22 anos sem Ayrton Senna

Curiosidades



Amanhã fazem 22 dois anos que um mito das pistas nos deixou, ele foi viver próximo de Deus, mas isso não significa que Ayrton Senna da Silva morreu, com o acidente no GP de Imola, junto com o piloto Suíço, Roland Ratzemberg (este faleceu no treino classificatório), ele passou de status de mito para lenda, e lendas são imortais.
Mas vamos lembra com felicidade dele, lembrando dos feitos dessa lenda, dentro e fora da pista, quais corridas destacaram o grande talento deste grande piloto, que com muito orgulhos, mostrava em seus atos e suas comemorações, de que era um verdadeiro brasileiro, que luta pela sua pátria e também para que fosse um exemplo para outros brasileiro, vamos mencionar também os filmes, as exposições, os carros, as miniaturas dos seus carros, enfim, tudo que homenageie A lenda, O chefe, O mestre da chuva, o Rei de Mônaco, o grande Ayrton Senna da Silva.

Ayrton Senna foi começou no Kart aos 13 anos, conseguiu o campeonato brasileiro de Kart em 1977, 1978 e 1980 e o campeonato Sul-Americano em 1978 e 1980. Mas não conseguiu (por pouco, o mundial de Kart)





Em 1981 foi correr na F-Ford 1600 na Inglaterra, com 12 vitórias em 20 corridas, no ano seguinte subiu de categoria e foi para F-Ford 2000 (22 V./27 C.) e em 1983 foi para a Fórmula 3 inglesa. Em 1982 Ayrton resolveu adotar o sobrenome de solteira da mãe. dona Neíde (Senna) pois Silva, do pai seu Milton era um tanto comum entre os brasileiros.




Sua estreia na Fórmula 1, aconteceu em 1984, pela modesta equipe Toleman, que usava um motor Hart 4 cilindros turbo, mas que fez miséria no GP de Mônaco daquele ano, o motivo, chuva, muita chuva, Senna era excelente no seco, mas era imbatível na chuva, qualquer sinal de umidade no asfalto, fazia virar o jogo a favor de Senna e foi o que aconteceu, o principado de Mônaco foi tomado pela água, enquanto os pilotos "degladiavam" para manter seus bólidos na pista, Senna ia ultrapassando todos, um à um, menos Alain Prost (McLaren/Tag-Porsche) que pediu a interrupção da corrida, a corrida foi interrompida uma volta antes de Senna encostar em Senna, Prost ganhou a batalha mas não a guerra, como não foi completado nem 50% da prova, os pontos ganhos nessa corrida foram divididas pela metade, e o titulo caiu nas mãos de Niki Lauda, Senna chegou em segundo lugar, atras de Prost, porem, nessa corrida, O Chefe mostrou ao que veio.
Na verdade para inaugurar a corrida de reestreia do circuito de Nurbürgring (GP Track), a Mercedes-Benz convidou grandes lendas da F1 para pilotar o modelo  190E 2.3 16V Cosworth (lançamento da Mercedes-Benz na época), campeões como:  Sir Stirling MossJack BrabhamJohn SurteesPhil HillNiki LaudaAlain Prost. Emerson Fittipaldi foi convidado, porem não pode ir e Senna foi escalado, bom...preciso dizer quem venceu a corrida... o então estreiante Ayrton Senna da Silva.



A primeira vitória de Senna veio no ano seguinte de sua estreia, em 1985, no GP de Portugal, no circuito de Estoril, com...chuva, mas em outra equipe, a tradicional  equipe inglesa Lotus, equipe que pilotou em 1985 e 1986 (patrocinio John Players Special/motor Renault) até 1987 (patrocinio Camel/Motor Honda). Em 1987 nasceu a parceria entre Senna e Honda, alias Senna e o Japão, os japoneses da Honda, diziam que Senna era dedicado ao trabalho e a perfeição, assim como um samurai, o que trouxe Senna a um posto de piloto em 1988, na equipe McLaren.




Na McLaren vieram os três títulos mundias dele 1988/1990/1991) e todos os três com motor Honda, porem depois de seu primeiro titulo de Senna, a equipe meio que se dividiu, era notável como Senna era melhor tratado pela equipe de Woking e pela equipe da Honda, que cuminou na rivalidade Senna/Prost (uma das maiores da F1), em 1989 no GP de Suzuka, foi a corrida que entrou pra história em que Prost deu a polemica fechada em Senna, mas como Prost era amigo de Ballestre (comisário chefe da FIA na época) Senna foi punido por cortar uma chicane (o que causou rebuliço entre os pilotos e as equipes) e com a desqualificação de Senna, Prost ficou com o titulo. Em 1990, Prost foi para a Ferrari e no GP de Suzuka, Senna tinha a vantagem sobre Prost no campeonato, na largada, mudaram o lado do grid de largada e Senna (pole-position) iria largar no lado sujo da pista (onde ele não poderia tracionar como deveria na largada) e a pole tem que estar do lado da linha de corrida, no caso o lado limpo, Senna na primeira curva da primeira volta bateu na Ferrari de Prost e ficou com o bi-campeonato. Em 1991 ano de seu ultimo titulo, aconteceu sua primeira vitória no GP Brasil, algo que ele tentava desde sua estreia, porem a vitória não veio fácil, muito pelo contrario, esse foi a vitória mais sofrida, tudo porque, Senna cruzou a bandeira quadriculada com apenas a 6ª marcha, sim caro leitor, apenas a SEXTA MARCHA, durante o GP, as marchas foram sumindo, sumindo... e Ricardo Patrese da Williams (que ele havia aberto uma grande diferença) foi se aproximando, porem a chuva sua aliada, começou a cair sobre o autodromo José Carlos Pace, ajudando o piloto, mas o esforço muscular foi tão grande (apenas com a 6ª marcha, Senna tinha que lutar para não deixar a cair as rotações do motor Honda V12, nos trechos mais lentos e o understeering (saídas de frente ou sub-esterço) Senna chegou a desmaiar e teve que ser tirado do carro com ajuda dos médicos. no pódio, nunca iremos esquecer do esforço que ele fez para erguer o troféu.
Em 1992 no treino do GP da Bélgica, Senna mostrou seu lado mais humano, Erick Comas da Ligier, bateu forte, Ayrton rápidamente encostou seu carro, e Comas descordado, estava pressionado o pedal do acelerador, rápidamente, Senna foi até a Ligier e antes de tirar Comas do carro, sabiamente desligou seu carro, cortando o fluxo de combustível. A temporada de 1992 foi marcada pela despedida do motor Honda da McLaren e da luta contra a Williams-Renault  FW14, que Senna denominava como carros de outro planeta, graças aos sistemas eletro-hidráulicos, como: suspensão ativa, controle de tração e cambio semi-automático. Com o fim da parceira McLaren-Honda, a equipe inglesa, contou com os motores Ford-Zetec, porem sem o apoio de fábrica e potencia dos motores que a Ford forneceria a Benneton, do estreante prodigio, Michael Schumacher, a temporada ficou na memória por ser a ultima de Senna pela McLaren (que quase usou motores Lamborghini, por opção de Senna, porem Ron Dennis vetou), pela ultima vitória de Senna no GP Brasil e pelo GP da Europa e Donington Park, onde na primeira volta, largou em 4º, caiu para 5º e fechou a primeira volta liderando, que a imprensa chamou de volta perfeita, tá certo que estava chovendo, mas Senna tinha um carro inferior as Bennetons e as Williams.



E em 1994 Senna foi para a Williams, e a FIA vetou os recursos eletrônicos, o que fez a Williams se tornar um monstro, literalmente falando.



Curiosidades:

Senna foi o ultimo campeão da era turbo, a McLaren-Honda MP4/4 contava com um motor 1.6 bi-turbo (os aspros podiam ser 3.5, V8) e no ano seguinte o MP4/4 usava um 3.5 V10 (os motores pdiam ser V8/V10/V12 contanto que não ultrapassassem a capacidade cubica do motor para 3.5 litros).

Uma lenda diz que entre todos as estatuas de bustos de imperadores do Japão, está exposto um busto de Senna entre eles.

O Honda NSX de primeira geração foi modificado em sua fase final de desenvolvimento graças aos "pitácos" do "Chefe", até então desenvolvido com a ajuda de Satoru Nakajima. Senna disse que o carro "torcia" demais nas curvas, assim foi feito e nasceu uma lenda com a ajuda de outra lenda, confira nosso post sobre o NSX aqui: http://kuruma-maniacs.blogspot.com.br/2015/11/honda-nsx.html

Senna namorou celebridades como Xuxa Meneghel, Adriane Galisteu e Cindy Crowford.

Um dos grandes desejos de Senna, eram ajudar as crianças carentes à terem um futuro digno, assim sua irmã Viviane Senna, pôs seu sonho em prática, ajudando milhares de crianças carentes a terem um ensino de qualidade e atingirem seus sonhos e seus objetivos.
Para ajudar o site é: http://www.institutoayrtonsenna.org.br/     



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Espero que tenham gostado da nossa humilde homenagem ao nosso maior idolo do esporte e que levemos as suas palavras e conselhos para nossas vida, até a próxima.

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