Siglas - parte 2
Siglas relacionadas ao motor:
Olá galera viciada nessas maquinas que bebem suco de dinossauro, hoje vamos para a segunda parte da nossa matéria sobre as siglas que atormentam as nossas mentes, desta vez prosseguiremos com as siglas relacionadas aos motores dos carros, na parte mecanica.
OHV: Over Head Valves (válvulas no
cabeçote): Assim são classificados os motores cujo sincronismo do
virabrequim e o comando de válvulas (este, localizado no bloco)
através de varetas ligadas à balancins e assim atuando nas válvulas
(estes localizados no cabeçote). Esse tipo de motores são obsoletos
e cada vez mais raros de serem empregados nos motores atuais, um dos
poucos modelos hoje que contam com motores OHV são os lendários
GM família LS (Corvette e Camaro) e os Hemi (Dodge/Chrysler) ambos
V8, aqui no Brasil, você encontra esses motores nos VW boxer
refrigerados à ar (Fusca & cia.), Ford CHT (origem
Renault/Gordini) e Endura, GM 4 (2.5)e 6 cilindros (4.1) do Opala
Ford V8 289ci (4.8). e 302ci (5.0). E
os Dodge V8 Magnum 318ci. (5.2).
OHC ou SOHC: Over Head Camshaft, Single
Over Head Camshaft (comando simples no cabeçote): Assim são os
motores que tem seu comando de válvulas no cabeçote ou em casos de
motores em “V” ou Boxer, um comando para cada cabeçote, nesses
motores o comando de válvulas atua quase que direto nas válvulas
(dispensam o uso de varetas, comparado aos motores OHV) permitindo
atingir rotações mais altas, consequentemente adquirindo uma
potencia especifica maior. Poucos motores ainda usam essa
configuração de cabeçote, carros como os antigos Porsche flat-6
refrigerados a ar, Honda família D, L e R (16 valve) (entre os
nacionais), GM Chevette e motores Família 1 e 2, VW AP,AT (8
valve),EA-111 e EA-113 (8 valve), Ford Zeter Rocam. Fiat Fiasa, Sevel
e Fire (8 valve).
DOHC: Double Over Head Camshaft (duplo
comando de válvulas no cabeçote): Atualmente o tipo de motor mais
usado hoje, como são dois comando de válvulas por cabeçote, o
fluxo de fluidos (admissão e escape), isso porque os motores DOHC na
maioria das vezes são multi-válvulas, ou seja, usam 3 válvulas ou
mais por cilindro ao contrario do SOHC, mais comum tendo 2 válvulas
por cilindro (1 de admissão e 1 de escape por cilindro), o problema
é que motores DOHC e SOHC (poucos mas existem) multi-válvulas
tendem a ter pouco torque em baixa rotação, porem em altas rotações
ele se comporta melhor que os motores com apenas duas válvulas por
cilindro, alem de outras variantes, como a geometria no topo do
cilindros, onde encontram-se as válvulas um motor DOHC mesmo tendo
apenas duas válvulas por cilindro o domo hemisférico (o Hemi da
Dodge é assim, mesmo sendo um OHV) e o ângulo das válvulas
diferenciado otimizando a saída dos gases do escape e
consequentemente admitindo mais a mistura ar/combustível (nos
sistemas carburado e injeção indireta) ou apenas ar (sistema
injeção direta), algo que por limitações de projeto é difícil
ter cabeçotes que não sejam DOHC e/ou multi-válvulas assim.
Exemplos de motores DOHC: VW AP 2000 16 Valve e AT 1000 16 Valve, GM
C20XE, X20XEV, X22SE, X24F e família ECOTEC, Ford Zetec 16V, Sigma e
Duratec, Fiat FIASA (1.6 16V), FIRE 1.6 16Ve 1.8 16V, FIVETECH e
familia Etorq, Honda família B (B16, B18, B20) e K (K20, K24), No video acima, as diferenças entre o SOHC e DOHC.
VVT e VVT-i ou Variable Valve Timing,
acompanhado do “i” de inteligent: Esta sigla é usada pela Toyota
para designar seus motores com adianto e retardo do comando de
válvulas, como dissemos anteriormente carros com motores
multi-válvulas tem como maior problema o comportamento em baixas
rotações causado pela baixa velocidade do fluxo da mistura
ar/combustível nos cilindros (os que tema apenas uma válvula de
admissão por cilindro ocorre o contrario) para unir o melhor dos
dois mundos o sistema de sincronismo das válvulas pela polia
controlado eletronicamente e acionado por pressão hidráulica,
(admissão ou admissão e escape) para melhorar o preenchimento dos
cilindros. (Ao lado, no video, o sistema funcionando aos 0:54 min.)
VTEC ou Variable Valve Timing and Lift
Electronic Control: Sistema da Honda (o da Toyota chama-se VVTL-i)
mais avançado que o sistema citado acima,ele não só controla
quando as válvulas abrem, mas também quanto ela abre, acrescentando
mais desempenho e melhora do consumo. Outras marcas usam sistema
similares, porem com mecanismos diferentes, mas no geral, o comando
de admissão tem dois cames (ressaltos), um com levante menor e outro
maior, sendo o com levante menor atuando nas válvulas em baixa para
médias rotações e o com maior levante acima disso, uma solenóide
libera a pressão de óleo para dentro do comando de admissão
ativando o came de maior levante e consequentemente abrindo mais a
válvula e mantendo-a mais tempo aberta, por isso carros como o esse
sistema são “giradores” e com alta potencia especifica mesmo
sendo aspirados.
Fizemos uma matéria sobre motores,
quantidade e disposição dos cilindros, você pode rever aqui:
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