Restomod

Estilos de tuning


Olá galera do KM, a um tempo atrás postamos sobre o Pro-Touring, que são muscle-cars com modificações modernizadas, que focam a melhora de performance, sendo atualizados, suspensão, freios, direção e até conjunto de drivetrain (motor e cambio). Na verdade o Pro-Touring é uma ramificação do Restomod.

Porsche 964, modificado pela Singer, visual antigo, com acabamento, comportamento dinâmico e desempenho digno de um 911 GT3.

Explicando, o Restomod são carros antigos restaurados em um padrão totalmente fora do casual, como já explicamos no post sobre Pro-Touring e resumimos um pouco no primeiro parágrafo, é tudo que já vimos, porém o Restomod, engloba todos os carros antigos de todas as partes do mundo, não só muscle-car americanos, não há um tipo de veiculo especifico, para se montar um Restomod, pode ser jipe, hatch, coupe, cabriolet, roadster, etc...

Nissan Fairlady Z (S30) da RockyAuto, não tem como não notar o motor RB26 do Skyline GT-R, porem aspirado.


Ou seja, existem no mundo vários tipos de antigos e em todos os cantos do planeta e de diversas marcas, com aquele visual bem discreto, porem com toda mecânica “high-tech”, com estabilidade, poder de frenagem, desempenho e até consumo (apesar de quem modifica um carro e quer desempenho, consumo é um problema ignorado) sim, uma antigo com comportamento dinâmico e desempenho de um carro moderno.

RingBrother Chevelle 1966, que de 1966 só a carcaça, o carro é equipado com motor GM LS7 supercharger, muita gente estranha o tamanho das rodas, mas é um mal necessário, afinal, é o que dá pra fazer, para caber os freios Brembo.


As modificações mais comuns são, na parte da suspensão, são re-calibradas a carga de mola e amortecedores (se possível a instalação de suspensão do tipo coil-over), buchas mais rígidas (de borracha, ou outro material mais rígido, como exemplo, poliuretano), barras estabilizadoras de maior espessura, e casos mais extremos, um re-trabalho de geometria e curso de suspensão, com peças como eixo ou braços oscilantes (vulgo bandejas da suspensão) re-projetadas. Nos freios adotam-se geralmente adaptações de sistema a discos nas quatro rodas (em carros mais antigos, dependendo da época era comum que carros saíssem de fábrica com freio a tambor nas quatro rodas!!!) é comum a instalação de kit de freio de marcas como: Brembo, Wilwood, AP Racing, etc..., no drivetrain há a possibilidade da troca do sistema de alimentação e/ou ignição do sistema original (geralmente alimentação por carburado e ignição por platinado) por um mais moderno como injeção/ignição eletrônica ou a troca de motor e/ou cambio por de outro modelo mais atual, o famoso engine swap. Carros/jipes, com carroceria separada do chassis, é feito um outro chassis, mais reforçado, ou com adaptações para adotar outro tipo de suspensão (um exemplo, um chassis originalmente equipado com dois eixos-rígido , sofre modificações para receber suspensão do tipo double wishbone na dianteira e multi-link na traseira, claro que em carroceria tipo monobloco também há essa possibilidade, porem, é bem mais trabalhoso e requer recortes no monobloco, para mais adaptações, requerendo reforços estruturais. Falando em reforços estruturais, o uso de roll-cage (gaiola interna) também é aceitável e altamente recomendável.

Icon Land Cruiser FJ40, até jipes entram na onda do RestoMod, o parente do nosso Toyota Bandeirantes, recebe mecânica atualizada. 


E finalmente a parte visual, que usualmente requer rodas maiores e de designer mais atual, o que não é aceito por muitos, mas essencial para acomodar os freios, muitas vezes de grandes dimensões. E poucos apêndices aerodinâmicos são instalados, para manter o visual o mais autentico possível, mas claro há exceção.

Alguns exemplos de grandes nomes do Restomod, são os jipes da ICON, os clássicos japoneses da Rocky Auto , Porsches da Singer e os Muscle Cars da Ringbrothers.

Acima, você o restomod mais comentado do momento, seguindo a mesma receita da Rocky Auto.

Caso vocês queiram saber mais sobre outros estilos de tuning, clique aqui:
Voltaremos em breve com outro post para vocês, até mais.

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