Restomod
Estilos de tuning
Olá galera do KM, a um tempo atrás
postamos sobre o Pro-Touring, que são muscle-cars com modificações
modernizadas, que focam a melhora de performance, sendo atualizados,
suspensão, freios, direção e até conjunto de drivetrain (motor e
cambio). Na verdade o Pro-Touring é uma ramificação do Restomod.
Porsche 964, modificado pela Singer, visual antigo, com acabamento, comportamento dinâmico e desempenho digno de um 911 GT3. |
Explicando, o Restomod são carros
antigos restaurados em um padrão totalmente fora do casual, como já
explicamos no post sobre Pro-Touring e resumimos um pouco no primeiro
parágrafo, é tudo que já vimos, porém o Restomod, engloba todos os
carros antigos de todas as partes do mundo, não só muscle-car
americanos, não há um tipo de veiculo especifico,
para se montar um Restomod, pode ser jipe, hatch, coupe, cabriolet,
roadster, etc...
Nissan Fairlady Z (S30) da RockyAuto, não tem como não notar o motor RB26 do Skyline GT-R, porem aspirado. |
Ou seja, existem no mundo vários tipos
de antigos e em todos os cantos do planeta e de diversas marcas, com
aquele visual bem discreto, porem com toda mecânica “high-tech”, com estabilidade, poder de frenagem, desempenho e até consumo
(apesar de quem modifica um carro e quer desempenho, consumo é um
problema ignorado) sim, uma antigo com comportamento dinâmico e desempenho de um carro
moderno.
As modificações mais comuns são, na
parte da suspensão, são re-calibradas a carga de mola e
amortecedores (se possível a instalação de suspensão do tipo
coil-over), buchas mais rígidas (de borracha, ou outro material mais
rígido, como exemplo, poliuretano), barras estabilizadoras de maior
espessura, e casos mais extremos, um re-trabalho de geometria e curso
de suspensão, com peças como eixo ou braços oscilantes (vulgo
bandejas da suspensão) re-projetadas. Nos freios adotam-se
geralmente adaptações de sistema a discos nas quatro rodas (em
carros mais antigos, dependendo da época era comum que carros saíssem de fábrica com
freio a tambor nas quatro rodas!!!) é comum a instalação de kit de
freio de marcas como: Brembo, Wilwood, AP Racing, etc..., no
drivetrain há a possibilidade da troca do sistema de alimentação
e/ou ignição do sistema original (geralmente alimentação por
carburado e ignição por platinado) por um mais moderno como
injeção/ignição eletrônica ou a troca de motor e/ou cambio por
de outro modelo mais atual, o famoso engine swap. Carros/jipes,
com carroceria separada do chassis, é feito um outro chassis, mais
reforçado, ou com adaptações para adotar outro tipo de suspensão
(um exemplo, um chassis originalmente equipado com dois eixos-rígido
, sofre modificações para receber suspensão do tipo double
wishbone na dianteira e multi-link na traseira, claro que em
carroceria tipo monobloco também há essa possibilidade, porem, é
bem mais trabalhoso e requer recortes no monobloco, para mais
adaptações, requerendo reforços estruturais. Falando em reforços
estruturais, o uso de roll-cage (gaiola interna) também é aceitável
e altamente recomendável.
Icon Land Cruiser FJ40, até jipes entram na onda do RestoMod, o parente do nosso Toyota Bandeirantes, recebe mecânica atualizada. |
E finalmente a parte visual, que
usualmente requer rodas maiores e de designer mais atual, o que não
é aceito por muitos, mas essencial para acomodar os freios, muitas
vezes de grandes dimensões. E poucos apêndices aerodinâmicos são
instalados, para manter o visual o mais autentico possível, mas
claro há exceção.
Alguns exemplos de grandes nomes do
Restomod, são os jipes da ICON, os clássicos japoneses da Rocky
Auto , Porsches da Singer e os Muscle Cars da Ringbrothers.
Acima, você o restomod mais comentado do momento, seguindo a mesma receita da Rocky Auto.
Voltaremos em breve com outro post para
vocês, até mais.
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