Sistema Undercar parte 3 - Sistema de direção.
Técnica
texto: Daniel Yoiti Hidaka Urata
revisão: Airton M. Hidaka
revisão: Airton M. Hidaka
Olá galera, estamos aqui pra entregar-lhes a ultima parte da
nossa série de matérias sobre sistema undercar, hoje falaremos sobre o sistema
de direção.
O sistema de direção convencional é composto basicamente
por: Volante, coluna de direção, caixa de direção, articuladores da caixa de
direção ou braços axial da caixa de direção e terminais de direção, estes
ultimos ligados ao sistema de suspensão pela manga do eixo, assim direcionando
as rodas. O tipo de caixa de direção mais conhecido é o do tipo de pinhão e
cremalheira, onde na ponta da coluna de direção é ligado à um pinhão na caixa
de direção ao virar o volante, o pinhão movimenta a cremalheira, transformando
o movimento rotacional do volante em um movimento lateral da caixa, esterçando
as rodas do carro para a direita e esquerda. No caso o pinhão gira a
cremalheira para o lado oposto ao que o carro vira, confuso, um videozinho
facilita o entendimento.
Existem sistemas de direções servo-assistidas, que auxiliam
o motorista (ou piloto) a fazer menos esforço na hora de esterçar o veiculo, os
sistemas de servo-assistência são:
Hidráulica: Uma bomba mecânica acionada por uma polia
através do virabrequim, bombeia o óleo hidráulico para a caixa de direção
(diferente comparada ao sistema convencional) que possibilita deixar o volante
mais leve.
Eletro-hidráulica: Esse sistema é similar ao da
direção hidráulica, porem um motor elétrico encarrega-se de pressurizar o
fluido hidráulico para a caixa de direção, livrando o motor de ter um
periférico a menos para girar, liberando mais uns “cavalinhos” de força para o
motor.
Direção elétrica: Sistema cada vez mais adotado entre
as montadoras, por usar menos componentes, esse sistema usa apenas um motor
elétrico (que pode ser localizado, tanto na coluna de direção como na caixa de
direção) para deixar o volante mais leve, a Infiniti, marca de luxo pertencente
ao grupo Renault/Nissan criou um sistema em que o volante não tem conexão com a
caixa de direção (na verdade, há uma coluna de direção ligando-os entre si, mas
apenas em que o sistema primário falhe, assim conectando uma espécie de embreagem
para fazer a ligação mecânica do sistema), usando sensores no volante para
passar a “informações” do volante para a caixa de direção, tudo controlado por
3 módulos de controle, a maior vantagem é não passar as vibrações do solo para
o volante. A única desvantagem do sistema de direção elétrica é que poucas
marcas de carro conseguem reproduzir o “feedback” único do sistema de direção
mecânica, hidráulica e eletro-hidráulica, ainda é um sistema que para pilotagem
não é muito “orgânica”
Todos os sistemas servo-assistidos contemporâneos tem
mecanismos que deixam a direção mais dura e pesada de acordo com a velocidade
do carro, para que não se torne perigosa em velocidades mais altas, como nas
auto-estradas e pistas de corrida, por exemplo.
Os up-grades possíveis para o sistema de direção, incluem a
troca do sistema de direção por outras semelhantes mas com a relação mais
direta (no caso, mesmo carro, mas de uma versão mais esportiva ou carros que
compartilhe os mesmo componente), ou seja: quanto mais direta for, menor será o
ângulo do volante necessário para virar (mudar de faixa no transito, fazer um
curva) porem as vezes isso implica na hora de manobrar um carro, o ângulo de
esterço fica menor (mas nem todos os modelos tem essa possibilidade). A troca
do volante por um modelo menor melhora a ergonomia, porém com o diâmetro menor
exige mais força para esterçar, pior ainda para quem tem um carro com direção
sem servo-assistência, e para alguns a troca do volante original por um
esportivo com cubo de volante avançado, que deixa o volante mais próximo do
motorista/piloto melhora a ergonomia, isso é pessoal, muita gente prefere o
volante mais próximo do corpo, mas outros não.
Outro Up-grade, este não necessariamente seja usado por
gearheads, mas seria a adaptação de direção hidráulica em alguns modelos de
carro, voltado mais para a comodidade do que por performance em si.
É isso ai galera, espero que tenham gostado desse post,
vamos ver se conseguimos postar mais post técnicos para ajudar a você com seu
projeto, lembrando sempre que lugar de acelerar é na pista e sempre mantenha
regulamentado suas modificações. Até a próxima.
Clicando aqui vocês poderão ver a nossa série de matérias sobre sistema undercar completa e outras matérias técnicas.
Clicando aqui vocês poderão ver a nossa série de matérias sobre sistema undercar completa e outras matérias técnicas.
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