Estilos de Tuning

Estilos de tuning

Rat Look



Olá galera que já pensa em modificar o carro antes de ter comprado, estamos aqui hoje pra retomar nossa série de  matérias sobre estilos de modificação, desta vez vamos falar de um estilo que está se tornando bastante popular no Brasil, vamos falar sobre o Rat Look.
Mas para entendermos e falar sobre o Rat Look, vamos pincelar sobre alguns estilos de tunning que vieram antes dele.
Bom, um deles é o Hot Rod, este movimento surgiu no período segunda guerra mundial, quando jovens americanos não tinham dinheiro para comprar os lançamentos da indústria automotiva local (que também estava ocupada fabricando armas e equipamentos de guerra) , a solução que eles encontraram foi comprar carros da década de 10 até o pós-guerra e modifica-los ao seu gosto,  muitas vezes aproveitando o chassis e colocando motores mais fortes, modificando os originais, ou colocando motores mais atuais, podemos assim dizer que foram os precursores do Engine Swap e também não tem como comentar as provas de velocidade máxima no deserto de Bonneville e Salt Lake, onde eram colocado a prova o desempenho desses carros, a cultura é tão forte, que mesmo aqueles que tinham condição de comprar carros mais atuais nos padrões da época, quando o Estados Unidos já tinham se reerguido economicamente, a cultura dos Hot Rods já haviam se estabelecido e claro, várias fabricantes de peças para a criação de Hot Rods já estavam fazendo sua história,  como a MoonEyes a mais famosa companhia de peças de performance e personalização de Hot Rods, fundada por Dean Moon em 1950 e depois de sua morte, a empresa é comandada por Shige Suganuma, uma curiosidade é que Dean Moon era amigo de nada mais nada menos que o ex-fazendeiro Texano que depois se tornou piloto, preparador e fundou sua própria empresa,  Carroll Shelby, fundador da Shelby Motors onde construiu o primeiro Shelby Cobra nos galpões da MoonEyes, vamos falar sobre Carroll Shelby em um post em breve, mas voltando a nossa matéria, para manter a carroceria de seu Hot Hods era algo que necessitava de bastante cuidados especiais e dinheiro, algo que nem todos tinham na época, ai temos outra vertente e ramificação da cultura Hot Rod, os Rat Rods, como pra alguns os cuidados estéticos, muitos deixavam a carroceria dos seu Hot Rods e Street Rods (são carros que os antigos americanos, cujo o conjunto de rodas e pneus ficam para dentro do paralamas) enferrujarem de forma involuntária, assim surgiram os primeiro Rat Rods (a palavra Rat, traduzindo significa, veiculo reciclado transitável, apesar de também significar: rato. Claro que apenas no visual, no quesito equipamentos de segurança e mecânica eram mantidos de forma impecável.

Hot Rod

Street Rod

Rat Rod


E aqui no Brasil e vários outros países adaptaram seus veículos para serem personalizados ao estilo Rat Rods,  na Alemanha por exemplo,  criou o Rat Look, onde mesclam o estilo Rat Rod e Resto Cal e esse estilo de personalização chegou em nosso país com tudo, usando modelos Volkswagen refrigerados a ar e seu derivados, imaginem um Resto Cal (mais baixo, com bitola dianteira mais estreita, bagageiro no teto) mas com uma carroceria desgastada pelo tempo (de forma controlada), porem  assim como os Rat Rods, com mecânica, elétrica e parte estrutural mantidas de forma impecável. Nós fizemos um vídeo com 2 exemplares  do membro do clube Máfia Ratvolks, o Fusca vermelho do nosso amigo Paullus Caiaffa e o Fusca  1972 verde do Jhonatan Mathias (que nem é Rat é, mas no vídeos eles explicam sobre o espirito do clube deles).




No vídeo vocês iram ver os dois exemplares , mas vamos resumir um pouco sobre os dois carros, o Fusca vermelho (e marrom da ferrugem) do Paullus é a definição máxima do Rat Look, ele tem um bagageiro, com muitos objetos de época em cima dele, inclusive uma TVzinha com uma foto da trupe do Chaves, alguns “easter eggs” com a inscrição “RAT” em partes do carro, uma antena de rádio PX, entre outros detalhes, no interior, detalhe para a alavanca de cambio alongada o que faz confundir a cabeça daqueles que não estão acostumados a dirigi-lo (bom, eu fui um deles), duas caixas de som, uma feita com cano de PVC e outra com um barril de chopp.
Outro exemplar, do Jhonatan tem a exclusiva cor Verde Tropical de carroceria impecável, com estilo próprio, nem Rat, nem California Look ou Resto Cal, nem German Look, pneus faixa branca, bagageiro e uma prancha de surf na traseira, mas o mais importante desse carro, não se vê, o carro dele, foi do pai dele e depois de muito tempo, ele o pai compraram-no de volta e agora está na mão do nosso recente amigo Jhonatan e agora ele vai deixa-lo ainda mais impecável, provando que muitas vezes a paixão pelo carro é hereditária.

Confiram a nossa über galeria + vídeos sobre esses dois exemplares da Máfia RatVolks:



























Bom galera é isso ai, espero que tenham curtido, continuem nos acompanhando e até a próxima.


Restomod

Olá galera do KM, a um tempo atrás postamos sobre o Pro-Touring, que são muscle-cars com modificações modernizadas, que focam a melhora de performance, sendo atualizados, suspensão, freios, direção e até conjunto de drivetrain (motor e cambio). Na verdade o Pro-Touring é uma ramificação do Restomod.

Porsche 964, modificado pela Singer, visual antigo, com acabamento, comportamento dinâmico e desempenho digno de um 911 GT3.

Explicando, o Restomod são carros antigos restaurados em um padrão totalmente fora do casual, como já explicamos no post sobre Pro-Touring e resumimos um pouco no primeiro parágrafo, é tudo que já vimos, porém o Restomod, engloba todos os carros antigos de todas as partes do mundo, não só muscle-car americanos, não há um tipo de veiculo especifico, para se montar um Restomod, pode ser jipe, hatch, coupe, cabriolet, roadster, etc...

Nissan Fairlady Z (S30) da RockyAuto, não tem como não notar o motor RB26 do Skyline GT-R, porem aspirado.


Ou seja, existem no mundo vários tipos de antigos e em todos os cantos do planeta e de diversas marcas, com aquele visual bem discreto, porem com toda mecânica “high-tech”, com estabilidade, poder de frenagem, desempenho e até consumo (apesar de quem modifica um carro e quer desempenho, consumo é um problema ignorado) sim, uma antigo com comportamento dinâmico e desempenho de um carro moderno.

RingBrother Chevelle 1966, que de 1966 só a carcaça, o carro é equipado com motor GM LS7 supercharger, muita gente estranha o tamanho das rodas, mas é um mal necessário, afinal, é o que dá pra fazer, para caber os freios Brembo.


As modificações mais comuns são, na parte da suspensão, são re-calibradas a carga de mola e amortecedores (se possível a instalação de suspensão do tipo coil-over), buchas mais rígidas (de borracha, ou outro material mais rígido, como exemplo, poliuretano), barras estabilizadoras de maior espessura, e casos mais extremos, um re-trabalho de geometria e curso de suspensão, com peças como eixo ou braços oscilantes (vulgo bandejas da suspensão) re-projetadas. Nos freios adotam-se geralmente adaptações de sistema a discos nas quatro rodas (em carros mais antigos, dependendo da época era comum que carros saíssem de fábrica com freio a tambor nas quatro rodas!!!) é comum a instalação de kit de freio de marcas como: Brembo, Wilwood, AP Racing, etc..., no drivetrain há a possibilidade da troca do sistema de alimentação e/ou ignição do sistema original (geralmente alimentação por carburado e ignição por platinado) por um mais moderno como injeção/ignição eletrônica ou a troca de motor e/ou cambio por de outro modelo mais atual, o famoso engine swap. Carros/jipes, com carroceria separada do chassis, é feito um outro chassis, mais reforçado, ou com adaptações para adotar outro tipo de suspensão (um exemplo, um chassis originalmente equipado com dois eixos-rígido , sofre modificações para receber suspensão do tipo double wishbone na dianteira e multi-link na traseira, claro que em carroceria tipo monobloco também há essa possibilidade, porem, é bem mais trabalhoso e requer recortes no monobloco, para mais adaptações, requerendo reforços estruturais. Falando em reforços estruturais, o uso de roll-cage (gaiola interna) também é aceitável e altamente recomendável.

Icon Land Cruiser FJ40, até jipes entram na onda do RestoMod, o parente do nosso Toyota Bandeirantes, recebe mecânica atualizada. 


E finalmente a parte visual, que usualmente requer rodas maiores e de designer mais atual, o que não é aceito por muitos, mas essencial para acomodar os freios, muitas vezes de grandes dimensões. E poucos apêndices aerodinâmicos são instalados, para manter o visual o mais autentico possível, mas claro há exceção.

Alguns exemplos de grandes nomes do Restomod, são os jipes da ICON, os clássicos japoneses da Rocky Auto , Porsches da Singer e os Muscle Cars da Ringbrothers.

Acima, você o restomod mais comentado do momento, seguindo a mesma receita da Rocky Auto.

Euro Look

um estilo peculiar, como o nome diz, da uma ideia de carros europeu ou de marcas europeias(Volkswagen,Peugeot, Renault,etc...) , o euro look é um estilo inspirado em carros de turismo DTM, tem como características carroceria baixa, geralmente com rodas com bordas mais largas que a banda de rodagem do pneu (stretched tyres) e as rodas traseiras mais largas que a dianteiras (staggerred wheels) estas, por sua vez podem ser OEM ou OEM+, mas a escolha é geralmente a favor das alemães BBS,  geralmente de aros 14 a 19, e suspensão fixa, rosca ou a ar, os mais exigentes usam marcas como Koni, Ei-Bach, Bilstein, H&R, entre outras. 
 Na carroceria, poucas modificações visuais, apenas existe na escolha de corres, que os carros tenham cores vivas, variados tons de cinza, preto, branco ou prata, são minoria, mesmo aqui no Brasil, que as pessoas optam por essas cores, preferem, cores mais vivas, seguindo o mesmo padrão europeu.
Os motores precisam ter pelo menos um preparação leve, com cabos de velas coloridos e filtros de ar cromados, e o minimo de de fios e cabos aparentes(wire-tuck), as peças da carroceria, como portas, capo ou tampa do porta-malas podem ser substituída por peças feitas de fibra de vidro ou fibra de carbono, os bancos geralmente concha, pode se usar bancos de modelos mais luxuosos de marcas como BMW, Audi ou Mercedes-Benz, e o painel com vários instrumentos (funcionais, claro).

Euro Look e suas ramificações:
  • German Look: todas as caracteristicas citadas acima, restrito a carros alemães e tambem mais comum em fuscas e derivaodos estes geralmente usam peças da prima Porsche, como volante, piscas, instrumentos de painel e rodas(como as famosas Fuchs).
  •  Swiss Look: basicamente o carro recebe mais detalhes esternos cromados.
  •  Sleeper Look: veiculo com visual externo original, mas debaixo do capo...rapaiz!!!!!????
  •  Race Look: carros com interior depenado e reforços extruturais internos como santo antonio(gaiola interna).
  •  Dirty Look ou Old School: carroceria preta, rodas vermelhas faixa branca nos pneus e carroceria largada no chão.
  • V dub: engloba todas as carateristicas acima, mas é mais comum nos EUA.
  •  Rusty Style: suspa baixa e detalhes da carroceria ou ela toda enferrujada propositalmente.
Falando em EUA, existem mais 2 outros estilos, mas como o foco é Euro Look, mas não tem como não citar o California Look ou Cal Look, motor cromado e rodas cromadas(e preparado), rack no teto e suspa baixa são as carateristicas desse movimento, a marca de peças que mais se destaca é a EMPI.este estilo, veio dos surfistas de california que não tinham poder aquisitivo o suficiente e precisavam de um carro de manutenção baixa e robusta, ai escolheram os VW refrigerados a ar e seus derivados, ou os Hilmann Imp. e a tambem um estilo Rat Rod ou Wood Ride, com carros de suspensão baixa e carroceria enferrujada propositalmente ou preta inspirada nos Hot Rods americanos.







JDM 

 JDM vem de Japan Domestic Market,são carros japoneses ou de marcas japonesas (Honda, Nissan, Toyota ,etc... com peças de marcas japonesas (Volk,HKS,Bride,etc...)este estilo visa, principalmente performance, motor suspensão e freio em acertos equilibrados entre si,e as vez o peso dos carros são alividos, são dispensados alguns acessorios considerado superfluos e as vezes algumas peças externas com capo, tampas do porta malas ou portas, são substituidas por peças de material mais leve,como fibra de vidro ou carbono, visualmente rodas que vão de aro 13 ao 17, e body kits discretos e funcionais, que não alteram muito as linhas originais do veiculo, alias muitos nem modificam a carroceria, o deixam os carros mais "sleeper"(visual original com motor fortemente preparado)visual bem mais discreto que os tunning com seus neons embaixo do carro e body-kits exagerados. o que ajuda no JDM é as marcas japoneses tem seu "braços"esportivo, pra fazer sua "malcriações" nos carros,ou seja até um Nissan March pode ser modificado. em alguns paises(menos os nosso)tem as divisões de modificados de fabrica.alguns exemplos: 

 Honda - Mugem e a Spoon(esta não oficial)
 Nissan - Nismo
 Mazda - Mazdaspeed
 Mitsubishi - Ralliart
 Toyota - TRD e Tom's
 Subaru - St

Resumidamente nesse estilo, há um variado leque de opções de peças "Aftermarket"(Ou seja peças de personalização e de performance feitas por marcas como já citadas como: Bride (bancos), RAY'S (Rodas), HKS (Performance em geral), Endless (freio), etc..; Compradas pós a compra do veículo ou da marca das respectivas preparadoras das marcas japonesas, existem até lojas próprias para isso como a Autobacs, que é um paraíso do entusiasta JDM, ou quem quiser também existem as preparadoras independentes que na maioria das vezes são especializadas em várias marcas, algumas até famosa em games como a HKS, Mine's, Monster,Amuse, entre outras (algumas mais famosas outras nem tanto, mas igualmente fantásticas.
claro não vamos esquecer que em vários países fora o que originou esse estilo onde há muitos fãs, existem diversas preparadoras e mas as vezes (muitas vezes por falta de grana ou falta de mão-de-obra especializada) a unica saída é o próprio dono montar seu carro, sozinho ou num grupo de amigos, isso agrega conhecimento e fortalece os laços de amizade, isso acontece não apenas com quem segue a cultura JDM, mas várias outras.  









 Pro-Touring








 Movimento mais voltado para performance do que para estética,os carros base deste estilo são Muscle-car(ex:Dodge Charger, GM Camaro, Ford Mustang, todos eles da década de 60 e 70)mas com a chassis atualizado, o motor tem que ser voltado para pistas de corridas, pro-solo e auto-cross e não para arrancada, com durabilidade, lubrificação melhorada, preparação pra render bem numa faixa de rotações mais amplas e suspensão e freios atualizados, compatível com a preparação do motor, na maioria das vezes a preparação de chassis tornasse mais eficiente que o do motor, alivio de peso mais concentrado na frente, pra dividir melhor o peso pra ficar o mais perto do 50% frente e 50% tras.com este tipo de preparação, os "vovôs" andam na frente de muio carro esportivo novo por ai, nunca subestime um muscle clássico, pode ser um erro se pensar na idade do carro como um peso(que alias pode não ter tanto peso assim) 
Uma marca conhecida para quem vai montar um Pró-Touring é a Hotchkis, essa marca produz componentes de suspensão com projeto redefinido ao original de fábrica (ponto de fixação é o msm)como braços de suspensão,vulgo bandejas(ai se um professor meu do SENAI lê isso,ele odeia nomes populares das peças), buchas de P.U. ou poliuretano, barras estabilizadores mais grossas, sistemas Coil-Over, enfim tudo para deixar a suspensão desse bando de músculo americano, além de acelerar fazer curva, a concepção do projeto de suspensão não é dos mais atuais (afinal foram carros concebidos no final da década de 60 e começo da década de 70), mas eles fazem o possível para atualizar e bom, dá certo os carros equipados com kits de up-grade de suspensão da Hotchkis, fazem essas antigas "barcas" fazerem curvas tão bem que deixam donos de esportivos e super-esportivos atuais arrancando os cabelos, claro que existem várias marcas que vendem kit de suspensão similar ao dá Hotchkis, mas essa ainda a mais lembrada.
Saber contornar curvas e ter um motor forte é bom, mas o sistema de freio merece atenção na preparação desses carros também, pra isso, há kits de freio de diferentes marcas, como Wilwood, AP Racing e a tradicional marca italiana, Brembo,mas para evitar ser chamado de herege, nada mais justo que instalar um kit Willwood, para mostrar o orgulho americano e pra finalizar um jogo de rodas que obrigatoriamente têm que ser maior para abrigar pneus conteporaneos e os freios com discos maiores.  



Sleeper


Eis um estilo de tuning que não "discrimina" o país de origem, carro Sleeper é um carro Sleeper em qualquer parte do mundo, ou seja, você pode ter um carro alemão Sleeper, ou americano Sleeper, um nacional Sleeper, um japonês Sleeper, etc... Mas o que seria esse "dorminhoco" (traduzido do ingles: Sleeper), este termo é usado para carros que por fora aparentam total originalidade, porém tem a mecânica totalmente modifica (fortemente, diga-se de passagem), aqui no Brasil (hue hue hue br br br) poderia ser chamado de Mineiro Look, não se sabe ao certo o porquê de apenas fazer modificações internas, o mais provável (ahhhhh vááááá!!!!????) que seja para topar por ai com desavisados e dar-lhes aquela bucha. O nível de originalidade externa é tão grande que alguns até mantem os carros equipados com pneus nas medidas de fábrica, alguns até mantém conjunto roda de aço+calota. A seguir iremos mostrar fotos de exemplos de Sleepers que são verdadeiros "pega-trouxa".

 Aqui no caso temos um Sleeper de fábrica feito pela TRD (Toyota Racing Development), apesar que, na verdade trata-se de um Pro-Mod, com "bolha" de um Camry, mas não há como negar que por fora é um camry "comum".
 Esse é a versão americana do nosso Chevette Hatch, equivalente a segunda geração daqui, esse Chevette tem instalado no cofre um motor V8 big block de 427 polegadas cúbicas (o equivalente a 7.2 lts.)












Aparentemente esse Civic EG, parece normal, mas veja que no cofre do motor está instalado o famoso motor girador K20A2, 2.0 lts e 220CV,sem qualquer sistema de indução forçada e o famoso sistema de variador de levante e tempo de abertura das válvulas (em breve uma máteria sobre o assunto)VTEC.



















Comentários

  1. Interessante! O conceito "Sleeper" realmente é uma armadilha bacana para pegar de surpresa os falastrões que acham que seus posantes originais são o máximo e ficam desqualificando carros que julgam inferiores por conta da aparência externa.

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    1. Agradecemos o prestigio, nunca julgue o livro pela capa...

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