Siglas

Curiosidades

Texto: Daniel Yoiti Hidaka Urata

Eae pessoal, belezaaaa??? Estamos aqui para mais um post, meio que técnico, meio que de curiosidade, muitos tem duvida sobre a sopa de letrinha que vem aparecendo cada vez mais e mais nas fichas técnicas dos carros, nos manuais. Para sanar as duvidas sobre essas (as vezes desconhecidas) siglas e alem de explicar a sigla, vamos resumir também o funcionamento do mecanismo que está relacionado. Para facilitar vamos separar as siglas por sistemas em que estão relacionadas (se for sistema de freio, motor, transmissão, etc...) Aqui vai uma explicação sobre algumas das siglas mais comuns no meio gearhead. Vamos dividir esse post em 4 partes, para melhorar o entendimento. vamos à primeira parte desse post.

 Siglas dos sistemas de segurança ativa do carro:


ABS: Anti-lock Brake System (sistema anti-bloqueio do freio): Sistema que por meio de sensores localizados em cada roda, verificam em tempo real a rotação de cada roda, quando um dos sensores notam a variação de velocidade de uma(s) das rodas para as demais, o módulo do ABS alivia a pressão hidráulica naquela roda (seja freio a disco ou a tambor) tudo controlado por um modulo eletro-hidráulico de quatro saídas (uma para cada roda) que acumula a pressão hidráulica e manda e bloqueia a pressão para cada uma das rodas, caso haja alguma anomalia no sistema ABS (uma lâmpada no painel acende avisando), o sistema convencional (hidráulico/mecânico) do carro funcionará normalmente, porem qualquer uma das rodas estão sujeito ao travamento, ao pisar forte no pedal do freio de um carro equipado com ABS é normal que o pedal trepide, isso é sinal que o sistema está funcionando e trabalhando para evitar com que as rodas travem, quando isso acontecer, não alivie a força no pedal, isso pode comprometer a sua segurança.






BAS, BA, EBA ou AFU: Brake Assist System (sistema de assistência de frenagem): Ligado ao sistema ABS, funciona como um sistema de frenagem de emergência, É acionado quando percebe-se que o tempo de reação do motorista ao pisar no freio é baixo, aplicando mais carga na frenagem, usando um sensor de distancia, localizado na frente do veiculo.











EBD: Eletronic Brakeforce Distribution (distribuidor de força de frenagem eletrônico): Atua junto ao ABS, controlando automaticamente a força de frenagem individualmente em cada roda, geralmente mandando mais carga para a roda com mais tração, otimizando o poder de frenagem.












HDC: Hill Descent Control (controle de descidas): É um sistema avançado de ABS para decidas com terreno de pouca aderência, como neve, cascalho, lama, etc...















ASR: Anti-Slip Regulator (regulador anti-derrapagem): Por meio de sensores nas rodas (os mesmos do sensor ABS) detecta a roda que está com menos tração e pode frear aquela roda, ou em alguns casos pode cortar a força do motor impedindo que a(s) rodas(s) destracione(m) também conhecido como TSC (Traction Control System ou sistema de controle de tração).













ESP: Eletronic Stability Program (programa eletrônico de estabilidade): mais um sistema que usa os sensores do ABS na segurança ativa do veiculo, alem de sensores do ângulo do volante , sensor de viragem e o acelerômetro (sensor que detecta a rotação sobre o próprio eixo), esses sensores detectam em um curva o se carro sai de frente (understeer), freando a roda traseira interna à curva ou de traseira (oversteer) freando a roda dianteira externa à curva.







Mais informação sobre sistema de freios aqui:

Até a segunda parte do post. Acompanhe esse série de post sobre siglas, seguindo este link: 

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