Tipos de Tunning e Kuruma Profile

Rat Look



Olá galera que já pensa em modificar o carro antes de ter comprado, estamos aqui hoje pra retomar nossa série de  matérias sobre estilos de modificação, desta vez vamos falar de um estilo que está se tornando bastante popular no Brasil, vamos falar sobre o Rat Look.
Mas para entendermos e falar sobre o Rat Look, vamos pincelar sobre alguns estilos de tunning que vieram antes dele.
Bom, um deles é o Hot Rod, este movimento surgiu no período segunda guerra mundial, quando jovens americanos não tinham dinheiro para comprar os lançamentos da indústria automotiva local (que também estava ocupada fabricando armas e equipamentos de guerra) , a solução que eles encontraram foi comprar carros da década de 10 até o pós-guerra e modifica-los ao seu gosto,  muitas vezes aproveitando o chassis e colocando motores mais fortes, modificando os originais, ou colocando motores mais atuais, podemos assim dizer que foram os precursores do Engine Swap e também não tem como comentar as provas de velocidade máxima no deserto de Bonneville e Salt Lake, onde eram colocado a prova o desempenho desses carros, a cultura é tão forte, que mesmo aqueles que tinham condição de comprar carros mais atuais nos padrões da época, quando o Estados Unidos já tinham se reerguido economicamente, a cultura dos Hot Rods já haviam se estabelecido e claro, várias fabricantes de peças para a criação de Hot Rods já estavam fazendo sua história,  como a MoonEyes a mais famosa companhia de peças de performance e personalização de Hot Rods, fundada por Dean Moon em 1950 e depois de sua morte, a empresa é comandada por Shige Suganuma, uma curiosidade é que Dean Moon era amigo de nada mais nada menos que o ex-fazendeiro Texano que depois se tornou piloto, preparador e fundou sua própria empresa,  Carroll Shelby, fundador da Shelby Motors onde construiu o primeiro Shelby Cobra nos galpões da MoonEyes, vamos falar sobre Carroll Shelby em um post em breve, mas voltando a nossa matéria, para manter a carroceria de seu Hot Hods era algo que necessitava de bastante cuidados especiais e dinheiro, algo que nem todos tinham na época, ai temos outra vertente e ramificação da cultura Hot Rod, os Rat Rods, como pra alguns os cuidados estéticos, muitos deixavam a carroceria dos seu Hot Rods e Street Rods (são carros que os antigos americanos, cujo o conjunto de rodas e pneus ficam para dentro do paralamas) enferrujarem de forma involuntária, assim surgiram os primeiro Rat Rods (a palavra Rat, traduzindo significa, veiculo reciclado transitável, apesar de também significar: rato. Claro que apenas no visual, no quesito equipamentos de segurança e mecânica eram mantidos de forma impecável.

Hot Rod

Street Rod

Rat Rod


E aqui no Brasil e vários outros países adaptaram seus veículos para serem personalizados ao estilo Rat Rods,  na Alemanha por exemplo,  criou o Rat Look, onde mesclam o estilo Rat Rod e Resto Cal e esse estilo de personalização chegou em nosso país com tudo, usando modelos Volkswagen refrigerados a ar e seu derivados, imaginem um Resto Cal (mais baixo, com bitola dianteira mais estreita, bagageiro no teto) mas com uma carroceria desgastada pelo tempo (de forma controlada), porem  assim como os Rat Rods, com mecânica, elétrica e parte estrutural mantidas de forma impecável. Nós fizemos um vídeo com 2 exemplares  do membro do clube Máfia Ratvolks, o Fusca vermelho do nosso amigo Paullus Caiaffa e o Fusca  1972 verde do Jhonatan Mathias (que nem é Rat é, mas no vídeos eles explicam sobre o espirito do clube deles).





No vídeo vocês iram ver os dois exemplares , mas vamos resumir um pouco sobre os dois carros, o Fusca vermelho (e marrom da ferrugem) do Paullus é a definição máxima do Rat Look, ele tem um bagageiro, com muitos objetos de época em cima dele, inclusive uma TVzinha com uma foto da trupe do Chaves, alguns “easter eggs” com a inscrição “RAT” em partes do carro, uma antena de rádio PX, entre outros detalhes, no interior, detalhe para a alavanca de cambio alongada o que faz confundir a cabeça daqueles que não estão acostumados a dirigi-lo (bom, eu fui um deles), duas caixas de som, uma feita com cano de PVC e outra com um barril de chopp.
Outro exemplar, do Jhonatan tem a exclusiva cor Verde Tropical de carroceria impecável, com estilo próprio, nem Rat, nem California Look ou Resto Cal, nem German Look, pneus faixa branca, bagageiro e uma prancha de surf na traseira, mas o mais importante desse carro, não se vê, o carro dele, foi do pai dele e depois de muito tempo, ele o pai compraram-no de volta e agora está na mão do nosso recente amigo Jhonatan e agora ele vai deixa-lo ainda mais impecável, provando que muitas vezes a paixão pelo carro é hereditária.

Confiram a nossa über galeria + vídeos sobre esses dois exemplares da Máfia RatVolks:




























Bom galera é isso ai, espero que tenham curtido, continuem nos acompanhando e até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistema undercar parte 2, suspensão e geometria de suspensão.

Diferenças de termos para motores turbo