Siglas
Curiosidades
Texto: Daniel Yoiti Hidaka Urata
Eae pessoal, belezaaaa??? Estamos aqui para mais um post,
meio que técnico, meio que de curiosidade, muitos tem duvida sobre a sopa de
letrinha que vem aparecendo cada vez mais e mais nas fichas técnicas dos
carros, nos manuais. Para sanar as duvidas sobre essas (as vezes desconhecidas)
siglas e alem de explicar a sigla, vamos resumir também o funcionamento do
mecanismo que está relacionado. Para facilitar vamos separar as siglas por
sistemas em que estão relacionadas (se for sistema de freio, motor, transmissão,
etc...) Aqui vai uma explicação sobre algumas das siglas mais comuns no meio
gearhead. Vamos dividir esse post em 4 partes, para melhorar o entendimento. vamos à primeira parte desse post.
ABS: Anti-lock Brake System (sistema anti-bloqueio do freio):
Sistema que por meio de sensores localizados em cada roda, verificam em tempo
real a rotação de cada roda, quando um dos sensores notam a variação de
velocidade de uma(s) das rodas para as demais, o módulo do ABS alivia a pressão
hidráulica naquela roda (seja freio a disco ou a tambor) tudo controlado por um
modulo eletro-hidráulico de quatro saídas (uma para cada roda) que acumula a
pressão hidráulica e manda e bloqueia a pressão para cada uma das rodas, caso
haja alguma anomalia no sistema ABS (uma lâmpada no painel acende avisando), o
sistema convencional (hidráulico/mecânico) do carro funcionará normalmente,
porem qualquer uma das rodas estão sujeito ao travamento, ao pisar forte no
pedal do freio de um carro equipado com ABS é normal que o pedal trepide, isso
é sinal que o sistema está funcionando e trabalhando para evitar com que as
rodas travem, quando isso acontecer, não alivie a força no pedal, isso pode
comprometer a sua segurança.
EBD: Eletronic Brakeforce Distribution (distribuidor de
força de frenagem eletrônico): Atua junto ao ABS, controlando automaticamente a
força de frenagem individualmente em cada roda, geralmente mandando mais carga
para a roda com mais tração, otimizando o poder de frenagem.
HDC: Hill Descent Control (controle de descidas): É um
sistema avançado de ABS para decidas com terreno de pouca aderência, como neve,
cascalho, lama, etc...
ASR: Anti-Slip Regulator (regulador anti-derrapagem): Por
meio de sensores nas rodas (os mesmos do sensor ABS) detecta a roda que está
com menos tração e pode frear aquela roda, ou em alguns casos pode cortar a
força do motor impedindo que a(s) rodas(s) destracione(m) também conhecido como
TSC (Traction Control System ou sistema de controle de tração).
ESP: Eletronic Stability Program (programa eletrônico de
estabilidade): mais um sistema que usa os sensores do ABS na segurança ativa do
veiculo, alem de sensores do ângulo do volante , sensor de viragem e o
acelerômetro (sensor que detecta a rotação sobre o próprio eixo), esses sensores
detectam em um curva o se carro sai de frente (understeer), freando a roda
traseira interna à curva ou de traseira (oversteer) freando a roda dianteira
externa à curva.
Mais informação sobre sistema de freios aqui:
Até a segunda parte do post. Acompanhe esse série de post sobre siglas, seguindo este link:
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