Sistema Undercar parte 3 - Sistema de direção.

Técnica 

texto: Daniel Yoiti Hidaka Urata
revisão: Airton M. Hidaka

Olá galera, estamos aqui pra entregar-lhes a ultima parte da nossa série de matérias sobre sistema undercar, hoje falaremos sobre o sistema de direção.

O sistema de direção convencional é composto basicamente por: Volante, coluna de direção, caixa de direção, articuladores da caixa de direção ou braços axial da caixa de direção e terminais de direção, estes ultimos ligados ao sistema de suspensão pela manga do eixo, assim direcionando as rodas. O tipo de caixa de direção mais conhecido é o do tipo de pinhão e cremalheira, onde na ponta da coluna de direção é ligado à um pinhão na caixa de direção ao virar o volante, o pinhão movimenta a cremalheira, transformando o movimento rotacional do volante em um movimento lateral da caixa, esterçando as rodas do carro para a direita e esquerda. No caso o pinhão gira a cremalheira para o lado oposto ao que o carro vira, confuso, um videozinho facilita o entendimento.



Existem sistemas de direções servo-assistidas, que auxiliam o motorista (ou piloto) a fazer menos esforço na hora de esterçar o veiculo, os sistemas de servo-assistência são:

Hidráulica: Uma bomba mecânica acionada por uma polia através do virabrequim, bombeia o óleo hidráulico para a caixa de direção (diferente comparada ao sistema convencional) que possibilita deixar o volante mais leve.




Eletro-hidráulica: Esse sistema é similar ao da direção hidráulica, porem um motor elétrico encarrega-se de pressurizar o fluido hidráulico para a caixa de direção, livrando o motor de ter um periférico a menos para girar, liberando mais uns “cavalinhos” de força para o motor.



Direção elétrica: Sistema cada vez mais adotado entre as montadoras, por usar menos componentes, esse sistema usa apenas um motor elétrico (que pode ser localizado, tanto na coluna de direção como na caixa de direção) para deixar o volante mais leve, a Infiniti, marca de luxo pertencente ao grupo Renault/Nissan criou um sistema em que o volante não tem conexão com a caixa de direção (na verdade, há uma coluna de direção ligando-os entre si, mas apenas em que o sistema primário falhe, assim conectando uma espécie de embreagem para fazer a ligação mecânica do sistema), usando sensores no volante para passar a “informações” do volante para a caixa de direção, tudo controlado por 3 módulos de controle, a maior vantagem é não passar as vibrações do solo para o volante. A única desvantagem do sistema de direção elétrica é que poucas marcas de carro conseguem reproduzir o “feedback” único do sistema de direção mecânica, hidráulica e eletro-hidráulica, ainda é um sistema que para pilotagem não é muito “orgânica”
Todos os sistemas servo-assistidos contemporâneos tem mecanismos que deixam a direção mais dura e pesada de acordo com a velocidade do carro, para que não se torne perigosa em velocidades mais altas, como nas auto-estradas e pistas de corrida, por exemplo. 



Os up-grades possíveis para o sistema de direção, incluem a troca do sistema de direção por outras semelhantes mas com a relação mais direta (no caso, mesmo carro, mas de uma versão mais esportiva ou carros que compartilhe os mesmo componente), ou seja: quanto mais direta for, menor será o ângulo do volante necessário para virar (mudar de faixa no transito, fazer um curva) porem as vezes isso implica na hora de manobrar um carro, o ângulo de esterço fica menor (mas nem todos os modelos tem essa possibilidade). A troca do volante por um modelo menor melhora a ergonomia, porém com o diâmetro menor exige mais força para esterçar, pior ainda para quem tem um carro com direção sem servo-assistência, e para alguns a troca do volante original por um esportivo com cubo de volante avançado, que deixa o volante mais próximo do motorista/piloto melhora a ergonomia, isso é pessoal, muita gente prefere o volante mais próximo do corpo, mas outros não.
Outro Up-grade, este não necessariamente seja usado por gearheads, mas seria a adaptação de direção hidráulica em alguns modelos de carro, voltado mais para a comodidade do que por performance em si.


É isso ai galera, espero que tenham gostado desse post, vamos ver se conseguimos postar mais post técnicos para ajudar a você com seu projeto, lembrando sempre que lugar de acelerar é na pista e sempre mantenha regulamentado suas modificações. Até a próxima.

Clicando aqui vocês poderão ver a nossa série de matérias sobre sistema undercar completa e outras matérias técnicas. 

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