Era Analógica Vs. Era Digital.
Curiosidade
Olá
galera viciada em cheiro de posto, estamos aqui para uma discussão
um tanto polemica, mas que muitas pessoas ficam em cima do muro e as
vezes geram muita conversa de bar.
Vivemos
em uma era que as leis de emissões e a constante evolução, onde um
modelo "X" precisa ser mais potente do que seu antecessor,
em que os tempos de volta em Nurburgring, são o melhor marketing
(claro para os modelos voltados par nós, gearheads), o uso da
tecnologia é obrigatória, porem...ainda existem aqueles que por
mais que seus carros sejam velhos e obsoletos, ainda são contra essa
evolução automotiva, esses caras (assim como esse humilde escriba)
são conhecidos como puristas.
Claro
que ambos os tipos podem ser gearheads, dois lados da mesma moeda,
gravamos um vídeo comigo e com nosso editor, o Mito. Somos caras com
duas visões diferentes, com sonhos de consumo diferentes, usamos
esses carros como exemplo máximo , dois extremos em vários aspectos,
cujo o único item em comum é o motor com 6 cilindros.
Mas
chega de suspense e vamos à eles.
Primeiro
vamos citar o sonho de consumo do editor: Nissan Skyline GT-R (R34),
o lendário esportivo nipônico, surgiu no final da década de 50 como
uma pacato sedan de família de tração traseira e depois na década
de 70 surgiu o primeiro GTR (o Hakosuka, sonho do nosso outro membro do Bolg, o Noda), porem foi em 1989 que o ocidente
conheceu seu poder, quando? Em uma corrida na Austrália, um "simples"
coupe fez bonito no meio dos poderosos sedans com motores V8, que
sempre reinaram em sua casa, qual o segredo? O seu sistema eletrônico
de gerenciamento de tração, o ATTESA-ETS (do inglês Sistema ativo
de controle eletrônico total dos diferenciais) que contava com 3 diferenciais, dianteiro, traseiro e central (sim ele era um AWD) e
havia uma central eletrônica só para gerenciamento dos 3
diferenciais, o sistema ATTESA era (e ainda é) um sistema muito
eficiente, controlando em quais rodas será distribuído a força do
motor RB26DETT, (um 6 cilindros 2.6 lts. Bi-turbo) em mili-segundos,
tornando a dinâmica do carro, umas das melhores de sua época, essa
receita foi usada em 3 gerações do GTR (R32 de 89-94) R33 de 95-97
e a ultima a usar o motor RB26DETT, o R34 de 99-03) e o ATTESA-ETS em
sua ultima versão vem sendo empregado no famoso GTR R35, se separou
da família Skyline e ganhou cambio automatizado de dupla embreagem,
apenas com dois pedais, com trocas de marcha rápidas e violentas e
motor V6 bi-turbo inicialmente com 483HP e atualmente 603HP na versão
Nismo, e desde o R32 com auxilio das babás eletronicas: ABS e TCS,
ESP, trabalhando em conjunto com o ATTESA e o WICAS, um sistema que
trabalha esterçando levemente as rodas traseiras, diminuindo o
under-steering ou sub-esterço...ou seja esse carro já tinha o
melhor da tecnologia de gerenciamento de tração, antes de isso se
tornar popular na decada de 90. Motor turbo, sopa de letrinhas e
posteriormente cambio de dupla embreagem, porque essa veneração ao GTR,
simplesmente por ser o exemplo de evolução tecnologica sem
preocupação em manter tradições, ao contrario do sonho de consumo
de nosso redator (no caso eu) meu sonho de consumo é um Porsche 911 Carrera RS de 1972, o 911 é o carro chefe da Porsche desde a
década de 60, quando substituiu o modelo 356, esse baseado no nosso
queridíssimo Fusca, uma curiosidade, o Fusca foi projetado por
Ferdinand Porsche, por encomenda de Adolf Hittler e ironicamente um
dos carros mais simpáticos e bem sucedido na industria automobilístico.
O Porsche 356 foi projetado por seu filho Ferry Porsche e por fim,
seu neto, Ferdinand Alexander Porsche criou o 911, carro que apesar
das inovações tecnológicas (motor de refrigerado à ar passou a
refrigeração líquida, turbo, cambio de dupla embreagem (PDK -
Porsche DoppelKupplung) e sistema de esterçamento das rodas
traseiras, mas mantem o as mesmas formas e mesma formula básica e
sempre mantendo o motor atras do eixo traseiro contrariando os "bons
senso da dinâmica" e é isso que me agrada nele, em especial a
versão Carrera RS de 1972, o RS pioneiro de RennSport esta
ligada aos Porsches mais esportivos, motores (geralmente de aspiração
natural) mais forte, suspensão mais rígida, melhorias aerodinâmicas,
freios redimensionados e alivio de peso, no caso do modelo citado,
ele era levemente mais largo, o motor da versão normal era um 6 cil.
Boxer SOHC, alimentado por dois carburadores de corpo triplo,
refrigerado a ar (no RS porem a cilindrada de 2.0 foi pra 2.7, mais
comandos mais agressivos, alem de retrabalho nos cabeçotes, na
carroceria: parachoques de fibra de vidro e o detalhe mais marcante o
aerofólio traseiro "ducktail" que alem de belo, era
funcional, sem nenhum auxilio eletrônica, com potencia de de 210HP
(ante 170HP do 911 S), tração traseira e cambio manual de 5
marchas, nenhum avanço tecnológico, nada de potencia absurda para os
padrões da época, porem ainda sim era um carro que andava junto (ou
até na frente) de muitos carros mais caros e potentes, mas o foco
desse comparativo um tanto que absurdo, é ver carros de épocas
diferentes e concepções diferentes, apesar de admirar muito o GTR,
racionalmente falando o carro faz o que carros mais caros e potentes
fazem, custando uma fração deles, porem usam recursos que "filtram"
a interação homem/maquina, porem muitos se dispõe à sacrificar
isso, em prol a tempos de voltas menores em um circuito, Keiichi
Tsuchiya (a.k.a. Drift King) que já pilotou em diversas categorias,
diversos carros, porem o carro predileto de sua garagem é um Toyota
Sprinter Trueno GT-Apex,(AE-86) rebatizado de GT-V, de 170HP, para
você leitor pode parecer pouco, mas para o Dorikin, o carro tem que
ser, acima de tudo, divertido e tendo a dinâmica superdimencionada pra aquela potencia, tanto que o seu carro usa apenas um moto 4 cil.
1.8 lts. Cabeçote com 20 válv. E ITB (ou corpos de aceleração
individuais), seu hachi-roku conta com suspensão do tipo coil-over,
reforços estruturais no monobloco, freios a disco nas quatro rodas
com disco e pinças de pista e pneu high performance. Poizé minha
gente, um dos maiores pilotos do mundo, podia escolher um GTR de
1000HP, mas prefere um
"obsoleto" Trueno, ainda existem os que gostam de veículos
que usem combustíveis alternativos, como o Tesla, um sedan elétrico
que é a sensação do momento, por conta de seus mais de 600HP e o
ludicrous mode, que nada mais é um controle de largada,
extremamemte violento, mas que o do já citado GTR R35, porem de se
tratar de um veiculo que ñ imite ruido ou ronco, os mais puristas (ou os nem tanto) torcem o nariz pra ele, um amigo meu é doido por
um, mas gosto é gosto, particularmente não faz muito meu gosto,
gosto do meu Gol BX (que está em coma por problemas de funilaria)
por exalar o cheiro de combustível pra dentro do habitáculo (graças
à carburação dupla) , o ronco característico de seu motor boxer de
4 cil. Refrigerado a ar, seu cambio manual , 3 pedais (fazer uns
punta-tacco, manobra em que equaliza as rotações em reduções de
marcha, evitando trancos, e melhor equilibrio do carro em entradas de
curvas), falando em punta-tacco, os poucos câmbios manuais que
sobraram nos esportivos atuais,trazem um auxilio eletrônico que faz o
punta-tacco sozinho, sem a interferência do homem. Enquanto nosso
editor, com seu Peugeot 206, com tecnologia mais contemporânea seu
motor 1.0 16 Valv. (Ainda sim, mais potente que o meu BX) injeção
eletrônica e rede cam (ou modulo de carroceria) direção hidráulica
e ar-condicionado...Vocês viram, gostos diferentes, porem nos
respeitamos, independente de nossos gostos automotivos e quando
opiniões diferentes sobre uma paixão em comum (carros) o papo
rende, até a próxima gente, com um vídeo complementar.
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