Kuruma Legends

Kuruma Legends


Esta página é dedica as lendas do mundo automotivo ou automobilístico, sejam elas maquinas, ou pessoas ligadas à carros.

Textos: Daniel Yoiti Hidaka Urata


                               Australia
 
Holden Commodore SS Vs. Ford Falcon XR8


Ola galera viciada em ouvir ronco de motores, nosso ultimo encontro dessa seção, foi com o Honda NSX, do Japão, agora vamos para a Oceania, mais precisamente na Australia, e desta vez vamos falar de duas lendas, porque a rivalidade desses dois, vem sendo disputada, travada a decadas e não tem como falar de um e deixar seu arqui-rival de fora, estamos falando da dupla: Holden Commodore Vs. Ford Falcon...ou seria Ford Falcon Vs. Holden Commodore, o fato q ambos são Super Ssloons, enormes sedans equipados com motor V8 em suas versões maos tradicionais.
E onde essas batalhas geralmente acontecem, nos varios circuitos que fazem parte do certame do calendario da V8 supercar...que é a stock car australiana, alias, na humilde opinião desse humilde redator, a unica que mantem na sua essencia, o nome Stock Car, se perceberem bem, a Nascar e depois a Stock Car brasileira, usam a muito tempo um bólido que está mais para protótipo, do que um Stock Car, simplesmente por no lugar da estrutura standard (ou stock, ou ñ modificada) eles usam chassis tubular, carroceria de fibra de vidro (ou dd carbono, ou kevlar) e motor padronizado, ao contrario da V8 supercar, em que os modelos usam o mesmo monobloco e motor de sua própria fabricante, até o painel com DVD elea mantem, para passar o "merchan" de cada patrocinador, bom o fato de serem tão rivais fazem que criem um "pacto" em que tanto a Holden, quanto a Ford, façam seus carros chefes, tão semelhantes em dimensões e motorizações....bom o um deles, o Brasil conhece muito bem, o Holden Commodore foi vendido aqui como Chevrolet Omega, em 2001 até 2013, sendo conhecido como Omega australiano, porem apenas importado com a versão mais "fraca" a V6, porem para o mercado domestico, era ofercido tambem a versão com motor 5.7 V8, o primeiro Commodore foi lançado em 1978 e está em sua 5ª geração, enquanto seu maior rival, O Ford Falcon é mais antigo, sendo introduzido em 1960 e está em sua 7ª geração.
Como manda o figurino, ambos eram sedans mid-size e cresceram, não só em tamanho como também a rivalidade entre eles, o automobilismo é um esporte muito popular na Australia e esses carros tiveram e tem muita tradição na maior categoria do automobilismo astraliano, a V8 Supercar, a maior categoria de carros de turismo do país, a rivalidade entre esses dois é comparada ao Palmeiras e Corinthians, as vezes até seus fãs mais fervorosos até "saem na mão" nas corridas, o Holden Commodore mais forte usa um V8 (LS3) 5.7 na versão SS enquanto o Falcon XR8 usa um V8 351 com também 5.7 litros, o que deixa as coisas bem "americanizadas", porem vestindo um traje mais "social esporte", apesar de não tão serem esportivos no visual, são a principal estrela da V8 Supercar, verdadeira banheiras sobre rodas, fazendo miséria em pistas como Mount Panorama, ou Barthrust. Vamos parar de falar escrever e vamos mostrar.


Até aviões eles desafiaram
 

  Holden Commodore SS de rua.
Ford Falcon XR8 de rua
E o comparativo dos modelos de uso civil.
Para saber mais detalhes da V8 Supercar (bom, outras montadoras como Mercedes-Benz, Nissan e Volvo tentam tirar essa dupla local do topo da cadeia alimentar da categoria, porém não é uma tarefa simples), clique no link: http://www.supercars.com/ 
Até a próxima.


Japão

Honda/Acura NSX




Honda/Acura NSX NA2 (azul) e NA1(prata)


Olá galera, Hoje vamos abrir uma nova serie de post sobre as lendas que marcaram época(s) no mundo automotivo. Vamos abrir essa série com um dos maiores ícones da industria automobilística mundial dos anos 90 (infelizmente esse carro não foi importado oficialmente no Brasil). estamos falando do Honda NSX, que apesar de ter um motor aspirado de menos de 300CV, (inicialmente 270CV, para ser mais exato) era considerado um super-esportivo, por seu design e sua excelente dinâmica, sendo a fonte de inspiração para o projetista Gordon Murray (um dos responsáveis pelo Mclaren Honda MP4/4) o carro com melhor aproveitamento em uma temporada na F1 em 1988 nas mão da dupla Senna/Prost, deixou de ganhar apenas uma corrida na temporada e ultimo campeão da era turbo da F1) “lapidar” a dinâmica seu Mclaren F1, o super-esportivo que em 1998 bateu o recorde de velocidade máxima para um carro produzido em série com a marca de 386 km/h.
Honda HP-X 

Bom, mas estamos falando do Honda NSX (siglas de New Sportcar eXperimental) foi baseado no protótipo HP-X (Honda Pininfarina eXperimental, feito pelo famoso estúdio de design italiano), apelidado por muitos de Ferrari japonesa por conta de seu design, apesar que, a imprensa da época dizia que era um carro superior à Ferrari de entrada da época, a Ferrari 348ti, custando bem menos.
Falando ainda na dinâmica do carro, o desenvolvimento contou com a ajuda de nada mais nada menos no famoso piloto de F1 que na época pilotava seu carro equipado com motor Honda...Satoru Nakajima, inicialmente o piloto japonês estava ajudando a Honda a desenvolver o chassis e depois outro piloto, o nome dele era: Ayrton Senna da Silvaaaaaaaaa  (leia com a voz de Bruce Buffer) deu seus “pitacos”, aconselhando a Honda a melhorar a rigidez do chassis, tipo monobloco confeccionado em alumínio , assim foi feito e conseqüentemente o NSX adquiriu uma ótima dirigibilidade e ainda assim sendo prático para o dia-a-dia (bom, pelo menos perto de seus principais concorrentes), o excelente “handling” era auxiliado por suspensão do tipo double wishbone à frente e atrás e motor central, no caso um V6 DOHC, C30A de 3.0 litros (potencia de 274 CV e torque de 28 mkgf, havia uma versão com cambio automático, porem com 256 CV) e  posteriormente ele foi equipado com o motor C32B de 3.2 lts. (290CV e  31mkgf) montado transversalmente (podendo ser equipado com cambio manual de 5 marchas e posteriormente de 6 marchas ou um automático de 4 marchas, confirmando a experiencia da Honda em projetar motores aspirados.

O Chefe dando aquele talento em seu NSX

As medidas do carro:
Comprimento: 4,40 m (1990-1993)
                        4,42 m (1994-2005)
Largura: 1,81 m
Altura: 1,17 m
Entre-eixos: 2,53 m
Peso: 1370 Kgs (1990-1994)
         1425 Kgs (1995-1996)
         1435 Kgs (1997-2001)
         1430 Kgs (2002-2005)
         1274 Kgs (Versão NSX-R)
A Versão NSX-R é versão voltada para performance, que possuía melhorias em relação à dinâmica do carro, como suspensão mais rígida e alivio de peso, (sacrificando itens de conforto como ar-condicionado, sistema de áudio, vidros elétricos e até estepe) cambio equipado com diferencial de deslizamento limitado (explicaremos mais em post futuro sobre este componente) e relações de marchas modificadas, infelizmente essa versão foi vendida exclusivamente no Japão.
Existiram outras versões como a targa de teto rígido removível, exclusiva para o mercado americano (USDM), porem para o mercado americano era vendido pela marca Acura (subsidiaria da Honda na América do Norte que vendiam carros mais luxuosos ou esportivos) e a NSX-S e NSX S-Zero, exclusivo para o mercado japonês (JDM) que eram meio termo entre a versão standard e a NSX-R, sendo menos radical que o mesmo.
Em 2002, o NSX ganhou um face-lift, que se estendeu ao para-choque traseiro e lanternas, a troca nas dimensões das rodas que antes eram de 15 polegadas na frente e 16 polegadas na traseira para 17 polegadas na frente e atrás, saias laterais e a maior modificação foi na parte frontal, onde perdeu seus charmosos faróis escamoteáveis.

Honda NSX Type-R NA2


Nas pistas o NSX conseguiu muito sucesso nas categorias principais de GT japonesas, (a JGTC ou Japan Gran Turismo Championship, depois mudou seu nome pra Autobacs Super GT) correndo na categoria principal, a GT500, com carros de até 500CVs usando um motor C32B porem montado em posição longitudinal, ao contrario do modelo de fabrica, usando kit stroker da Toda racing, subindo a cilindrada para 3.5 litros e outras serie de modificações para alcançar os 500CV, sendo o único da categoria a não usar indução forçada (na época os seus dois principais concorrentes, o Toyota Supra GT500 usava o motor 3S-GTE de 4 cilindros em linha 2.2 turbo e o Nissan Skyline GT-R GT500 usava o RB26-DETT, 6 cilindros em linha, 2.6 lts.) desde sua estréia até 2003, quando foi substituído por um C30A, equipado com dois turbos. Ambos acoplado à uma caixa de cambio seqüencial de 6 marchas. Algumas equipes usavam os carros da Honda e outras da Mugen, que era a divisão de performance da marca japonesa.

Castrol Mugen NSX JGTC, esse carro fez parte da infância e juventude de muita gente, mesmo que virtualmente.  

Pouca gente sabe, mas o Honda NSX correu nas 24 horas de Le Mans de 1994 até 1996, correndo com motores aspirados na categoria GT2 pelas equipes Kunimitsu Team e Kremer Racing Honda, em 1995 a equipe de fabrica da Honda levou dois NSX equipados com dois turbos para correr a categoria GT1 e a Kunimitsu Racing Team levou um NSX GT2 e venceu em sua categoria e em 8° na geral, pela mãos dos pilotos Kunimitsu Takahashi, Akira Iida e nada mais nada menos que Keiichi Tsuchiya, o rei do drift. E em 1996 apenas o carro da Kunimitsu Team correu de NSX, chegando em 16º na geral e 3º lugar na classe GT2.



Kunimitsu Team Honda NSX LM GT2

Este ano o NSX ganha uma nova geração, após um hiato de 10 anos, o modelo do antigo só manteve o nome, a posição do motor (central-traseira) e o fato de ser um V6 DOHC VTEC, porem agora o NSX tem nova carroceria e mecanicamente o carro é equipado com um V6 3.5 lts. bi-turbo, o que fez os fãs mais puristas “torcerem o nariz” para o motor twin-turbo e a tecnologia hibrida, com três motores elétricos (dois, um para cada roda dianteira e um para auxiliar o motor a combustão na traseira), sistema esterçante das rodas traseiras (sistema 4WS) e torque vectoring (distribuidor de torque que trabalha individualmente cada roda). Pode ser um ótimo carro, porem não é tão puro como o seu antecessor, mas isso é coisa que só o tempo dirá.



Honda/Acura NSX Mk.II


Ficou curioso pra saber como anda o "NSeX"...

Vejam como NSX deu aquela canseira em carros bem mais potentes e o NSX-R só foi ultrapassado pela Lamborghini Murcielago nas ultimas voltas, detalhe a "Lambo! tinha 300CV a mais que o NSX(!!!).


                                    On Board do NSX da Kremer Racing Honda nas 24 horas de Le Mans


Autobacs NSX pilotado por K. Tsuchiya, quebrando o record de Tsukuba, no campeonato da JGTC.

E pra fechar a seleção de videos com chave de ouro, um NSX-R NA1 sendo testado pelo cara que ajudou no seu desenvolvimento, o famoso vídeo de Ayrton Senna pilotando e mostrando que sapato italiano > sapatilha de piloto.

Em breve mostraremos, mas algumas lendas, aguardem.

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