apenas três prontos atrás de Arnaldo. Neto de Nigris, campeão de 2013, fechou a competição em terceiro lugar mas faturou o título da CLA AMG Cup Master.
Na C250 Cup, Christian Möhr fechou o ano com 106 pontos e uma vitória pela RSports Racing com apenas sete pontos de vantagem para Cesare Marrucci, da Cordova Motorsports; enquanto na C250 Cup Master o título ficou nas mãos da dupla da Paioli Racing, formada por Marcos Paioli e Peter Gottschalk com 122 pontos, 11 a mais do que o vice-campeão Beto Rossi.
2015 – Grandes disputas
Foram quatro vencedores diferentes na CLA AMG Cup e a disputa pelo título sendo polarizada entre Fernando Júnior e Adriano Rabelo, dupla responsável por cinco das oito vitórias disputadas na temporada. O cearense da Cordova Motorsport começou na frente vencendo as duas primeiras corridas, mas o gaúcho da WCR Team se recuperou e passou o concorrente apresentando um desempenho constante e um ritmo fortíssimo e subiu ao pódio sete vezes em oito provas.
Na CLA Master, Carlos Kray também foi um frequentador assíduo do pódio com sete presenças entre os três primeiros (com duas vitórias), e foi o campeão em cima de Neto De Nigris.
A classe C250 Cup teve disputa apertadíssima entre Peter Michel Gottschalk e a dupla formada por Luiz Sena Jr e Cleiton Campos. Os postulantes ao título chegaram a Interlagos para a etapa final separados por apenas três pontos. Foi a briga das vitórias contra a regularidade, e com quatro triunfos, Peter “Tubarão” levou a melhor na disputa.
A dupla formada por Marcos Paioli/Peter Gottschalk chegou à final empatada com Betinho Sartório. Briga interna na equipe Paioli Racing pelo título da C250 Master. A experiente dupla, no entanto, presente no pódio em todas as corridas do ano, acabou levando a melhor:
Um dos pontos altos da temporada foi a sétima e penúltima etapa, em Interlagos. A corrida foi um dos eventos preliminares do Grande Prêmio Petrobras do Brasil de Fórmula 1.
Fórmula 3 Brasil
Criada em 1987 para substituir a Fórmula 2 Codasur, a Fórmula 3 apareceu como um campeonato Sulamericano, status que carregou até 2013, quando passou a ser um campeonato exclusivamente Brasileiro. É a categoria mais veloz do continente, e que revelou vários talentos para a Fórmula 1. Pilotos como Cristiano da Matta, Ricardo Zonta, Cristian Fittipaldi, Lucas di Grassi, Nelsinho Piquet, e outros que mantiveram ou mantêm carreira sólida em outras categorias top do automobilismo mundial, como Hélio Castroneves, João Paulo Oliveira, Luiz Razia e muitos outros.
Em 2014, a categoria voltou a ser nacional e sua organização ficou a cargo da Vicar Promoções Desportivas. Sob o guarda-chuva da empresa, a Fórmula 3 passou a integrar os eventos da Stock Car e a manter um calendário de oito rodadas duplas por temporada.
A temporada da Copa Petrobras de Marcas começou com várias novidades: a volta da Renault às competições brasileiras, trazendo o Renault Fluence, bem como as estreias de Rubens Barrichello e Nonô Figueiredo – este último como piloto e chefe de equipe.
O ano teve gratas surpresas, como os jovens Guilherme Salas e Rodrigo Baptista, além de grandes desempenhos de Gabriel Casagrande, Fábio Carbone, Vicente Orige e Thiago Marques.
Na JLM Racing a novidade era a entrada de Vitor Meira no lugar do tricampeão Ricardo Maurício. Piloto que vinha de um longo relacionamento com a Honda desde a época em que competia na Fórmula 3 passando por seus dez anos na Fórmula Indy – sempre impulsionado pelos motores japoneses – o entrosamento do brasiliense com os japoneses foi instantâneo.
Com uma pole position, quatro segundos lugares, três terceiros e três quintos, Vitor Meira agiu como economista em tempos de crise e soube guardar pontos na poupança, manteve-se longe de problemas – não abandonou nenhuma corrida – e conquistou seu primeiro título na categoria, dando à Honda mais um título entre as montadoras.
Falando sobre cada categoria, na parte técnica:
Brasileiro de Turismo e Stock Car: Ambas as categorias tem o chassis tubular, motor V8 (alimentado por carburador na Brasileiro de Turismo e injeção eletrônica na Stock Car) , tração traseira e carroceria em fibra de vidro (na Stock Car o desenho da “bolha” tem o design inspirado no Chevrolet Cruze e no Peugeot 408). O nome Stock Car vinha dá época que os carros usados pela categoria usavam o monobloco original do Chevrolet Opala e motor original com modificações visando mais potencia.
Tabela do Campeonato e mais informações:
POS | PILOTO/ EQUIPE | VITÓRIAS/ POLES |
PTS
|
---|---|---|---|
1º
| GABRIEL ROBE #35Motortech Competições |
3/0
|
122
|
2º
| EDSON COELHO JR #99W2 Racing |
0/1
|
122
|
3º
| MARCIO CAMPOS #31Motortech Competições |
2/0
|
122
|
4º
| MARCO COZZI #23C2 Team |
0/0
|
113
|
5º
| PIETRO RIMBANO #17Cimed Racing |
0/0
|
110
|
6º
| LUKAS MORAES #111RR Racing |
1/0
|
95
|
7º
| GUSTAVO MYASAVA #69J.Star Racing |
0/0
|
91
|
8º
| RAPHAEL REIS #77HiTech Racing |
0/0
|
82
|
9º
| DENNIS DIRANI #128W2 Racing |
0/1
|
72
|
10º
| ANTONIO MATIAZI #33RZ Motorsport |
0/0
|
71
|
11º
| GUSTAVO FRIGOTTO #86RKL Motorsports |
0/0
|
65
|
12º
| ADIBE MARQUES #79Cimed Racing |
0/0
|
60
|
13º
| MAURI ZACCARELLI #2Nascar Motorsport |
0/0
|
52
|
14º
| GABRIEL CASAGRANDE #83C2 Team |
2/0
|
40
|
15º
| FELIPE DONATO #9J.Star Racing |
0/0
|
17
|
16º
| DANILO ESTRELA #1Nascar Motorsport |
0/0
|
16
|
17º
| ARTUR FORTUNATO #41J. Star Racing |
0/0
|
12
|
NºCORRIDASVITÓRIASPOLESTOP 5TOP 10PONTOS
- 1º
Felipe Fraga
8872168163 - 2º
Max Wilson
6572067130 - 3º
Rubens Barrichello
11171256124 - 4º
Valdeno Brito
7770047122 - 5º
Daniel Serra
2970047117 - 6º
Marcos Gomes
8072066112 - 7º
Diego Nunes
7071027108 - 8º
Cacá Bueno
072335105 - 9º
Vitor Genz
467002698 - 10º
Allam Khodair
187005792
http://brasileirodeturismo.com.br/temporada/2016/classificacao
http://www.stockcar.com.br/Classificacao
Fórmula 3: categoria formada por monopostos, equipados com motores 2.0 litros, cabeçote multi-válvulas e preparação aspirada. Várias categorias nacionais tentaram ser o elo de ligação entre o Kart e a Fórmula 3, mas nenhuma de fato vingou.
Tabela do Campeonato e link para mais informação:
CLASSIFICAÇÃO
F3-A
Pos | Piloto | Equipe | Pontos |
---|---|---|---|
1 | #34 Matheus Iorio | Cesário F3 | 102 |
2 | #77 Guilherme Samaia | Cesário F3 | 60 |
3 | #54 Carlos Cunha | CF3 | 47 |
4 | #12 Thiago Vivacqua | Hitech Racing | 40 |
5 | #41 Artur Fortunato | Fortunato F3 Racing | 39 |
6 | #12 Christian Hahn | CF3 | 33 |
7 | #43 Pedro Cardoso | Hitech GP | 31 |
8 | #27 Matheus Muniz | Prop Car Racing | 26 |
9 | #91 Leonardo de Souza | Kemba Racing | 22 |
10 | #10 Luiz Felipe Branquinho | RR Racing | 11 |
11 | #87 Leonardo Raucci | RR Racing | 9 |
12 | #55 Igor Fraga | Prop Car Racing | 5 |
13 | #95 Yurik Carvalho | Hitech Racing | 5 |
F3-LIGHT
Pos | Piloto | Equipe | Pontos |
---|---|---|---|
1 | #52 Pedro Caland | Hitech GP | 78 |
2 | #48 Renan Pietrowski | Prop Car Racing | 60 |
3 | #3 Leandro Guedes | RR Racing Light | 0 |
http://formula3brasil.com.br/temporada/2016/classificacao
Grand Challenge: essa categoria monomarca começou com o C250 CGI de motor longitudinal e tração traseira e depois virou categoria de base para a CLA AMG, que usa o topo de linha do CLA, com motor transversal e tração integral, ambos com motor 2.0 Turbo.
Tabela e link mais informação:
POS | PILOTO/ EQUIPE | VITÓRIAS/ POLES |
PONTOS
|
---|---|---|---|
1º
| ARNALDO DINIZ FILHO(#77)Comark Racing |
1/1
|
69
|
2º
| FERNANDO FORTES(#32)Mottin Racing |
0/0
|
54
|
3º
| LUIZ CARLOS RIBEIRO(#19)Ourocar |
0/0
|
52
|
4º
| ADRIANO RABELO (#33)Cordova Motorsports |
0/0
|
50
|
5º
| BETÃO FONSECA (#60)Center Bus Sambaiba Racing |
0/0
|
47
|
6º
| ROGER SANDOVAL(#20)Mottin Racing |
0/0
|
45
|
7º
| PIERRE VENTURA (#10)CKR Racing |
0/0
|
38
|
8º
| RENATO BRAGA (#555)RSports Racing |
0/0
|
36
|
9º
| CRISTIAN MOHR (#3)WCR |
0/0
|
32
|
10º
| MARCELO HAHN (#16)Blau Motorsport |
0/0
|
30
|
11º
| CLAUDIO DAHRUJ (#27)L3 Motorsport |
0/0
|
29
|
12º
| JOSÉ VITTE (#90)Cordova Motorsports |
0/0
|
29
|
13º
| LORENZO VARASSIN/PAULO VARASSIN (#37)Cordova Motorsports |
0/0
|
29
|
14º
| CARLOS KRAY (#46)CKR Racing |
0/0
|
22
|
15º
| JOSÉ HENRIQUE ASSUNÇÃO (#46)CKR Racing |
0/0
|
22
|
16º
| FERNANDO JUNIOR (#6)WCR |
0/0
|
20
|
17º
| NETO DE NIGRIS (#11)L3 Motorsport |
0/0
|
16
|
18º
| FERNANDO POETA (#18)Sul Racing |
0/0
|
16
|
19º
| FERNANDO AMORIM(#88)Fiolux / Rsports Racing |
0/0
|
15
|
20º
| PAULO TOTARO (#45)Scuderia 111 |
0/0
|
8
|
21º
| CESAR FONSECA (#61)Center Bus Sambaiba Racing |
0/0
|
6
|
22º
| VICTOR GUERIN (#16) |
0/0
|
5
|
23º
| DANILO PINTO (#76)Scuderia 111 |
0/0
|
4
|
CLASSIFICAÇÃO 2016
Mercedes-Benz
http://mbchallenge.com.br/temporada/2016/classificacao#.V9mFd5grLcc
Copa Petrobras de Marcas: Categoria baseada no TC2000 Argentina, nessa categoria de turismo, os bólidos usam como base o monobloco original (Honda Civic, Toyota Corolla, Chevrolet Cruze, Ford Focus e Renault Fluence), ou seja, todos são tração dianteira e usam motor Berta Argentino(baseado no Ford Duratec) montado em posição transversal.
Tabela do Campeonato e link mais informação:
POS | PILOTO | EQUIPE | VITÓRIAS | POLES | PONTOS |
1 |
Gustavo Martins
JLM Racing
| 1 | 1 | 150 | |
2 |
Vicente
Orige
JLM Sport
| 1 | 1 | 148 | |
3 |
Nonô Figueiredo
Onze Motorsport
| 1 | 0 | 137 | |
4 |
Thiago Marques
RZ Motorsport Toyota
| 1 | 0 | 132 | |
5 |
Gabriel Casagrande
C2 Team
| 0 | 0 | 122 | |
6 |
Guilherme Salas
Greco Competições
| 1 | 1 | 97 | |
7 |
Daniel Kaefer
JLM Racing
| 1 | 0 | 97 | |
8 |
Carlos Souza
JLM Sport
| 0 | 0 | 95 | |
9 |
William Starostik
C2 Team
| 0 | 0 | 75 | |
10 |
Patrick Choate
RZ Motorsport Toyota
| 0 | 0 | 60 | |
11 |
Felipe Tozzo
Friato Racing Team
| 0 | 0 | 59 | |
12 |
Fabio Carbone
Greco Competições
| 0 | 0 | 58 | |
13 |
Renan Guerra
R Sports
| 0 | 0 | 53 | |
14 |
Luiz Razia
RZ Motorsport Toyota
| 0 | 0 | 51 | |
15 |
Marcelo Rocha
Friato Racing Team
| 0 | 0 | 50 | |
16 |
Beto Monteiro
R Sports
| 0 | 0 | 32 | |
17 |
Ricardo Gargiulio
| 0 | 0 | 30 | |
18 |
M. Romanini/T. Klein
Paraguay Racing Team
| 0 | 0 | 26 | |
19 |
Odair dos Santos
Paraguay Racing Team
| 0 | 0 | 25 | |
20 |
Marcio Basso
Onze Motorsport
| 0 | 0 | 23 | |
21 |
Ayman Darwich
R Sports
| 0 | 0 | 19 | |
22 |
Cesar Bonilha
Friato Racing Team
| 0 | 0 | 19 | |
23 |
Renato Braga
R Sports
| 0 | 0 | 15 | |
24 |
R. Sperafico
RZ Motorsport Toyota
| 0 | 0 | 9 |
http://brasileirodemarcas.com.br/temporada/2016/classificacao#.V9mGuJgrLcf
Veja mais detalhes das provas em fotos e vídeos.
Um único final de semana, a programação original do que rolou abaixo.(houve algumas mudanças)
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira, 9 de setembro
08h00 - 08h10 - Shakedown Copa Petrobras
08h20 - 08h55 - 1o Treino (Grupo 1) Copa Petrobras
09h00 - 09h35 - 1o Treino (Grupo 2) Copa Petrobras
09h45 - 10h25 - 1o Treino Fórmula 3 Brasil
10h35 - 10h45 - Shakedown Stock Car
10h55 - 11h40 - 1o Treino Brasileiro de Turismo
11h50 - 12h25 - 2o Treino (Grupo 1) Copa Petrobras
12h30 - 13h05 - 2o Treino (Grupo 2) Copa Petrobras
13h55 - 14h55 - 1o Treino (Grupo 1) Stock Car
15h00 - 16h00 - 1o Treino (Grupo 2) Stock Car
16h10 - 16h20 - Classificação Copa Petrobras
16h30 - 17h30 - 1o Treino MB Challenge
17h40 - 18h00 - Classificação Fórmula 3 Brasil
Sábado, 10 de setembro
07h30 - 08h15 - 2o Treino Brasileiro de Turismo
08h25 - 09h05 - 2o Treino (Grupo 1) Stock Car
09h10 - 09h50 - 2o Treino (Grupo 2) Stock Car
10h25 - Largada (Corrida 1) Copa Petrobras
11h05 - 11h25 - Classificação Brasileiro de Turismo
12h00 - 13h00 - Classificação Stock Car
13h10 - 14h10 - 2o Treino (C250) MB Challenge
14h20 - 15h20 - 2o Treino (CLA AMG) MB Challenge
16h05 - Largada (Corrida 1) Brasileiro de Turismo
16h45 - 17h05 - Classificação (CLA AMG) MB Challenge
17h15 - 17h35 - Classificação (C250) MB Challenge
Domingo, 11 de setembro
08h15 - Largada (Corrida 2) Brasileiro de Turismo
10h00 - Largada CORRIDA DO MILHÃO
11h35 - Largada MB Challenge
13h05 - Largada Fórmula 3 Brasil
14h25 - Largada Copa Petrobras de Marcas
15h10 - 16h10 - Visitação aos boxes
16h50 - Largada Fórmula 3 Brasil
Até a Próxima...
Comentários
Postar um comentário