Downsizing
Técnica
Olá
amigos graxeiro, você obviamente deve ter visto em varias revistas
automotivas, a palavra downsizing, mas se você "boiou" ou
ninguém nunca soube explicar direito, vamos tentar esclarecer algumas
duvidas sobre esse assunto.
Basicamente
o que é dito sobre o downsizing que é basicamente um motor mais
eficiente termo-mecanicamente, em relação ao seu antecessor, vou citar um exemplo, o Ford Fusion
atual (versão Ecoboost) usa um motor 2.0 turbo de 4 cilindros e a
geração anterior usava um motor 3.5 V6 naturalmente aspirado,
ganhou um turbo, perdeu dois cilindros, como consequência: maior
potencia e torque, alem de "acender" em faixas de rotações
menores, em especial o torque, que mantem o pico de torque de forma
plana e por mais tempo.
Ok, mas
como essa magica acontece??? Mas os motores turbo não eram usados em
alguns esportivos, desde a década de 70???
Calma,
vamos responder essas perguntas e algumas outras.
Primeiro
o maior inimigo dos motores turbo é o turbo lag, como explicamos em
um post, a turbina depende do fluxo dos gases para gerar fluxo e
pressão suficiente para pressurizar mais ar para dentro das câmaras
de combustão e antigamente os motores turbos, usavam uma turbina
grande, que dava grande poder em alta, mas como consequência o lag
era muito abrupto, que em carros de tração traseira, colocavam o
motorista muitas vezes como passageiro, ai...deu rrrrruim, como o
Porsche 911 turbo(930), conhecido do Widow Maker ou em bom português,
"fazedor de viúvas" , isso somado à ausência das babas
eletrônicas, claro.
Hoje em
dia, graças a todo um ferramentario digital e automatizado, aceleram
o tempo de desenvolvimento de novas tecnologias para aumentar o
rendimento, diminuindo o lag da turbina e diminuindo emissões e
consumo de combustível.
Alguns
dos métodos empregados hoje em dia são:
1-
Injeção direta de combustível, pulverizando diretamente o
combustível em alta pressão diretamente na câmara de combustão, o
combustível em micro-gotículas queima de forma mais uniforme pelo
sistema de ignição do motor.
2- Turbo
de dimensões compactas e fluxo duplo, para "encher" mais rápido, a
desvantagem é a falta de potencia em rotações mais elevadas, por
não gerar fluxo e pressão elevadas.
3-
Calculo de fluxo de admissão e escape, graças ao emprego da
computadorização na industria automotiva hoje, consegue-se fabricar
cabeçotes com fluxo limpo e livre, sendo auxiliado ao turbo e a
injeção direta, obtendo a máxima eficiência em uma faixa de rotação
mais ampla.
4- Válvulas Wastegate e Blow-Off com gerenciamento eletrônico: A válvula Wastegate fica localizada internamente ou externamente na turbina (carcaça-quente) controlando o fluxo dos gases que passam pela turbina, a válvula Blow-Off localiza-se na entrada do compressor (carcaça-fria) a função principal dela é evitar que haja contrapressão na admissão, quando a pressão vinda da turbina encontre a TBI ou Borboleta do carburador fechada, sendo essas válvulas sendo controlada pela E.C.U. isso aumenta a precisão e rendimento do turbo.
4- Válvulas Wastegate e Blow-Off com gerenciamento eletrônico: A válvula Wastegate fica localizada internamente ou externamente na turbina (carcaça-quente) controlando o fluxo dos gases que passam pela turbina, a válvula Blow-Off localiza-se na entrada do compressor (carcaça-fria) a função principal dela é evitar que haja contrapressão na admissão, quando a pressão vinda da turbina encontre a TBI ou Borboleta do carburador fechada, sendo essas válvulas sendo controlada pela E.C.U. isso aumenta a precisão e rendimento do turbo.
Porem, alguns outro recursos estão sendo descobertos para melhorar ainda mais a
eficiência do downsizing, lembra quando dissemos que antigamente o
turbo era muito grande e os de hoje muito pequenos, para unir o
melhor dos dois mundos (pressão e fluxo de ar, desde rotações mais
baixas até as mais altas), para tal, foram empregados turbos
maiores, equipados ou com palhetas de geometria variável (turbo GVT,
duas turbinas medias, no caso) como o Porsche 911 turbo
(996/997/991), ligados ao um motor elétrico (F1, 2014 <) um
Supercharger (Lancia Delta S4) ou um turbo sequencial, trabalhando em conjunto com outro (Mazda RX7- FD).
A
injeção direta ela é mais eficiente em baixos giros, porem a Audi,
empregas em alguns de seus motores, duas bancas de injetores de
combustível, a de Injeção direta de alta pressão para giros mais
baixos e para os giros altos, um sistema de injeção indireta de
baixa pressão, localizados no coletor de admissão, próximo ao
cabeçote, mas antes da câmara de combustão.
Até
esse ponto, você caro leitor e amigo, deve estar se perguntando: "Se
o pico Torque e potencia vem antes (beeeem antes) se compararem com
um motor maior e de aspiração natural, ou aspro e um turbo antes da
era downsizing, não seria mais perigoso pilotar esses carros???"
Esse
assunto pra outra matéria.
Para entender melhor, confira nossa série de matérias, que escrevemos um pouco sobre turbo e injeção eletrônica: http://kuruma-maniacs.blogspot.com.br/2015/05/sistemas-de-inducao.html
Até
mais minha gente, abraços!
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