Siglas parte 3

Curiosidades

Siglas relacionadas ao sistema de transmissão.


Hoje iremos explicar siglas relacionadas à unidades de medida e as siglas relacionadas ao sistema de transmissão. (que fizemos uma matéria sobre aqui:)

CVT: Continously Variable Transmission (transmissão de variação continua): Sistema de transmissão de relação de marchas infinitas, a razão se deve pelo fato de ter duas polias divididas ao meio que varia sua abertura e uma correia metálica.



DSG: Direkt Schalt Getriebe (transmissão de trocas direta): sistema que conta com duas embreagens (uma para marchas pares e outra para marchas impares), por se tratar de uma transmissão automatizada, dispensa o pedal de embreagem e a alavanca em “H”
OBS: Sigla relacionada à Volkswagen, a Porsche usa a sigla PDK: Porsche Doppelkupplungsgetriebe (duvido você soletrar isso), para o mesmo sistema.


Mais informações sobre esses dois sistemas de transmissões você pode rever aqui:

------------------------------------------------//--------------------------------------------------------

Siglas relacionadas à unidades de medidas.

KgFm - Kilograma Força por Metro: Unidade de medida de torque em que é a multiplicação da força exercida pela massa (kgf) sobre distancia (m).

CV - Cavalos Vapor: Unidade usada para medir potencia, essa unidade de medida apareceu quando maquinas a vapor substituíram os cavalos na tração de moinhos, para levantar certa quantidade de água até determinada altura em um minuto -- daí a expressão "Essa máquina tem quantos cavalos de força?".

Muitas pessoas confundem potência com torque, resumindo TORQUE é a força necessária para mover algum objeto por uma determinada distancia e POTENCIA é a velocidade necessária para tal tarefa, ainda que potência não seja uma unidade de tempo pois é quantidade de energia gerada por unidade de tempo.

Essas foram algumas das siglas de maior importância na nossa vida gearhead, esperamos novamente esclarecido algumas duvidas, até o próximo post.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tipos de Tunning e Kuruma Profile

Sistema undercar parte 2, suspensão e geometria de suspensão.

Diferenças de termos para motores turbo