Downsizing

Técnica



Olá amigos graxeiro, você obviamente deve ter visto em varias revistas automotivas, a palavra downsizing, mas se você "boiou" ou ninguém nunca soube explicar direito, vamos tentar esclarecer algumas duvidas sobre esse assunto.
Basicamente o que é dito sobre o downsizing que é basicamente um motor  mais eficiente termo-mecanicamente, em relação ao seu antecessor, vou citar um exemplo, o Ford Fusion atual (versão Ecoboost) usa um motor 2.0 turbo de 4 cilindros e a geração anterior usava um motor 3.5 V6 naturalmente aspirado, ganhou um turbo, perdeu dois cilindros, como consequência: maior potencia e torque, alem de "acender" em faixas de rotações menores, em especial o torque, que mantem o pico de torque de forma plana e por mais tempo.
Ok, mas como essa magica acontece??? Mas os motores turbo não eram usados em alguns esportivos, desde a década de 70???
Calma, vamos responder essas perguntas e algumas outras.
Primeiro o maior inimigo dos motores turbo é o turbo lag, como explicamos em um post, a turbina depende do fluxo dos gases para gerar fluxo e pressão suficiente para pressurizar mais ar para dentro das câmaras de combustão e antigamente os motores turbos, usavam uma turbina grande, que dava grande poder em alta, mas como consequência o lag era muito abrupto, que em carros de tração traseira, colocavam o motorista muitas vezes como passageiro, ai...deu rrrrruim, como o Porsche 911 turbo(930), conhecido do Widow Maker ou em bom português, "fazedor de viúvas" , isso somado à ausência das babas eletrônicas, claro.
Hoje em dia, graças a todo um ferramentario digital e automatizado, aceleram o tempo de desenvolvimento de novas tecnologias para aumentar o rendimento, diminuindo o lag da turbina e diminuindo emissões e consumo de combustível.
Alguns dos métodos empregados hoje em dia são:
1- Injeção direta de combustível, pulverizando diretamente o combustível em alta pressão diretamente na câmara de combustão, o combustível em micro-gotículas queima de forma mais uniforme pelo sistema de ignição do motor.
2- Turbo de dimensões compactas e fluxo duplo, para "encher" mais rápido, a desvantagem é a falta de potencia em rotações mais elevadas, por não gerar fluxo e pressão elevadas.
3- Calculo de fluxo de admissão e escape, graças ao emprego da computadorização na industria automotiva hoje, consegue-se fabricar cabeçotes com fluxo limpo e livre, sendo auxiliado ao turbo e a injeção direta, obtendo a máxima eficiência em uma faixa de rotação mais ampla.
4- Válvulas Wastegate e Blow-Off com gerenciamento eletrônico: A válvula Wastegate fica localizada internamente ou externamente na turbina (carcaça-quente) controlando o fluxo dos gases que passam pela turbina, a válvula Blow-Off localiza-se na entrada do compressor (carcaça-fria) a função principal dela é evitar que haja contrapressão na admissão, quando a pressão vinda da turbina encontre a TBI ou Borboleta do carburador fechada, sendo essas válvulas sendo controlada pela E.C.U. isso aumenta a precisão e rendimento do turbo.   
Porem, alguns outro recursos estão sendo descobertos para melhorar ainda mais a eficiência do downsizing, lembra quando dissemos que antigamente o turbo era muito grande e os de hoje muito pequenos, para unir o melhor dos dois mundos (pressão e fluxo de ar, desde rotações mais baixas até as mais altas), para tal, foram empregados turbos maiores, equipados ou com palhetas de geometria variável (turbo GVT, duas turbinas medias, no caso) como o Porsche 911 turbo (996/997/991), ligados ao um motor elétrico (F1, 2014 <) um Supercharger (Lancia Delta S4) ou um turbo sequencial, trabalhando em conjunto com outro (Mazda RX7- FD).
A injeção direta ela é mais eficiente em baixos giros, porem a Audi, empregas em alguns de seus motores, duas bancas de injetores de combustível, a de Injeção direta de alta pressão para giros mais baixos e para os giros altos, um sistema de injeção indireta de baixa pressão, localizados no coletor de admissão, próximo ao cabeçote, mas antes da câmara de combustão.
Até esse ponto, você caro leitor e amigo, deve estar se perguntando: "Se o pico Torque e potencia vem antes (beeeem antes) se compararem com um motor maior e de aspiração natural, ou aspro e um turbo antes da era downsizing, não seria mais perigoso pilotar esses carros???"
Esse assunto pra outra matéria.
Para entender melhor, confira nossa série de matérias, que escrevemos um pouco sobre turbo e injeção eletrônica: http://kuruma-maniacs.blogspot.com.br/2015/05/sistemas-de-inducao.html  


Até mais minha gente, abraços!

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