Era Analógica Vs. Era Digital.

Curiosidade





Olá galera viciada em cheiro de posto, estamos aqui para uma discussão um tanto polemica, mas que muitas pessoas ficam em cima do muro e as vezes geram muita conversa de bar.
Vivemos em uma era que as leis de emissões e a constante evolução, onde um modelo "X" precisa ser mais potente do que seu antecessor, em que os tempos de volta em Nurburgring, são o melhor marketing (claro para os modelos voltados par nós, gearheads), o uso da tecnologia é obrigatória, porem...ainda existem aqueles que por mais que seus carros sejam velhos e obsoletos, ainda são contra essa evolução automotiva, esses caras (assim como esse humilde escriba) são conhecidos como puristas.
Claro que ambos os tipos podem ser gearheads, dois lados da mesma moeda, gravamos um vídeo comigo e com nosso editor, o Mito. Somos caras com duas visões diferentes, com sonhos de consumo diferentes, usamos esses carros como exemplo máximo , dois extremos em vários aspectos, cujo o único item em comum é o motor com 6 cilindros.
Mas chega de suspense e vamos à eles.
Primeiro vamos citar o sonho de consumo do editor: Nissan Skyline GT-R (R34), o lendário esportivo nipônico, surgiu no final da década de 50 como uma pacato sedan de família de tração traseira e depois na década de 70 surgiu o primeiro GTR (o Hakosuka, sonho do nosso outro membro do Bolg, o Noda), porem foi em 1989 que o ocidente conheceu seu poder, quando? Em uma corrida na Austrália, um "simples" coupe fez bonito no meio dos poderosos sedans com motores V8, que sempre reinaram em sua casa, qual o segredo? O seu sistema eletrônico de gerenciamento de tração, o ATTESA-ETS (do inglês Sistema ativo de controle eletrônico total dos diferenciais) que contava com 3 diferenciais, dianteiro, traseiro e central (sim ele era um AWD) e havia uma central eletrônica só para gerenciamento dos 3 diferenciais, o sistema ATTESA era (e ainda é) um sistema muito eficiente, controlando em quais rodas será distribuído a força do motor RB26DETT, (um 6 cilindros 2.6 lts. Bi-turbo) em mili-segundos, tornando a dinâmica do carro, umas das melhores de sua época, essa receita foi usada em 3 gerações do GTR (R32 de 89-94) R33 de 95-97 e a ultima a usar o motor RB26DETT, o R34 de 99-03) e o ATTESA-ETS em sua ultima versão vem sendo empregado no famoso GTR R35, se separou da família Skyline e ganhou cambio automatizado de dupla embreagem, apenas com dois pedais, com trocas de marcha rápidas e violentas e motor V6 bi-turbo inicialmente com 483HP e atualmente 603HP na versão Nismo, e desde o R32 com auxilio das babás eletronicas: ABS e TCS, ESP, trabalhando em conjunto com o ATTESA e o WICAS, um sistema que trabalha esterçando levemente as rodas traseiras, diminuindo o under-steering ou sub-esterço...ou seja esse carro já tinha o melhor da tecnologia de gerenciamento de tração, antes de isso se tornar popular na decada de 90. Motor turbo, sopa de letrinhas e posteriormente cambio de dupla embreagem, porque essa veneração ao GTR, simplesmente por ser o exemplo de evolução tecnologica sem preocupação em manter tradições, ao contrario do sonho de consumo de nosso redator (no caso eu) meu sonho de consumo é um Porsche 911 Carrera RS de 1972, o 911 é o carro chefe da Porsche desde a década de 60, quando substituiu o modelo 356, esse baseado no nosso queridíssimo Fusca, uma curiosidade, o Fusca foi projetado por Ferdinand Porsche, por encomenda de Adolf Hittler e ironicamente um dos carros mais simpáticos e bem sucedido na industria automobilístico. O Porsche 356 foi projetado por seu filho Ferry Porsche e por fim, seu neto, Ferdinand Alexander Porsche criou o 911, carro que apesar das inovações tecnológicas (motor de refrigerado à ar passou a refrigeração líquida, turbo, cambio de dupla embreagem (PDK - Porsche DoppelKupplung) e sistema de esterçamento das rodas traseiras, mas mantem o as mesmas formas e mesma formula básica e sempre mantendo o motor atras do eixo traseiro contrariando os "bons senso da dinâmica" e é isso que me agrada nele, em especial a versão Carrera RS de 1972, o RS pioneiro de RennSport esta ligada aos Porsches mais esportivos, motores (geralmente de aspiração natural) mais forte, suspensão mais rígida, melhorias aerodinâmicas, freios redimensionados e alivio de peso, no caso do modelo citado, ele era levemente mais largo, o motor da versão normal era um 6 cil. Boxer SOHC, alimentado por dois carburadores de corpo triplo, refrigerado a ar (no RS porem a cilindrada de 2.0 foi pra 2.7, mais comandos mais agressivos, alem de retrabalho nos cabeçotes, na carroceria: parachoques de fibra de vidro e o detalhe mais marcante o aerofólio traseiro "ducktail" que alem de belo, era funcional, sem nenhum auxilio eletrônica, com potencia de de 210HP (ante 170HP do 911 S), tração traseira e cambio manual de 5 marchas, nenhum avanço tecnológico, nada de potencia absurda para os padrões da época, porem ainda sim era um carro que andava junto (ou até na frente) de muitos carros mais caros e potentes, mas o foco desse comparativo um tanto que absurdo, é ver carros de épocas diferentes e concepções diferentes, apesar de admirar muito o GTR, racionalmente falando o carro faz o que carros mais caros e potentes fazem, custando uma fração deles, porem usam recursos que "filtram" a interação homem/maquina, porem muitos se dispõe à sacrificar isso, em prol a tempos de voltas menores em um circuito, Keiichi Tsuchiya (a.k.a. Drift King) que já pilotou em diversas categorias, diversos carros, porem o carro predileto de sua garagem é um Toyota Sprinter Trueno GT-Apex,(AE-86) rebatizado de GT-V, de 170HP, para você leitor pode parecer pouco, mas para o Dorikin, o carro tem que ser, acima de tudo, divertido e tendo a dinâmica superdimencionada pra aquela potencia, tanto que o seu carro usa apenas um moto 4 cil. 1.8 lts. Cabeçote com 20 válv. E ITB (ou corpos de aceleração individuais), seu hachi-roku conta com suspensão do tipo coil-over, reforços estruturais no monobloco, freios a disco nas quatro rodas com disco e pinças de pista e pneu high performance. Poizé minha gente, um dos maiores pilotos do mundo, podia escolher um GTR de 1000HP, mas prefere um "obsoleto" Trueno, ainda existem os que gostam de veículos que usem combustíveis alternativos, como o Tesla, um sedan elétrico que é a sensação do momento, por conta de seus mais de 600HP e o ludicrous mode, que nada mais é um controle de largada, extremamemte violento, mas que o do já citado GTR R35, porem de se tratar de um veiculo que ñ imite ruido ou ronco, os mais puristas (ou os nem tanto) torcem o nariz pra ele, um amigo meu é doido por um, mas gosto é gosto, particularmente não faz muito meu gosto, gosto do meu Gol BX (que está em coma por problemas de funilaria) por exalar o cheiro de combustível pra dentro do habitáculo (graças à carburação dupla) , o ronco característico de seu motor boxer de 4 cil. Refrigerado a ar, seu cambio manual , 3 pedais (fazer uns punta-tacco, manobra em que equaliza as rotações em reduções de marcha, evitando trancos, e melhor equilibrio do carro em entradas de curvas), falando em punta-tacco, os poucos câmbios manuais que sobraram nos esportivos atuais,trazem um auxilio eletrônico que faz o punta-tacco sozinho, sem a interferência do homem. Enquanto nosso editor, com seu Peugeot 206, com tecnologia mais contemporânea seu motor 1.0 16 Valv. (Ainda sim, mais potente que o meu BX) injeção eletrônica e rede cam (ou modulo de carroceria) direção hidráulica e ar-condicionado...Vocês viram, gostos diferentes, porem nos respeitamos, independente de nossos gostos automotivos e quando opiniões diferentes sobre uma paixão em comum (carros) o papo rende, até a próxima gente, com um vídeo complementar.

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